sexta-feira, 26 de junho de 2026

Cinco Minutos com Jesus

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 26 de junho de 2026

Texto: Jeremias 28.5-9

"Mas o profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem." (Jr 28.9) 

Quando a "boa notícia" é a pior


Você prefere boas notícias ou notícias ruins? Um médico diagnosticou um paciente com uma doença grave que só poderia ser curada com uma cirurgia urgente. Assustado com a má notícia, o homem procurou um curandeiro que lhe disse que poderia curá-lo com um chá de ervas. Poucos dias depois, à beira da morte, o homem percebeu que a suposta "boa notícia" do curandeiro era falsa.

O profeta Jeremias foi enviado por Deus para anunciar duras notícias ao seu povo que se havia desviado da verdade, estava praticando maldades e pecando contra Deus. Jeremias anunciou que Deus iria castigar o povo com o exílio babilônico e conclamou o povo ao arrependimento e fé em Deus. Mas um falso profeta, chamado Hananias, apareceu dizendo que Deus iria acabar com o poder do rei da Babilônia e iria trazer o povo de volta para a sua terra. Parecia ser uma boa notícia. Mas era uma notícia falsa que teria como consequência que o povo não iria se arrepender e não iria voltar para Deus. Jeremias então disse: "Como seria bom que isso acontecesse". "Mas o profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem" (Jr 28.6,9).

Nós também precisamos ouvir a dura notícia de que somos pecadores por natureza e que precisamos nos arrepender para não sofrermos o castigo da condenação eterna. A verdadeira boa notícia é que Jesus tomou sobre si nosso pecado, nos dá seu perdão, vida e salvação eterna. Arrependa-se de seus pecados e creia nessa boa notícia. 

Oremos: Senhor Deus, não permitas que eu acredite em falsos profetas, mas faze com que eu sempre confie na tua Palavra. Em nome dele. Amém.

Reflita: Você sabe distinguir a voz de Jesus da voz de falsos profetas?

Para: Quinta-feira 25 de junho de 2026

Texto: Atos 4.1-12

"A salvação só pode ser conseguida por meio dele [Jesus]." (At 4.12)

Confessando a Fé 

Como podemos nos preparar para a vida eterna após a morte? Muitas pessoas vivem com medo do julgamento de Deus e de irem para o inferno. Ouvem pregadores dizendo o que devem fazer e não fazer para não serem condenadas para sempre.

Martinho Lutero, um jovem professor da universidade alemã de Wittenberg, vivia essa mesma angústia espiritual até que, ao estudar a Bíblia para suas aulas, descobriu a resposta que trouxe paz ao seu coração. Logo, ele começou a divulgar a mensagem de que a vida eterna não é conquistada por nosso esforço, mas é um presente de Deus, conquistado por Jesus. Muitos creram no evangelho, mas outros, incluindo autoridades da igreja e do estado, quiseram silenciar sua voz. Lutero precisava mostrar que não estava ensinando nada de errado, mas somente o que Deus diz em sua Palavra. Para isso, ele e seus colegas apresentaram um documento ao imperador e às demais autoridades, na cidade de Augsburgo, no dia 25 de junho de 1530. O documento ficou conhecido como a Confissão de Augsburgo. Ele resume as principais doutrinas da fé cristã e afirma que "obtemos o perdão dos pecados e somos considerados justos diante de Deus por causa de Cristo, em razão da graça por meio da fé".

Muito antes, os apóstolos de Jesus já pregavam essa verdade e, quando as autoridades religiosas de Jerusalém ficaram aborrecidas e os prenderam, Pedro continuou a falar de Jesus e disse a eles: "A salvação só pode ser conseguida por meio dele" (At 4.12). Essa é a verdade mais importante que todos precisam conhecer. 

Oremos: Obrigado, Senhor, por todos os que ensinaram e ainda ensinam a salvação por causa de Jesus. Em nome dele. Amém.

Reflita: Qual a importância do ensino correto sobre a Palavra de Deus?

Para: Quarta-feira, 24 de junho de 2026

Texto: João 3.22-30

"Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante." (Jo 3.30)

 

Quem é o mais importante?

Todos os dias, pessoas tornam-se conhecidas ou "famosas", atraindo os holofotes da mídia e da sociedade: alguns ficam famosos participando de programas de televisão; outros, por destacarem-se no mundo das artes; ou, ainda, por produzirem conteúdos com suas ideias ou rotinas diárias. Enfim, parece que a busca pela fama é algo que atrai as pessoas, despertando interesse e curiosidade.

Jesus, quando veio ao mundo, não buscou fama ou reconhecimento. Seu propósito era cumprir o plano de resgate para que nós tivéssemos salvação eterna. De fato, as ações de Jesus renderam-lhe fama, como é possível ver nos relatos dos Evangelhos. Em certo momento, essa notoriedade causou discussão entre os discípulos de João Batista, que lhe falaram: "Mestre, aquele homem que estava com o senhor no outro lado do rio Jordão está batizando as pessoas. O senhor falou sobre ele, lembra? E todos estão indo atrás dele" (Jo 3.26).

A crescente fama de Jesus trouxe aparente preocupação entre os discípulos de João Batista, mas ele os tranquilizou, dizendo: "O que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante" (Jo 3.29-30).

Em um mundo que valoriza a fama e os holofotes, somos lembrados a não esquecermos de colocar Cristo como o centro de tudo. Ele, mesmo diante da possibilidade de fama entre os seres humanos, não usou sua missão para benefício próprio. Ao contrário, Jesus deu sua vida, indo até a morte de cruz, para que nós tenhamos salvação eterna. 

Oremos: Jesus, que tua importância cresça neste mundo e em minha vida. Em teu nome. Amém.

Reflita: Como Jesus pode ser o centro da minha vida?

Para: Terça-feira, 23 de junho de 2026

Texto: Salmo 119.156-160

"Todas as tuas palavras são verdadeiras; os teus mandamentos são justos e duram

para sempre." (Sl 119.160) 

Credibilidade nas palavras

Muitas pessoas dizem que, no passado, a palavra de alguém tinha mais valor do que hoje. Atualmente, a desconfiança leva à necessidade de documentos e contratos para validar promessas e intenções. Essa falta de credibilidade geralmente vem de experiências vividas ou de situações compartilhadas em que promessas foram quebradas ou compromissos não foram cumpridos.

As palavras humanas, por mais bem-intencionadas, são frágeis e inclinadas ao pecado. O próprio apóstolo Paulo reconheceu essa realidade ao dizer: "Não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço" (Rm 7.19).

O salmista, porém, nos convida a olhar para Deus e sua Palavra, declarando: "Todas as tuas palavras são verdadeiras; os teus mandamentos são justos e duram para sempre" (SI 119.160). Ao contrário das experiências de baixa credibilidade observadas nas palavras humanas, a Palavra de Deus é verdadeira, justa e eterna.

A maior prova dessa fidelidade é Jesus Cristo, a Palavra que se tornou um ser humano (Jo 1.14). Nele, todas as promessas de Deus se cumprem, pois ele veio ao mundo para nos trazer perdão, salvação e vida eterna. Felizmente, temos uma palavra que jamais poderá ser comparada com a palavra de seres humanos: a Palavra do Senhor, que é verdadeira, gera vida e é eterna. 

Oremos: Senhor Deus, que a tua Palavra, que é viva e verdadeira, nos mantenha firmes no teu amor e nas tuas promessas de perdão e salvação eterna. Planta em nossos corações a verdade da tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Tenho buscado manter minhas palavras e promessas?

Para: Segunda-feira, 22 de junho de 2026

Texto: Salmo 119.153-155

"Defende a minha causa e livra-me dos meus inimigos; conserva-me vivo,

como prometeste." (Sl 119.154)

 

O melhor defensor

 Existem momentos em que precisamos de um advogado, seja por exigência da lei ou por segurança diante de uma situação difícil, tal como em processos complexos ou que envolvam altos valores financeiros. Muitas vezes, buscamos ajuda jurídica mesmo em situações mais simples em que nos sentimos desprotegidos, ameaçados ou injustiçados.

No Salmo 119, vemos o salmista clamando ao Senhor para que olhe para sua situação e venha defendê-lo. No Salmo, lemos: "Ó Deus, olha para o meu sofrimento e socorre-me, pois não tenho desprezado a tua lei! Defende a minha causa e livra-me dos meus inimigos; conserva-me vivo, como prometeste"

(SI 119.153-154).

Saber que podemos contar com alguém para nos defender traz segurança. No entanto, entregar nossas causas nas mãos de Deus tem um significado ainda maior, pois ele nos oferece a melhor defesa. Em Cristo, Deus nos livra do problema mais grave que enfrentamos: a condenação eterna. O apóstolo João nos lembra disso: "Se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro" (1º Jo 2.1-2).

Por mais complexa que seja a sua causa, entregue-a nas mãos do Senhor, o Grande Defensor. Para o Senhor, não há causa que não possa ser solucionada.

Oremos: Senhor Jesus, nas tuas mãos entrego toda a minha vida. Perdoa os meus pecados e dá-me paz em meu coração. Permaneça sempre comigo e seja o meu defensor. Amém.

Reflita: Onde você pode encontrar a melhor defesa?

Para: Domingo, 21 de junho de 2026

Texto: Mateus 10.21-28

"Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo." (Mt 10.22)

Fique firme

Na caminhada da fé, a perseverança é essencial. Desde cedo, Jesus advertiu seus seguidores sobre as dificuldades que enfrentariam. E essas dificuldades logo vieram: alguns foram presos, outros perseguidos e muitos perderam a vida por causa da fé. Tudo isso aconteceu logo após a morte e ressurreição de Jesus e continua acontecendo. Ainda hoje, em diversos lugares, cristãos enfrentam desafios e perseguições.

O mundo se opõe à fé em Jesus. Todas as estruturas sociais, culturas e governos estão marcados pelo pecado e, por isso, é natural e esperado que cristãos sejam rejeitados como vozes de liderança na sociedade, criticados por seus posicionamentos e, às vezes, até mesmo perseguidos. No entanto, no Evangelho de Mateus, Jesus nos assegura: "Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo" (Mt 10.22). Há uma promessa clara para todos os que ficarem firmes, mesmo que enfrentem dificuldades. E é importante lembrar que a perseverança na fé não vem de nossa própria força, mas da força que Cristo nos dá.

Ficar firme significa manter os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, "pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa" (Hb 12.2). Ele é quem nos sustenta e fortalece em meio às provações, guiando-nos até o fim. Nossa segurança não está em nós mesmos, mas na graça de Deus, que nos conduz à vitória.

Oremos: Senhor Jesus, tu me fortaleces para permanecer firme, mesmo diante das dificuldades. Sustenta-me em tua graça e guia-me pelo caminho da vida eterna. Em teu nome. Amém.

Reflita: Onde tenho buscado forças para permanecer firme? 

Para: Sábado, 20 de junho de 2026

Texto: Romanos 6.12-23

"Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor." (Rm 6.23)

 

Salário não merecido 

Todo trabalhador espera ansiosamente pelo seu salário, pois ele é o reconhecimento do seu esforço e dedicação ao longo do mês. No entanto, se o pagamento for inferior ao combinado, naturalmente reclamamos e reivindicamos o que é justo.

Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo faz uma comparação entre as relações de trabalho da época, que envolviam escravos e senhores, e a nossa condição diante de Deus. Ele explica que, por natureza, somos escravos do pecado e não temos poder para mudar essa realidade por conta própria. O salário merecido por essa condição é a morte - não apenas física, mas também eterna.

No entanto, Deus, em sua graça, oferece um salário não merecido e inesperado: a vida eterna. Como está escrito em Romanos: "Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor" (Rm 6.23). Esse presente nos é dado gratuitamente, não porque o mereçamos, mas porque Jesus Cristo, nosso Salvador, assumiu o salário do pecado que era nosso e o pagou com sua morte na cruz.

Merecemos castigo e condenação. Porém, pela fé em Jesus, recebemos o salário não merecido mais abençoado de todos - a vida eterna, um presente gratuito e gracioso, oferecido a nós pelo Deus que é amor.

Oremos: Bondoso Senhor, sou grato porque não me recompensas conforme o que mereço, mas, em amor e graça, me concedes a tua presença, o teu perdão e a vida eterna. Fortalece a minha fé para que eu viva confiante em tua promessa. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como tenho reagido diante dos que erram contra mim?

Para: Sexta-feira, 19 de junho de 2026

Texto: Jeremias 20.7-13

"Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso." (Jr 20.11)

Lamento e fé de mãos dadas 

João tem passado por situações difíceis. Após 30 anos de casamento, viu sua união terminar por conta de um relacionamento extraconjugal da esposa. Seu filho mais velho mora no exterior e o mais novo enfrenta problemas de saúde, o que lhe causa preocupação. Prestes a se aposentar, João foi surpreendido com a demissão da empresa onde trabalhou a vida inteira. Separado, desempregado e angustiado com a saúde do filho, ele se sente sozinho e, muitas vezes, lamenta tudo o que aconteceu.

O sentimento de João se parece com o do profeta Jeremias. Embora por motivos diferentes, os dois passam por grande sofrimento e, quando olham para suas vidas, manchadas e dilaceradas pelos problemas e dificuldades, não conseguem encontrar solução. Muito do discurso do profeta Jeremias é lamento, choro e sofrimento.

A experiência de João e de Jeremias nos ensina que o lamento, em momentos difíceis, é natural e pode caminhar junto com a fé. E, em meio ao lamento, a fé nos sustenta, conforme escreve o profeta Jeremias: "Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso" (Jr 20.11). Essa verdade nos lembra que, em nossa fraqueza, Deus permanece ao nosso lado, sustentando-nos com seu amor e poder. Mesmo que haja lamento, a fé em Jesus nos dá a certeza de que as dificuldades e os sofrimentos nunca terão a palavra final. Jesus Cristo é vencedor sobre tudo o que nos machuca e nos dá a certeza da vitória. Como Jeremias, João aprende que fé e lamento podem andar juntos, pois Deus sempre cuida dos seus filhos.

Oremos: Pai, fortalece-me para confiar no teu amor e no poder de Jesus, mesmo nos momentos de dor. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como Deus se mostra presente em meio aos seus lamentos?  

Para: Quinta-feira, 18 de junho de 2026

Texto: Salmo 91.6-10

"Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor."

(Sl 91.9)

  

Quem poderá me defender?

 

          No seriado Chapolin Colorado, sempre que alguém pergunta: "E agora, quem poderá me defender?", o herói surge dizendo: "Eu, o Chapolin Colorado!" e livra a pessoa do perigo. Mas a vida real não é um seriado mexicano nem sempre há um herói pronto para nos socorrer. No entanto, há um defensor que pode ser invocado em todos os momentos de angústia: Deus. O salmista declara: "Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor" (Sl 91.9).

No seriado, o Chapolin tenta proteger as pessoas de assaltantes e outros perigos, mas não pode garantir segurança total. Diferente disso, Deus, por meio de seu Filho Jesus, nos defende e nos dá a vitória completa sobre o maior inimigo: o Diabo. Para nos defender da morte eterna, Jesus entregou sua vida, garantindo a vida eterna àqueles que confiam nele. O apóstolo João escreve: "Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai" (1º Jo 2.1).

Mesmo sendo nosso defensor, Jesus não promete uma vida sem dificuldades. Sua promessa de vida perfeita é na eternidade. Ele mesmo nos alerta: "No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo" (Jo 16.33).

Se você estiver passando por provações e dificuldades, busque a Deus. Ele está ao seu lado em todos os momentos, pronto para defender você e lhe dar a certeza da vida eterna.

Oremos: Senhor Deus, nas dificuldades da vida, seja o nosso defensor e fortalece-nos com a certeza da vida eterna em Cristo. Amém.

Reflita: Em meio às dificuldades, em quem você deposita confiança?

Para: Quarta-feira, 17 de junho de 2026

Texto: Salmo 91.1-5

"Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais." (SI 91.3)

  

Deus revela o seu amor por nós 

          A cada ano, as notícias de violência e tragédias aumentam. Basta abrir um site de notícias, ligar o rádio ou a TV para ver relatos de crimes, desastres naturais, como enchentes e secas, e tragédias provocadas, como queimadas e guerras. Diante de tantos perigos e incertezas do dia a dia, o salmista declara: "Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais" (SI 91.3). Mas, ao ouvirmos essa afirmação, pode ser difícil compreender por que tantas tragédias ainda acontecem.

De fato, nem sempre conseguimos entender os planos do Senhor ou os motivos pelos quais certas coisas acontecem. No entanto, podemos olhar para os momentos difíceis como oportunidades para Deus agir por meio de nós, levando seu amor e cuidado às pessoas. Em tempos de tragédia, algumas pessoas perdem bens materiais e até vidas são ceifadas, mas também há aqueles que se levantam para ajudar na reconstrução e testemunhar o amor do Pai.

Quando enfrentarmos dificuldades e surgirem dúvidas, devemos olhar para a Palavra de Deus e para os muitos exemplos de pessoas que foram usadas por ele para anunciar sua mensagem. O apóstolo Paulo, por exemplo, mesmo sendo um grande homem de fé, enfrentou muitas provações e, ainda assim, testemunhou: "Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28). O Pai está ao seu lado, mesmo nos dias mais difíceis. Ele usa pessoas para revelar seu amor e cuidado ao mundo. E ele quer usar você também para ajudar a quem precisa. 

Oremos: Querido Senhor, em dias difíceis, usa-me como teu instrumento para revelar o teu amor às pessoas. Por Jesus. Amém.

Reflita: Você percebe a presença de Deus em meio às dificuldades?

Para: Terça-feira, 16 de junho de 2026

Texto: 2° Pedro 3.8-10

"Ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados." (2°Pe 3.9)

 

Deus quer salvar a todos 

          As capitanias fluviais determinam que as pessoas devam usar coletes salva--vidas em embarcações motorizadas. A determinação visa a segurança de todos. Caso as pessoas caiam na água, elas podem ser salvas.

Com a queda em pecado, toda a humanidade corre o perigo de se afogar eternamente no inferno. Porém, Deus, em sua paciência e amor, providenciou um "colete salva-vidas": seu Filho Jesus. Ele sofreu, morreu na cruz e ressuscitou para que todas as pessoas se apeguem a ele pela fé e sejam salvas.

Infelizmente, muitos rejeitam Jesus como seu colete salva-vidas. Preferem acreditar que suas boas ações ou capacidades garantirão uma vida melhor após a morte. Mas Deus tem paciência: ele envia cristãos para anunciarem a mensagem de Jesus, para que o Espírito Santo possa atuar no coração dos incrédulos, levando-os ao arrependimento e à fé.

E por que Deus faz tudo isso? "Porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados" (2° Pe 3.9).

Por isso, anunciemos a mensagem de Jesus para que mais pessoas tenham o perdão dos pecados e a fé em Jesus. Como alerta o apóstolo Paulo: "Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo" (2°Co 6.2).

            Sendo Deus tão bondoso, temos Jesus como nosso colete salva-vidas, assim, não nos perderemos eternamente, mas teremos a vida eterna.

 

Oremos: Querido Pai, é maravilhoso saber que queres salvar a todos. Capacita-me a levar essa mensagem a outras pessoas, convidando-as ao arrependimento e à fé em Jesus. Em seu nome. Amém.

 Reflita: Como podemos anunciar a mensagem de salvação em Jesus?

Para: Segunda-feira, 15 de junho de 2026

Texto: 2° Coríntios 5.11-15

"Ele morreu por todos." (2°Co 5.15)  

Jesus morreu por todos

  

Talvez você já tenha ouvido a expressão "boi de piranha" em uma situação de conflito. Segundo o professor Ari Riboldi, o boi de piranha é aquele que se submete ou é submetido a um sacrifício para livrar outra pessoa de uma dificuldade ou da culpa. A expressão surgiu da necessidade de atravessar o gado em um rio com piranhas. O boiadeiro escolhia um animal velho ou doente e o colocava na água em um ponto diferente da travessia. Enquanto as piranhas devoravam o boi escolhido, os demais passavam pelo rio sem dificuldades.

Toda a humanidade estava em conflito com o Deus santo, cheia de culpa por causa da desobediência e condenada a sofrer eternamente no inferno. Não havia como passar deste mundo para a felicidade eterna no céu. A desobediência e o Diabo impediam essa travessia.

Mas Deus, que é santo e amoroso, providenciou a solução. Ele enviou seu Filho para assumir a nossa culpa. Ele foi muito mais que um "boi de piranha", porque se ofereceu voluntariamente em nosso lugar e foi perfeito em tudo. Como diz a Bíblia: "Ele morreu por todos" (2º Co 5.15). Jesus foi castigado e morreu na cruz pelos pecados de toda a humanidade.

Confiando em Jesus como aquele que morreu em nosso lugar, recebemos o perdão de Deus Pai. Com ele, atravessamos esta vida guiados pelo seu amor.

Reconheça seus pecados diante de Deus e peça perdão com fé em Jesus. Ele mesmo lhe diz: "Os seus pecados estão perdoados" e "Vá em paz" (Lc 7.48,50). 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por ter providenciado solução para o conflito entre mim e ti. Reconheço meus muitos pecados e peço o teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: A quem você pode transmitir essa mensagem de perdão?

Para: Domingo, 14 de junho de 2026

Texto: Mateus 10.1-10

"Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves." (Mt 10.1) 

Chamados para confiar 

          Você já se sentiu pequeno diante de um grande desafio? Imagine os discípulos que Jesus chamou: pescadores, um cobrador de impostos e pessoas simples em sua maioria. Eles receberam uma missão especial: "Expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves" (Mt 10.1). Eles deviam procurar as pessoas perdidas e cuidar delas (Mt 10.6). O coração deles deve ter batido mais forte; talvez tenham sentido medo. Mas Jesus prometeu ajudá-los em cada passo do caminho.

Talvez o pedido de Jesus pareça assustador para nós que gostamos de ter tudo sob controle. Mas os discípulos estavam sendo convidados para uma jornada de confiança em Deus, lembrando a promessa registrada no Salmo: "Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará" (SI 37.5).

Jesus continua convidando pessoas. Nem todas são chamadas para tarefas extraordinárias como expulsar demônios ou curar fisicamente alguém. Mas somos convocados a crer e confiar nele e levar esperança e o seu amor às pessoas da nossa casa, do nosso trabalho e da nossa vida diária. O Senhor nos conhece bem e sabe das nossas limitações. Por isso, continua prometendo: "Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim" (Mt 28.20).

Descanse hoje nesta promessa maravilhosa: Jesus continua o mesmo! Ele, que chamou e sustentou seus discípulos, também conhece você pelo nome, caminha ao seu lado e cuidará de cada detalhe até o dia em que você estiver, mediante a fé, com ele na eternidade. 

Oremos: Jesus querido, ensina-me a confiar plenamente em ti. Que eu descanse nas tuas promessas e na tua presença amorosa ao meu lado. Em teu nome. Amém.

Reflita: Você consegue confiar e descansar sem querer controlar tudo?

Para: Sábado, 13 de junho de 2026

Texto: Romanos 5.6-15

"De fato, quando não tínhamos força espiritual,

Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus." (Rm 5.6)

Cristo morreu pelos maus

 

          Vivemos tempos em que as pessoas parecem se sentar à mesa com armas no lugar de talheres. As palavras viraram munição, e os gestos são escudos. A lógica atual é nítida: "Nós" contra "eles", "bons" contra "maus". Os puros de um lado, os perdidos do outro. Cada um com sua justiça própria — bem polida, bem justificada.

Mas então vem o escândalo da cruz. A frase do apóstolo Paulo parece um drone inimigo que nos ataca de surpresa: "Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido de Deus" (Rm 5.6). Veja só: pelos maus. Não só pelos corretos e coerentes. Não somente pelos que pensam como eu.

Cristo morreu por aqueles que não tinham força, nem mérito, nem argumento. Morreu por mim. Morreu por você. Morreu também por quem feriu você, por quem pensa diferente. Por pura graça. Que situação difícil de entender!

O apóstolo Paulo diz que o pecado nos une como filhos de Adão, mas a cruz de Cristo nos une como filhos de Deus. Dessa forma, a cruz desmonta a polarização. Não porque elimina as diferenças, mas porque nos lembra que a pior separação — aquela entre Deus e nós — já foi vencida. E se o céu se abriu para mim, como posso fechá-lo para outro?

Crer em Jesus exige uma atitude estranha: a coragem de amar o inimigo, de orar por quem nos persegue. Esse é o escândalo e a beleza da graça de Deus: Jesus morreu por todos. Até por pessoas pelas quais a gente não suportaria morrer. 

Oremos: Senhor Jesus, tua cruz quebrou os muros que nos separavam de Deus Pai. Peço-te que quebre também os muros entre mim e os outros. Dá-me um coração moldado pela tua graça, capaz de amar meus inimigos. Em teu nome. Amém.

Reflita: Como compartilhar o evangelho até com quem pensa diferente?

Para: Sexta-feira, 12 de junho de 2026

Texto: 1°João 3.13-18

"O nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações." (1°Jo 3.18)

 

Amor em ação

 

          No Dia dos Namorados, muitos esperam uma prova de amor. Na maioria das vezes, essas provas são materiais. Ouvimos frases como: "Se você me ama, vai fazer isso por mim..." ou "Se você gosta mesmo de mim, vai me dar isso".

Mas o amor deve ser vivido diariamente, não apenas em um dia especial ou em determinados momentos. Claro que é bom receber carinho e presentes, pois isso nos faz sentir valorizados. No entanto, não devemos transformar essas demonstrações em obrigações ou motivo para conflitos.

A verdadeira prova de amor foi dada por Jesus ao morrer na cruz para nos dar perdão e vida. Somente por meio dele podemos amar verdadeiramente e demonstrar esse amor às pessoas ao nosso redor. Também aprenderemos a pedir perdão e a perdoar, assim como Cristo nos perdoa, sempre nos dando uma nova oportunidade quando falhamos nos relacionamentos. Isso é o verdadeiro amor em ação.

O amor envolve entregar-se pelo outro, sem esperar nada em troca. O apóstolo João escreveu: "O nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações" (1º Jo 3.18). Sabemos que é difícil, mas se Cristo for o centro da nossa vida, será possível. Ele é nosso exemplo em tudo: vida, obediência, amor, perdão e entrega. Em Jesus, o amor se tornou vivo e atuante, trazendo uma nova maneira de viver para a humanidade perdida e condenada pelo pecado. Sigamos Jesus para construirmos um mundo melhor, cheio de amor e ações que edificam.

Oremos: Bondoso Deus, abençoa e acompanha todas as pessoas neste fim de semana, para que possam viver o verdadeiro amor. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como você vai demonstrar amor neste fim de semana?

Para: Quinta-feira, 11 de junho de 2026

Texto: Provérbios 9.1-10

"Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas." (Pv 9.10)

  

Sabedoria do temor a Deus 

     Conversar com um sábio é muito proveitoso. Ele sabe ouvir, compreender e aproveitar o momento para ensinar e, ao mesmo tempo, aprender mais. Já a conversa com uma pessoa vaidosa é mais delicada, pois ela não aceita opinião nem repreensão e, caso isso aconteça, pode até reagir com insultos.

No texto bíblico de Provérbios, lemos: "Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas" (Pv 9.10). Sendo assim, para ter a verdadeira sabedoria, é preciso conhecer a Deus. Na explicação dos Dez Mandamentos, Martinho Lutero sempre usa a expressão: "Devemos temer e amar a Deus". Quando colocamos Deus em primeiro lugar, cumprimos sua vontade e evitamos o pecado.

Temer a Deus não significa ter medo dele, como se fosse um Deus terrível, mas sim dar-lhe o devido valor e respeito, pois ele é o nosso Deus Todo-Poderoso e justo.

A pessoa sábia é aquela que vive conforme a vontade de Deus. Estar com pessoas assim traz crescimento e muitos benefícios. Ela sabe que Deus é a fonte da sua sabedoria, por isso, estuda a Palavra e busca viver conforme seus ensinamentos. Também tem consciência de que, ao errar, deve, em humildade, pedir perdão. E Deus, por meio de Jesus Cristo, que veio ao mundo para sofrer e morrer na cruz, concede esse perdão.

Vivamos como pessoas sábias, temendo a Deus e servindo ao próximo com humildade e alegria.

Oremos: Bondoso Deus e Pai celeste, dá-nos sempre temor a ti, para que possamos ser sábios e viver de uma forma que te agrade, demonstrando o teu amor. Por Jesus. Amém.

         Reflita: Como podemos crescer na sabedoria que vem do temor a Deus?

 

Para: Quarta-feira, 10 de junho de 2026

Texto: Mateus 9.35-38

"Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor." (Mt 9.36)

A bênção de ter e ser pastor

      Hoje é o Dia do Pastor. Chamamos de "pastores" os homens que pregam a Palavra de Deus na igreja e administram o Batismo e a Santa Ceia. Você já pensou sobre a importância de ter um pastor ou de ser um pastor?

As atitudes e o ensino de Jesus respondem a essas perguntas. Em primeiro lugar, o evangelista Mateus nos diz que "Jesus anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas" (Mt 9.35). Vemos nesse relato o quanto Jesus deseja apascentar o seu rebanho, cuidando de todas as suas necessidades.

Em segundo lugar, o evangelista relata a reação de Jesus diante das pessoas, pois, "quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor" (Mt 9.36). Jesus colocou-se no lugar das pessoas, compadeceu-se delas e não ficou indiferente diante das suas necessidades.

Por fim, Jesus convidou os seus discípulos para participar de seu projeto de cuidar das pessoas, quando lhes disse: "A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita" (Mt 9.37-38).

Em seu amor, o Bom Pastor Jesus quer cuidar de todas as pessoas e salvá-las. Foi por isso que ele entregou a sua própria vida, na cruz, em favor de todos. Os pastores são instrumentos de Jesus para que ele, por meio da sua Palavra, do Batismo e da Santa Ceia, continue cuidando das pessoas e salvando-as.

Oremos: Bom Pastor Jesus, obrigado pelo cuidado e pela salvação. Ajuda-me a reconhecer a grande bênção que é ter e ser pastor. Em teu nome. Amém.

Reflita: Qual é o valor que você dá ao pastor? Já pensou em ser pastor?

Para: Terça-feira, 09 de junho de 2026

Texto: Êxodo 19.2-8

"Então todos responderam ao mesmo tempo: 'Nós faremos tudo o que o Senhor ordenou'." (Êx 19.8) 

O cumpridor de promessas 

Em períodos de eleição, é comum ouvirmos muitas promessas. Algumas, feitas há anos, ainda não foram cumpridas. No convívio diário, também ouvimos promessas como "sempre estarei ao seu lado" ou "pode contar comigo". Infelizmente, nem sempre essas palavras se tornam realidade. E quanto às promessas que nós mesmos fazemos? Muitas vezes falhamos em cumpri-las, deixando evidente que não podemos confiar cegamente em promessas humanas.

Deus fez uma promessa aos israelitas e eles se tornaram o seu povo escolhido. Para isso, eles iriam servir somente ao Senhor. Eles ouviram as palavras do Altíssimo e, de forma unânime, declararam: "Nós faremos tudo o que o Senhor ordenou" (Êx 19.8). Combinaram no "fio do bigode". Nada mais poderia dar errado. Mas deu!

Aquele povo quebrou a aliança diversas vezes. Repetidamente, não cumpriu o que havia prometido. Os israelitas sofreram por isso. Por sua misericórdia, Deus precisou lembrá-los da promessa e resgatá-los muitas vezes.

Por outro lado, a promessa do Senhor não mudou. O plano dele estava pronto. No tempo predeterminado, Deus mandou seu Filho Jesus ao mundo. Como ser humano, Jesus cumpriu a lei e fez tudo o que era necessário. Mais do que isso, ele tomou sobre si, na cruz, a incapacidade humana de cumprir suas promessas. Jesus é o Messias prometido, o Salvador, que nos concede perdão e reconciliação com Deus, cumprindo plenamente as promessas do Pai.

 

Oremos: Senhor, perdoa-me por não cumprir as minhas promessas. Ajuda-me a fazer o que é certo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você tem cumprido as suas promessas?

Para: Segunda-feira, 08 de junho de 2026

Texto: Salmo 100

"Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade

não tem fim." (SI 100.5)

Deus não muda

Já parou para pensar que quem você é hoje é diferente de quem você era há cinco ou dez anos? Seu gosto musical, suas amizades, entre outras coisas, podem ter mudado. Talvez você acreditasse que algo era muito importante, mas com o passar do tempo foi perdendo o valor. Talvez você tivesse uma forma de pensar como certa, mas isso se tornou desinteressante. Isso é natural, tendo em vista que hoje você tem novas informações e um novo jeito de ver o mundo. Dessa forma, pode-se dizer que o ser humano está em constante mudança.

Contudo, há uma coisa na vida que não muda. Pelo menos não mudou desde a queda em pecado. O que continua da mesma forma é a maldade humana. As pessoas de hoje têm os mesmos maus desejos e más ações das pessoas no tempo de Abraão, Moisés ou dos apóstolos. A diferença é que as inovações tecnológicas trouxeram mudanças na forma de se praticar o mal.

A boa notícia é que, apesar das atitudes humanas, Deus continua fiel e seu amor é imensurável. Está escrito: "O Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim" (SI 100.5). O que determina o agir de Deus é quem ele é por essência. Independentemente do ser humano e da sua má conduta, Deus segue com seu plano salvador. Deus cumpriu a promessa de nos salvar, enviando Jesus, que revelou o seu amor na cruz.

Espere no Senhor. Louve-o, porque ele ama você e é fiel. O Senhor quer transformar a sua vida e fazer das suas ações diárias uma resposta ao seu imutável amor.

 

Oremos: Senhor, perdoa-me pela minha má conduta, obrigado por teu amor e fidelidade. Leva-me a louvar-te por toda a vida. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: O que determina e orienta suas atitudes no dia a dia?

Para: Domingo, 07 de junho de 2026

Texto Mateus 9.9-13

"Jesus ouviu a pergunta e respondeu:

- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." (Mt 9.12) 

Curados por Jesus 

Muitas pessoas pressupõem erradamente que aqueles que cometem pecados não têm mais chances com Deus por causa das suas infrações. Alguma vez você já se sentiu indigno de se aproximar de Jesus por causa dos pecados?

Jesus desafia esse padrão. Ele disse: "Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes" (Mt 9.12). A pessoa doente precisa do médico para ser curada e voltar a ter saúde. Assim também é o pecador, que precisa de Deus para ser curado da enfermidade do pecado.

Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde. Quanto mais reconhecemos o nosso pecado, mais ele olha para nós, nos chamando para perto dele. Foi dessa forma que ele agiu com Mateus, que era um coletor de impostos, desprezado pelo povo. Quando escutamos a voz de Jesus nos chamando pelo nome, não conseguimos mais ficar parados, mas seguimos a Jesus nesta vida rumo à vida eterna.

É isso que Jesus deseja: ser convidado para entrar na nossa casa, mesmo que a nossa vida pessoal ou convivência familiar estejam bagunçadas. Hoje, Jesus continua fazendo o convite para irmos até ele, pois quer dar um novo rumo à nossa vida. Cristo veio ao mundo com a missão de nos resgatar para Deus. Ele deseja que reconheçamos que estamos doentes e que precisamos de sua cura. Jesus quer nos dar o perdão conquistado na cruz por meio da sua obra em nosso favor. Ouçamos o chamado de Jesus: "Venha comigo" (Mt 9.9).

 

Oremos: Querido Jesus, habita com o teu Espírito Santo em minha vida e minha casa. Cura-me e faz-me te seguir. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Você já atendeu ao chamado de Jesus em sua vida?

Para: Sábado, 06 de junho de 2026

Texto: Romanos 4.13-25

"Pois, se aqueles que obedecem à lei vão receber o que Deus prometeu, então a fé é inútil, e a promessa de Deus não tem valor." (Rm 4.14)

 

 

Confiança e fé em Deus

 

 

          A vida nos ensina o quanto somos pequenos e frágeis diante das adversidades. Diariamente, somos bombardeados por informações, especialmente nas redes sociais, que nos deixam confusos, sem saber em quem acreditar. As notícias e ameaças que enfrentamos nos enchem de medo. Nessas horas, surge uma pergunta: "Por que Deus não nos responde?".

Estamos tentados a pensar: "Não vale a pena crer, pois nada muda". Essa ideia se torna ainda mais forte quando pensamos que a fé é um "mágico estalar de dedos". Há quem diga: "Com fé, as coisas acontecem". E, se nada acontece, a conclusão é que a fé não é suficientemente firme. Outro erro comum é acreditar que quem tem fé nunca enfrentará lutas ou sofrimentos e será sempre vitorioso.

Abraão nos mostra outra perspectiva. Mesmo em meio a circunstâncias totalmente adversas, Abraão não duvidou. Ele confiou em Deus, quando, do ponto de vista humano, não havia esperança. Sua fé não estava baseada em si mesmo, mas na promessa de Deus. O apóstolo Paulo explicou que o mérito não estava em Abraão: "Pois, se aqueles que obedecem à lei vão receber o que Deus prometeu, então a fé é inútil, e a promessa de Deus não tem valor" (Rm 4.14). O mérito todo é de Jesus, que "foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus" (Rm 4.25).

 

Oremos: Querido Pai, assim como fizeste com Abraão, fortalece a minha fé, para que eu possa confiar plenamente em ti e ser aceito por meio do que Jesus conquistou na cruz. Em nome dele. Amém.

 

Reflita: Que tal compartilhar que somos aceitos por Deus pela fé em Jesus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 05 de junho de 2026

Texto: Gênesis 2

"Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações." (Gn 2.15)

 

Guardiões da criação

Hoje é Dia do Meio Ambiente. Lembramos que Deus nos confiou uma tarefa especial: cuidar da sua criação. Em Gênesis, vemos que o Senhor colocou Adão no jardim para "cuidar dele e nele fazer plantações" (Gn 2.15). O propósito original de Deus era que Adão cuidasse da criação com liberdade, refletindo a bondade do Criador. O jardim era um lugar de trabalho alegre, sem peso ou desgaste.

Mas, após a queda, a relação de Adão com a terra mudou. O solo, antes fonte de vida, passou a produzir espinhos e ervas daninhas, e o trabalho se tornou difícil e cansativo. A criação, que deveria ser um reflexo da paz de Deus, agora carrega também o sinal do nosso pecado. Hoje, vemos as marcas dessa ruptura de muitas maneiras, como no uso descuidado dos recursos naturais.

Porém, nossa responsabilidade como filhos de Deus permanece. Ele nos chama a agir com cuidado e respeito, lembrando que a criação revela sua glória. Quando cuidamos da terra, expressamos nosso amor ao criador e a nossa confiança de que ele irá fazer novas todas as coisas.

E isso ele fará por meio do seu Filho Jesus, que ele enviou ao mundo graciosamente. Em Cristo, encontramos redenção e um chamado renovado para sermos guardiões do mundo, com um coração transformado. Seguindo seus passos, cuidamos do meio ambiente como expressão de nossa fé e gratidão, aguardando o dia de sua plena restauração.

 

Oremos: Senhor, obrigado pela criação e pela oportunidade de cuidar dela. Que o teu amor nos inspire a sermos guardiões fiéis e responsáveis. Por Jesus. Amém.

Reflita: Como posso honrar a criação de Deus no meu dia a dia?

                                         Para: Quinta-feira, 04 de junho de 2026

Texto: Salmos 145

"O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas."

 (Sl 145.9) 


Cuidado que nunca acaba


Você já parou para pensar que Deus cuida de cada detalhe da criação, todos os dias? Ele é quem mantém o ciclo da natureza, faz chover, faz o sol nascer, alimenta os animais e cuida daquilo que parece insignificante. A Bíblia nos diz: "O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas" (Sl 145.9).

Esse mesmo Deus que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo está atento a cada um de nós. Ele conhece nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais e está sempre disposto a nos prover o que precisamos. É ele quem nos dá forças quando estamos fracos, e esperança quando estamos desanimados. Quando colocamos nossa confiança no seu cuidado, descobrimos que ele nunca falha em nos sustentar.

Se Deus cuida assim de toda a criação, imagine o quanto ele se importa com você! Ele vê cada desafio, cada medo e se aproxima com compaixão e amor. Deus não nos criou para enfrentarmos tudo sozinhos. Ele está sempre ao nosso lado, nos sustentando e guiando.

Mas Deus fez ainda mais por nós: ele enviou seu Filho Jesus para nos resgatar. Nossas necessidades não são somente para esta vida, mas especialmente para a eternidade. Em Jesus, Deus nos deu o maior presente: perdão e salvação. Cristo veio para nos reconciliar com Deus, para que tenhamos não apenas o necessário para esta vida, mas a certeza de um relacionamento eterno com nosso Criador. Em Jesus, temos o amor e o cuidado que nunca acabam.

 

Oremos: Pai, obrigado pelo teu cuidado constante em cada detalhe da criação e pelo presente de Jesus, que nos dá vida eterna e paz contigo. Sustenta-nos com tua bondade. Em Cristo. Amém.

 

Reflita: Como posso descansar no cuidado e na salvação de Cristo?

Para: Quarta-feira, 03 de junho de 2026

Texto: Salmo 55

"Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará." (SI 55.22) 

Entregue ao Senhor

Vivemos dias em que parece que tudo pesa sobre nossos ombros. As preocupações com o futuro, a ansiedade pelo que não conseguimos resolver, a saúde que falha ou o cansaço de acompanhar quem sofre. Tudo isso nos desgasta e, às vezes, nos faz sentir pequenos e desamparados. Talvez você esteja exatamente neste ponto hoje: sobrecarregado e sem saber como prosseguir.

A boa notícia é que Deus nos convida a dividir nossos fardos com ele. Nosso Pai celestial, que nos conhece tão bem, nos pede que entreguemos a ele tudo o que nos sobrecarrega. Ele vê cada detalhe da nossa vida e entende as aflições que muitas vezes nem conseguimos colocar em palavras.

O rei Davi nos diz: "Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará" (SI 55.22). Isso é um chamado para um ato de confiança profunda, de soltar nas mãos de Deus aquilo que não conseguimos resolver por nós mesmos. Quando entregamos nossas cargas a ele, não apenas recebemos alívio, mas sentimos sua força sustentadora nos momentos de maior fraqueza.

Deus revelou seu maior cuidado ao enviar Jesus para nos livrar do peso do pecado e nos oferecer a paz. Na cruz, Cristo carregou o maior dos fardos para que pudéssemos lançar sobre ele todos os outros. Em Jesus, temos descanso para a alma e confiança de que ele caminha ao nosso lado, nos fortalecendo a cada passo. Por isso, entregue seus problemas ao Senhor e fique em paz! 

Oremos: Pai, obrigado por teu cuidado constante. Ajuda-me a confiar em ti e a entregar meus fardos em tuas mãos. Obrigado por Jesus, que levou nosso maior peso e nos deu paz. Em Cristo. Amém.

Reflita: O que posso entregar aos cuidados de Deus hoje?

Para: Terça-feira, 02 de junho de 2026

Texto: Oseias 5.15-6.6

"Então voltarei para o meu lugar e ali ficarei até que eles reconheçam o seu pecado e, na sua aflição, venham me procurar." (Os 5.15)

 

Arrependimento fingido

 

          É comum presenciarmos momentos em que alguém magoa outra pessoa. Depois, quem causou a mágoa diz: "Desculpe-me. Você me perdoa?". E o outro responde: "Tudo bem, você está perdoado". Porém, na primeira oportunidade, a ofensa se repete, seguida de mais um pedido de desculpas. Será que esse pedido foi sincero ou "da boca para fora"?

Algo parecido aconteceu com o povo de Israel na época do profeta Oseias. Eles estavam distantes do Senhor, adorando deuses de outras nações, e Deus enviou Oseias para confrontá-los. Diante das palavras do profeta, o povo declarou: "Voltemos todos para Deus, o Senhor. Ele certamente nos perdoará" (Os 6.1). No entanto, Deus conhecia seus corações e respondeu: "O amor de vocês é tão passageiro como a cerração ao nascer do sol" (Os 6.4). O arrependimento deles não vinha do coração.

Essa história não é semelhante à nossa realidade? Nosso pecado nos leva a atitudes superficiais tanto com o próximo quanto com Deus. Contudo, o Senhor permanece fiel à sua promessa: "Então voltarei para o meu lugar e ali ficarei até que eles reconheçam o seu pecado e, na sua aflição, venham me procurar" (Os 5.15).

O Senhor continua nos chamando ao arrependimento. Ele quer nos dar o perdão conquistado por Jesus. Ele não deseja atitudes fingidas, mas que nossa fé seja sincera, confiando de todo o coração em suas promessas, pois enviou Jesus para que todos creiam nele e tenham a vida eterna (Jo 3.16).

 

Oremos: Querido Deus, ajuda-me a viver uma nova vida, pois o teu amor foi verdadeiro ao entregar a vida de teu Filho por mim. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Que tal perdoar o seu próximo de maneira sincera?

Para: Segunda-feira, 1° de junho de 2026

Texto: Salmo 119.65-72

"Ó Senhor Deus, tu cumpriste a tua promessa e tens sido bom para mim, este teu servo." (Sl 119.65)

 

Deus é bom o tempo todo

 

          Certamente você já ouviu ou até mesmo pronunciou a frase: "Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo Deus é bom". Mas como entender isso em um mundo cheio de adversidades, sofrimentos e aflições? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem diante das dificuldades da vida.

O salmista declara: "Ó Senhor Deus, tu cumpriste a tua promessa e tens sido bom para mim, este teu servo" (Sl 119.65). Mesmo em meio às aflições, o simples fato de Deus nos conceder a sua Palavra já é, para o salmista, a maior prova de sua bondade. Tudo o que Deus prometeu nas Escrituras se cumpriu. A maior dessas promessas foi o envio de seu único Filho, Jesus Cristo, que foi entregue às mãos dos homens, morreu na cruz e, pelo seu sangue derramado, nos deu perdão, vida eterna e salvação.

Quando enfrentamos desafios, podemos encontrar paz e esperança em Jesus. Podemos confiar nos caminhos de Deus, mesmo nos momentos difíceis, porque ele é bom. Ele está sempre trabalhando para o nosso bem, mesmo que não consigamos entender os seus propósitos. O salmista pede ao Senhor "sabedoria e conhecimento" (Sl 119.66) para compreender o amor de Deus e, em resposta, obedecer à sua Palavra (Sl 119.67). Assim como o salmista, nós também podemos testemunhar da obra de Jesus e proclamar: "Jesus sofreu e morreu por todos nós, por isso, Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo Deus é bom".

 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por cumprires as tuas promessas ao enviar Jesus para nos salvar. Dá-nos sabedoria e conhecimento para confiarmos sempre nisso, pois sabemos que tu és bom o tempo todo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Mesmo nas dificuldades, você consegue perceber o amor de Deus?

Para: Domingo, 31 de Maio de 2026

Texto: Mateus 28.16-20

 

"E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos."

(Mt 28.20)

Deus está sempre presente 

          Dois irmãos estavam se despedindo. O mais velho, ao sair, disse: "Fica com Deus, maninha!" Sua irmã, por sua vez, respondeu: "Vai com Deus, mano!" Mas, afinal, Deus vai ou fica? O que você acha?

A Bíblia ensina que Deus é onipresente, ou seja, está em todos os lugares. No entanto, nem sempre é fácil acreditar nisso. A solidão pode ser angustiante e gerar medo e insegurança. Por isso, Jesus nos conforta com suas palavras: "E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20). Esse versículo encerra o Evangelho de Mateus e, logo no início desse mesmo livro, vemos a profecia do nascimento de Jesus anunciando que ele seria chamado de Emanuel, que significa "Deus está conosco" (Mt 1.23).

Em Jesus, a presença divina é especial porque, ao se fazer gente, Deus literalmente viveu a nossa vida, sentiu os nossos pesos, enfrentou as lutas e tentações que nós enfrentamos. Logo, ele nos entende e intercede por nós.

Não importa se você está num leito de hospital, nas ruas buscando um emprego, ou chorando em seu quarto por conta de muitas preocupações, a luz da Palavra de Deus brilha e revela que Jesus está pertinho de você e vai lhe ajudar. Ele nos entende e nos fortalece.

Na cruz, ele enfrentou a solidão e o abandono para nos dar vida e salvação (Mt 27.46). Mas ele ressuscitou, subiu ao céu e vive e reina com o Pai e o Espírito Santo, intercedendo e nos ajudando sempre, como um Salvador sempre presente.

 Oremos: Bondoso Deus, a solidão me assusta. Ajuda-me a confiar na tua presença e no teu amor. Dá-me coragem e esperança para enfrentar os desafios da vida. Em nome de Jesus. Amém.

 Reflita: Como ajudar os outros a lembrarem que Deus está presente?

Para: Sábado, 30 de Maio de 2026

Texto: Atos 2.22-32

 

"Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem." (At 2.22)

 Milagres e maravilhas

 

Um rapaz, cheio de amargura, afirmava que milagres não existem. O que você diria a esse rapaz? Você acredita em milagres?

 Os dicionários conceituam milagre como algo fora do comum, que as leis naturais não explicam. Pedro, um dos apóstolos de Cristo, afirmou para uma multidão que o ouvia: "Por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem" (At 2.22). De fato, contrariando as leis naturais, diante de testemunhas oculares, Jesus andou sobre as águas, fez cegos verem, paralíticos andarem e surdos ouvirem. Mas Pedro falou para aqueles homens de algo ainda mais extraordinário. Ele afirmou que Jesus ressuscitou e venceu a morte, conforme ele mesmo havia testemunhado. Pedro lembrou que Jesus não apenas vive, mas reina.

O fato de Jesus reinar é a evidência de que os milagres que aconteceram podem continuar acontecendo, no momento e de acordo com a vontade de Deus. Portanto, podemos derramar sobre Jesus as nossas orações, pois ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que imaginamos. Porém, não devemos nos iludir. Esse é um mundo de aflições! Por isso, nossa verdadeira esperança deve ir além deste mundo (1º Co 15.19). É no perdão dos pecados e na vitória sobre a morte que está o verdadeiro milagre.

Em Jesus, a amargura e a descrença podem ser vencidas. Cristo é o Senhor dos milagres.

Oremos: Querido Deus, obrigado por teres enviado Jesus. Tuas obras e maravilhas estão ao nosso redor, dá-nos sensibilidade para percebê-las. Diante dos desafios da vida, fortalece a nossa fé no milagre do perdão e da salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Você realmente crê em milagres?

Para: Sexta-feira, 29 de Maio de 2026

Texto: Gênesis 1.1-5

 

"No começo Deus criou os céus e a terra." (Gn 1.1)

 

Origem da vida e do amor

 

Você já se perguntou sobre a origem da vida? Já refletiu sobre as diferentes teorias da criação do universo? A Bíblia afirma: "No começo Deus criou os céus e a terra" (Gn 1.1). Logo, nessa perspectiva, Deus é o Criador e nós somos suas criaturas. Toda a teoria ou linha de pensamento que pressupõe a inexistência divina estará incompleta.

Deus existe. Ele é o Criador. Não é inteligente e nem prudente viver como se ele não existisse. Crises de identidade e ausência de propósito podem ser enfrentadas mediante a luz da revelação de que existe um Criador que não abandonou a sua criação; pelo contrário, se reaproximou por meio de Jesus!

Certamente você percebe que sofrimentos, doenças e muitos problemas rodeiam o seu viver. Deus nos explicou, pela Bíblia, que foi o pecado que estragou a harmonia original. Para vencer e pagar pelo pecado, Jesus trilhou o caminho da cruz por nós. Ele sofreu o castigo que nós merecíamos e é exatamente por isso que existe um consolo bem real. Em Jesus, não estamos sozinhos e, nele, existe a esperança de um novo céu e uma nova terra, sem morte, nem choro, nem dor!

Certamente somos pequenos neste universo. Mas podemos encontrar segurança no enorme poder e amor de Deus. Em Jesus somos mais que criaturas, somos filhos e herdeiros da vida eterna. Continuemos pensando na origem da vida, mas também na origem do amor. Pois é no amor que a existência tem um sentido completo!

 

Oremos: Poderoso Deus, perdoa nossos pecados. Concede-nos sabedoria para vencermos a arrogância dos que negam tuas obras. Ajuda-nos a testemunhar do teu poder e amor. Em Jesus. Amém.

 

Reflita: Você crê que Deus é o seu Criador?

Para: Quinta-feira, 28 de Maio de 2026

Texto: Salmo 8

"Que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?" (SI 8.4)

Valor do ser humano

          Um engenheiro analisou alguns elementos químicos presentes no corpo humano. Percebeu que havia ferro suficiente para fazer um prego de porte médio. Fósforo suficiente para fabricar uns dois mil palitos. Gordura para fazer sete sabonetes. Um pouco de açúcar e uma boa quantidade de água. Logo, nessa perspectiva, o valor do ser humano seria de uns quinze reais.

Há outras perspectivas para analisar o valor da vida humana. Alguns não hesitam em matar para furtar um celular ou um tênis.

E para você? Qual é o valor da vida humana? O salmista menciona que, ao observar a grandiosidade do mundo feito por Deus, percebe que o ser humano é "um nada" diante do Criador. Ele pergunta: "Que é um simples ser humano para que penses nele?" (SI 8.4). No entanto, o salmista destaca que Deus concedeu glória e honra ao ser humano, dando-lhe poder para dominar diferentes tipos de seres vivos.

A Bíblia nos ensina que Deus se dirige ao ser humano com amor; não porque ele é precioso em si, mas ele justamente torna-se precioso pelo amor e poder que Deus atribui a ele!

Está escrito que Deus não nos comprou com ouro ou prata, mas com o sangue de Jesus (1º Pe 1.18-19)! Ou seja, em Jesus há uma supervalorização; um novo sentido e propósito na vida. Afinal, se Deus não poupou nem o seu próprio Filho em nosso favor, será que ele também não nos ajudará e cuidará de nós em todas as outras circunstâncias? (Rm 8.32). Certamente que sim! Valorizemos a vida, servindo e amando uns aos outros.

Oremos: Querido Deus, obrigado pelo teu cuidado. Renova em mim a certeza do teu amor e a capacidade de amar e valorizar a todos ao meu redor. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Que ações que valorizam a vida humana você pode realizar?  

Para: Quarta-feira, 27 de Maio de 2026

Texto: 1º Coríntios 3.16-17

"Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês." (1ºCo 3.16)

Templos reorganizados

Você já sentiu sua vida como que virada de ponta-cabeça? Certos fatos nos fazem rever valores e prioridades. A Bíblia conta várias histórias de Jesus. Uma história surpreendente é aquela em que ele virou as mesas dos cambistas e usou um chicote para purificar o Templo de Jerusalém. A narrativa revela Jesus muito indignado! A casa de Deus deveria ser uma casa de oração, mas tinha sido transformada em uma casa de negócios (Mt 21.1-13).

Quando o Salvador Jesus institui a sua igreja, recebemos a revelação de que cada pessoa que crê em Cristo é como uma pedra viva. Juntas, as pessoas formam um templo espiritual (1ºPe 2). Mas a Bíblia também nos ensina que, individualmente, somos templo do Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreve: "Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês" (1ºCo 3.16). Perceba: o Espírito Santo deseja fazer morada em nosso coração. Será que existe espaço para Deus? Ou nossa vida está cheia de mesas dos mais diversos negócios e interesses?

Jesus agiu de maneira intensa para purificar o Templo de Jerusalém. Mas ele foi ainda mais intenso ao entregar sua vida na cruz para pagar pelos nossos pecados. Ainda hoje, na ação do Espírito Santo, ele nos repreende e pode virar as mesas da nossa existência. A intenção dele é reorganizar e redirecionar nossa vida. Portanto, quando as coisas parecerem desestabilizadas, peça que Deus purifique seu ser e habite de maneira plena em sua vida. Pois onde ele habita existe perdão, vida e paz!

 Oremos: Querido Deus, purifica nosso ser. Perdoa nossos pecados. Entra em nosso coração. Faze nele habitação. Em Cristo. Amém.

 Reflita: O que precisa ser organizado em sua vida para a morada de Deus?

Para: Terça-feira, 26 de Maio de 2026

Texto: João 10.1-10 

"Mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa." (Jo 10.10) 

Vida completa 

          A vida é um presente precioso de Deus. Sem ele, não há vida. No princípio, tudo era perfeito e a vida era eterna. O homem recebeu a vida pelo sopro divino de Deus, e a mulher, formada de uma costela de Adão, também recebeu esse dom. Naquela época, a vida era muito boa e completa, pois homem e mulher desfrutavam da companhia direta de Deus.

Mas tudo mudou com a desobediência de Adão e Eva. Eles não deveriam comer do fruto de uma das árvores do jardim, mas o fizeram. Esse pecado causou estragos profundos na relação entre Deus e sua criação. A pior delas foi a morte. O pecado feriu a vida, e a morte se tomou uma realidade cruel e amarga. Muitos já enfrentaram a morte; outros ainda choram as despedidas que ela causa.

Contudo, Deus é vivo e eterno. Ele enviou Jesus ao mundo com um propósito abençoado: derrotar a morte e nos dar uma vida completa. Jesus declarou: "Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa" (Jo 10.10). Aqui, o termo "ovelhas" simboliza as pessoas que Jesus veio salvar. Ele cumpriu esse propósito ao morrer por nós na cruz e ressuscitar no terceiro dia. Assim, pela sua morte e ressurreição, temos vida verdadeira.

Em Cristo, a morte já não nos causa pavor, pois sabemos que, mesmo se morrermos, viveremos novamente. Por meio de Cristo, temos vida completa, que continuará para sempre. 

Oremos: Querido Deus, perdoa-nos pelos pecados que cometemos contra ti e contra o próximo. Obrigado pela vida que nos deste e pelo sustento que nos concedes diariamente. Agradecemos-te pela vida completa que temos em Jesus, que nos perdoa e nos garante a vida eterna. Em nome dele. Amém. 

Reflita: O que significa ter, em Jesus, uma vida completa?

Para: Segunda-feira, 25 de Maio de 2026

Texto: João 3.16-21 

"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16)

Deus é amor 

O amor é essencial. Ainda assim, é evidente a falta de amor nas famílias, nos relacionamentos e entre as pessoas. Diante disso, nos deparamos frequentemente com a indiferença, a frieza e a violência. Mas o amor é fundamental para nossa sobrevivência. Ele nutre a empatia, a solidariedade, o cuidado mútuo e dá sentido à vida.

No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16, lemos: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna". Esse verso revela que Deus nos ama de forma inexplicável, e é por meio desse amor que recebemos vida eterna. Deus amou o mundo e realizou a obra da salvação, entregando seu único Filho, Jesus Cristo. Isso não foi porque merecíamos, mas porque o amor eterno estava presente em seu coração. Em Cristo, Deus nos amou e nos purificou dos nossos pecados, mostrando seu amor intencional na encarnação e sacrifício de Cristo por nós.

Deus é amor. E isso é essencial para nós, pois precisamos de seu amor e das dádivas que dele provêm. O maior presente que recebemos foi Jesus, que veio para nos dar perdão e vida eterna. Jesus é o centro da nossa fé. Quando cremos nele, recebemos a vida eterna. Deus não deseja a condenação de ninguém, mas que todos sejam salvos. E, para isso, ele tomou a iniciativa e fez tudo. Por amor a nós.

Oremos: Senhor Deus, obrigado por nos amar todos os dias. Perdoa-nos porque muitas vezes não amamos como deveríamos. Continua a nos amar e ensina-nos a amar a ti e ao próximo. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Que tal, por um mês, fazer algo todos os dias mostrando o amor de Deus?

Para: Domingo, 24 de Maio de 2026

Texto: João 7.37-39

"Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (Jo 7.37)

 

Venha a mim e beba

 

          Ao longo da vida, vamos aprendendo que temos uma sede que a água não sacia, que as conquistas pessoais não satisfazem e que o nosso esforço não revigora. É a sede que nem sempre reconhecemos, mas que sentimos continuamente no desejo por mais sentido, aceitação, amor, conexão, curas e outras coisas pelas quais nos empenhamos.

Conhecendo a nossa necessidade, Jesus fez um convite: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (Jo 7.37). A promessa não é sobre uma simples água. "Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo" (Jo 7.39), o Espírito que deu vida à criação no princípio e que soprou o fôlego da vida em Adão.

Como beber dessa água? A resposta é ouvir o convite de Jesus: "Venha a mim". Esse convite foi feito em meio a um momento simbólico: a Festa das Barracas, que lembrava os anos de peregrinação no deserto. A celebração durava 7 dias e, a cada dia, muitos animais eram sacrificados para o perdão dos pecados e purificação. Diariamente, acontecia o cerimonial das águas correntes, em que sacerdotes enchiam vasilhas de água na fonte e as derramavam sobre o altar, simbolizando que Deus foi a fonte de água no deserto. No último dia, o ritual era repetido sete vezes.

Sacrifícios e muita água jorrando: foi nesse momento que Jesus fez o convite: "Venha a mim e beba". Ele é a fonte da água da vida. É do seu sacrifício na cruz que flui o Espírito Santo, saciando a nossa sede mais profunda - a sede por conexão com Deus. Em meio ao deserto em que vivemos, somente a água que o perdão de Jesus nos dá pode nos satisfazer.

Oremos: Senhor Jesus, dá-nos de beber da água da vida e continue a derramar perdão sobre nós. Amém.

Reflita: Onde podemos buscar a água que sacia?

Para: Sábado, 23 de Maio de 2026

Texto: Atos 2.1-13

"Como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?" (At 2.11)

Nós precisamos ouvir

As obras de Deus são cheias de esplendor. Embora possamos reconhecer essa grandiosidade ao olhar para a imensidão do universo, Deus insiste que precisamos ouvir mais sobre as grandes coisas que ele tem feito.

Essa é a mensagem do Pentecostes. O Espírito Santo se manifestou na forma de línguas de fogo e concedeu o dom de pessoas falarem em línguas de outros povos. Esses povos ouviam e entendiam o que estava sendo dito. Isso causou admiração nas pessoas, que diziam: "Como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?" (At 2.11).

O Espírito Santo precisa falar e nós necessitamos ouvir "a respeito das grandes coisas que Deus tem feito" (At 2.11), pois a obra de Deus não se limita ao belo nascer do sol. Ainda no evento do Pentecostes, o apóstolo Pedro anunciou a grande obra de Deus por ti: "Deus já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. Mas Deus ressuscitou Jesus" (At 2.23-24).

Nós precisamos ouvir sobre o pecado, que danificou a criação de Deus; precisamos ouvir sobre Jesus, seu sofrimento e morte por nossos pecados; precisamos ouvir que Jesus venceu a morte por nós e que agora caminha conosco, guiando-nos à obra da restauração. O Espírito precisa fazer a Palavra soar, pois ela nos faz admirar as grandes coisas que Deus tem feito em nós e por nós.

Oremos: Grandioso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Que teu Santo Espírito aja em nós pela Palavra a fim de que vejamos tua obra. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Que consolo o Espírito Santo nos dá ao falar de Jesus?

Para: Sexta-feira, 22 de Maio de 2026

Texto: Lucas 15.11-24

 

"E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou." (Lc 15.20)

Dia do Abraço

Hoje celebramos o Dia do Abraço. Essa data surgiu porque uma pessoa que enfrentava problemas na vida sentiu a necessidade de um abraço. Segundo a ciência, abraçar traz muitos benefícios para a saúde, como a liberação de hormônios que geram bem-estar.

Jesus contou a história de um filho que decidiu deixar sua casa, afastando-se do pai. Depois de gastar tudo o que tinha, reconheceu seus erros, arrependeu-se e resolveu voltar. Ao retornar, foi recebido de uma forma extraordinária: o pai, "com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou" (Lc 15.20). Sem dúvida, foi um abraço apertado, repleto de amor e perdão.

Essa história nos ensina que, em momentos difíceis, um abraço pode fazer toda a diferença. Mas ela vai além: mostra como o pecado desfigurou a criação de Deus e nos afastou dele. Incapazes de nos achegar a Deus por nós mesmos, é ele quem vem ao nosso encontro, graciosamente, com um abraço de amor.

Deus é o Pai que corre para nos acolher e perdoar. Seu abraço, através de Jesus, nos traz esperança para a vida eterna. E esse abraço não é simbólico ou distante; na pessoa de Jesus, ele é real. Logo, nunca estaremos carentes dos abraços de Deus, pois Jesus está conosco todos os dias, como ele mesmo prometeu. Creiamos que, por meio de Jesus, estamos próximos do Pai, tão perto, que somos abraçados pelo Pai que nos espera todos os dias com os braços abertos para nos abraçar.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo abraço de perdão que nos ofereces todos os dias. Perdoa-nos quando nos afastamos de ti por causa dos nossos pecados. Ensina-nos a compartilhar o abraço do teu amor com os outros. Em teu nome. Amém.

Reflita: Que tal compartilhar o abraço de perdão de Jesus?

Para: Quinta-feira, 21 de maio de 2026

Texto: João 4.1-14

"Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: Por favor, me dê um pouco de água." (Jo 4.7)

 

Onde encontro Jesus?

 

Alguns encontros são inesquecíveis. Outros, porém, frustrantes. O que define a qualidade de um encontro é com quem e para que nos encontramos. Não desejamos que os encontros terminem em briga. Pelo contrário, queremos que sejam proveitosos, deixando um desejo de reencontro. Encontramo-nos para dividir alegrias, amenizar tristezas, pedir e oferecer perdão, e também para redescobrir o sentido da vida.

Tudo isso aconteceu com a mulher samaritana que Jesus encontrou no poço de Jacó, em Samaria. Ela havia experimentado muitos encontros e desencontros, mas ainda não havia encontrado o verdadeiro sentido para viver. Sua busca só chegou ao fim quando Jesus a encontrou. Quando a mulher chegou para buscar água, Jesus lhe dirigiu a palavra, superando a rivalidade entre judeus e samaritanos, e pediu: "Por favor, me dê um pouco de água" (Jo 4.7).

O pedido de Jesus era um convite ao diálogo. Ele estava com sede, mas a mulher estava muito mais. Na conversa, ficou evidente que Jesus queria encontrá-la para oferecer perdão e vida nova. A mulher percebeu que aquele encontro transformava sua vida. Ela estava diante do Messias, do Salvador. Jesus não a condenou como a sociedade fazia. Ele a acolheu com compaixão e a salvou.

A mulher samaritana nunca teria falado com Jesus por conta própria. Foi Jesus quem tomou a iniciativa. E assim é conosco: não somos nós que encontramos Jesus, mas ele nos encontra em suas conversas conosco em sua Palavra.

 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por nos encontrares. Conversa conosco e dá-nos uma vida com sentido por causa do teu perdão. Em teu nome, oramos. Amém.

 

Reflita: Para quem podemos apresentar Jesus?

Para: Quarta-feira, 20 de Maio de 2026

Texto: Hebreus 4.1-13

"Ainda assim fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo dia." (Hb 4.9)

 

Descanso

            Descanso é uma das palavras mais doces da vida. Talvez seja o maior desejo de muitos, especialmente após um dia de trabalho intenso ou momentos tensos e difíceis. A sensação de chegar em casa e poder descansar é algo indescritível e é essencial para nossa saúde.

Descansar é tão importante que até Deus o fez. Não foi um descanso físico, mas, ao concluir sua obra criadora, Deus descansou, porque tudo estava completo. O dia de descanso que ele estabeleceu cria um vínculo especial entre a humanidade e seu Criador, um tempo dedicado ao culto e à adoração. Nesse dia, Deus nos atrai pela ação do Espírito Santo e nos dá fé em Cristo. Ele faz isso porque o pecado nos afasta dele e nos faz viver cansados. Por isso, Deus nos oferece um dia de descanso, independentemente de ser sábado, domingo ou outro dia. O mais importante é desfrutarmos do descanso no perdão de Cristo.

Como lemos em Hebreus: "Ainda assim fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo dia" (Hb 4.9). Esse descanso é um prenúncio do céu, um vislumbre da paz eterna em comunhão com Deus. Quando estamos na presença de Deus, experimentamos verdadeiro descanso, pois Deus reafirma sua promessa de salvação e vida eterna. E isso não se limita ao final dos tempos. Já agora, descansamos na certeza de que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar vida e descanso. Assim, pela fé, entramos no descanso de Deus. Que possamos aproveitá-lo plenamente.

 

Oremos: Senhor Deus, teu descanso é para nós o presente da vida eterna. Perdoa-nos por nossos pecados. Obrigado por restaurar nossa comunhão contigo em Cristo e nos dar o descanso eterno. Amém.

 

Reflita: O que significa descansar em Jesus?

Para: Terça-feira, 19 de Maio de 2026

Texto: Números 11.24-30

"Eu gostaria que o Senhor desse o seu Espírito a todo o seu povo." (Nm 11.29)

 

Deus está presente

 

Você já pensou em desistir de tudo? Às vezes, os problemas são tantos que nos sentimos incapazes de continuar. Até mesmo o líder Moisés se sentiu assim. Mas, antes de desistir, ele colocou o seu fardo nas mãos do Senhor e a oração foi respondida.

O capítulo 11 do livro de Números relata uma situação angustiante do povo de Deus. Havia dificuldades e pouco alimento. O povo reclamou. Deus ficou irado com a falta de fé. Moisés quis desistir, preferindo inclusive a morte.

Deus, então, fez questão de mostrar a Moisés que não estava distante. As Escrituras dizem que "o Senhor desceu na nuvem e falou com ele" (Nm 11.25). A nuvem era a revelação da presença salvadora de Deus entre o seu povo. Presença que se intensificou ainda mais ao ser distribuído o Espírito Santo aos líderes, a fim de serem auxiliares no trabalho de guiar pessoas. Aliviado e alegre, Moisés exclamou: "Eu gostaria que o Senhor desse o seu Espírito a todo o seu povo" (Nm 11.29).

Deus não está distante e não é indiferente aos seus fardos. Jesus se tornou um ser humano e habitou entre nós visivelmente, a fim de carregar o fardo da nossa rebeldia e pecados. Sua morte e ressurreição nos dão muito mais do que simples água e carne, como desejava o povo no deserto. Jesus oferece o pão que perdoa e salva, e a água da vida, o Santo Espírito, que nos refrigera e dá novo ânimo. Que o Espírito Santo nos mova também a carregar os fardos uns dos outros, assim os pesos da vida ficam mais leves.

 

Oremos: Querido Deus, os fardos pesam sobre nossos ombros. Que a tua presença salvadora, em Cristo, seja o nosso alívio e que teu Santo Espírito seja a nossa força. Amém.

 

Reflita: Como você pode ajudar a levar as pesadas cargas de alguém?

Para: Segunda-feira, 18 de Maio de 2026

Texto: Salmo 25.1-10

"Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança." (SI 25.10)

 

Você não está sozinho

 

          Há momentos turbulentos na vida em que nos sentimos perdidos. A dor e o sofrimento intensos fazem a nossa visão ficar nublada, cheia de incertezas, provocando o sentimento de solidão e nos deixando confusos sobre a ação amorosa de Deus.

No Salmo 25, Davi relata estar vivendo um momento assim. Ele menciona a ameaça de "inimigos", "derrotas", "vergonha" e "desgraça". Embora Davi coloque toda a sua confiança em Deus e expresse sua total dependência do Senhor, as aflições estavam lhe causando dificuldades para ver a ação amorosa de Deus. Por isso, em meio ao nevoeiro, sua fé o fez pedir ao Senhor: "Ensina-me os teus caminhos" (SI 25.4). Seu pedido é por clareza a respeito da "verdade", "bondade", "amor" e "justiça" do Senhor.

Davi não estava sozinho. Ele expressa isso em voz alta, lembrando a si mesmo a promessa de Deus: "Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança" (SI 25.10). Você também não está sozinho. Ainda que as turbulências da vida tirem o chão debaixo dos seus pés, Deus é fiel e com amor guia os nossos passos em meio ao nevoeiro.

Jesus veio ao mundo, sofreu as nossas tribulações, levou sobre si o nosso pecado e morreu numa cruz para que vejamos com nitidez a sua bondade e amor. Se a visão ficar nublada, olhe para a cruz e veja o amor de Jesus por você. Olhe também para a ressurreição prometida pelo Senhor a "todos os que são fiéis à sua aliança" de perdão (SI 25.10). Não estamos sozinhos, Jesus ressuscitou e está nos guiando nas turbulências.

 

Oremos: Querido Deus, que nossos olhos sempre vejam com clareza o teu amor e a tua bondade, especialmente nos dias de aflição. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Se as tribulações ofuscam a visão, para quem devemos olhar?

Para: Domingo, 17 de Maio de 2026

Texto: João 17.1-11

"Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus." (Jo 17.9)

 

Um Deus que se importa

 

Você já pensou no quanto Deus se importa com você? Eu sei, há muitas coisas pelas quais passamos e que vemos no mundo que nos fazem pensar exatamente o contrário. É possível que você já tenha se perguntado onde estava Deus em um momento de angústia. Ou até mesmo questionado o amor de Deus ao ver tantos horrores presentes no mundo.

Há muitas coisas que nossos olhos veem, nossos ouvidos ouvem e nosso coração sente. Os membros e órgãos de nosso corpo nos ajudam a perceber os diversos problemas presentes no mundo e em nós mesmos. Como é difícil enxergar o cuidado de Deus em meio às adversidades!

Na verdade, há muitas coisas que nos enganam enquanto pensamos sobre Deus e o mundo. Já dizia um velho ditado que as aparências enganam. E como enganam! É por isso que a Bíblia é tão importante para nós. Nela, Deus fala conosco e nos revela aquilo que jamais conseguiríamos descobrir por nós mesmos: que Deus se importa conosco.

Veja, por exemplo, esta bela oração de Jesus em nosso favor: "Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus" (Jo 17.9). Essa oração nos mostra que não precisamos convencer Deus a nos amar. Ele nos ama porque se importa conosco. Ele cuida de nós porque se importa profundamente conosco. Ele nos ama tanto que mandou Jesus ao mundo para nos trazer salvação. Lembre-se: você é amado por Deus. Ele se importa com você!

 

Oremos: Querido e bondoso Deus, somos gratos porque tu te importas conosco e nos dás a salvação por meio de Jesus. Guarda-nos e protege-nos hoje e sempre. Por Jesus Cristo. Amém.

 

Reflita: Você já pensou em quem realmente se importa com você?

Para: Sábado, 16 de maio de 2026

Texto: 1º Pedro 4.12-19

"Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome." (1º Pe 4.16)

 

Um nome com significado

 

Você sabe o significado do seu nome? É verdade que nem todo nome tem um significado especial, mas muitos têm. Diversos personagens bíblicos têm um nome que reflete algo de sua história. O nome Adão, por exemplo, fala do material que Deus usou para moldar o ser humano, a saber, a terra. O nome Eva fala da esperança de que, um dia, um de seus descendentes viria para salvar a humanidade de seus pecados, por isso ela era reconhecida como mãe de toda a humanidade.

Quando a Bíblia fala de Deus, ela não lhe dá somente um nome, mas vários nomes. Cada um desses nomes menciona algo sobre o próprio Deus. Podemos ouvir falar do nome Senhor dos Exércitos, Ancião de Dias, Maravilhoso Conselheiro e muitos outros. Cada um desses nomes tem um significado muito importante. Nem sempre nos lembramos de cada um deles. Mas você certamente deve lembrar do nome Jesus Cristo. Esse nome fala de Deus agindo como nosso salvador. Jesus Cristo significa "aquele que foi separado" para salvar.

Eu não sei se o seu nome tem algum significado especial. Mas eu tenho certeza de que, se você carrega o nome de cristão, há um significado muito profundo e especial nisso. Isso quer dizer que você foi salvo dos seus pecados e que você tem um lugar no céu. Por isso, "agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome" (1º Pe 4.16).

 

Oremos: Ó santo e eterno Deus, graças te damos porque nos deste o nome de cristão. Sabemos que não merecemos esse nome, mas confiamos em tua graça e misericórdia e por isso não temos vergonha ou medo de carregá-lo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você sabe por que você tem o nome que tem?

Para: Sexta-feira, 15 de Maio de 2026

Texto: Atos 1.12-26

"Portanto, precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha junto conosco da ressurreição do Senhor Jesus." (At 1.21)

 

Um belo testemunho

 

Há coisas na vida sobre as quais não conseguimos deixar de falar. Não estou falando da obrigação de falar, como alguém que necessita falar em seu trabalho. Não é isso! Estou falando daquelas coisas que estão em nosso coração e sobre as quais é impossível ficar quieto.

Pense, por exemplo, quando você fica sabendo do nascimento de um filho ou de um neto. Ou quando você ouve palavras de esperança sobre um tratamento médico ou sobre a volta de alguém querido. É quase impossível conter a língua. Falamos porque o nosso coração está cheio de alegria.

No entanto, a vida não é feita somente de bons momentos. Isso é verdade também para aqueles que amam a Deus. Os discípulos de Jesus haviam passado por um terrível trauma ao ver a morte cruel de seu Salvador. Para piorar, uma pessoa do grupo era um traidor. A tentação era permanecer em silêncio.

Mas se eles permanecessem em silêncio, como as pessoas ouviriam sobre o amor de Deus? Como os discípulos lidariam com a mensagem que Deus havia colocado no coração deles? Por isso, eles decidiram agir: "Precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha junto conosco da ressurreição do Senhor Jesus" (At 1.21).

Há coisas na vida sobre as quais não podemos deixar de falar. O amor de Deus revelado em Jesus é a mais importante delas! Ele vive e, por isso, nós também viveremos eternamente.

 

Oremos: Ó santo e eterno Deus, tu colocaste em nosso coração a alegria da salvação. Faze-nos falar dessa alegria e darmos testemunho da ressurreição de Jesus, nosso Salvador. Em nome dele. Amém.

 

Reflita: Você já teve a oportunidade de testemunhar do amor de Deus?

Para: Quinta-feira, 14 de Maio de 2026

Texto: Lucas 24.44-53

"Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria."

(Lc 24.52)

 

Até breve!

 

          De quem você sente saudade? A palavra saudade expressa a falta ou nostalgia de alguém, lugar ou tempo. Ela é usada especialmente ao lembrar de quem amamos e está longe.

Alguns dizem que a saudade é bonita, pois reflete boas lembranças e momentos felizes. Outros a consideram dolorosa, especialmente quando envolve a perda de alguém querido, tornando-se uma companhia permanente. Apesar dos desafios, é um alívio quando a saudade acaba.

A ascensão de Jesus marca a segunda despedida dos discípulos de seu Mestre. A primeira foi dolorosa, na crucificação, quando, sem entender que ele ressuscitaria, os discípulos experimentaram um luto profundo. Contudo, no domingo de Páscoa, a saudade deu lugar à alegria com a ressurreição. Na ascensão, a saudade retorna, mas com um significado diferente.

Jesus sobe aos céus diante dos discípulos e, surpreendentemente, isso não traz tristeza. Pelo contrário, o evangelista Lucas relata: "Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria" (Lc 24.52). A alegria vem do fato de que essa despedida não é definitiva, mas um "até breve", pois Jesus prometeu voltar em glória.

Essa saudade alegre é parte da vida cristã. Ansiamos estar com Jesus e aguardamos, com esperança, o dia especial de sua volta. Da mesma forma, aguardamos o reencontro com aqueles que amamos e que já estão com o Senhor. Com o coração cheio de alegria e a certeza da salvação, vivemos essa espera com fé e esperança.

 

Oremos: Querido Jesus, enche o meu coração de esperança enquanto aguardo o teu retomo, quando todo pranto dará lugar à alegria, por teu amor gracioso. Amém.

 

Reflita: De quem você sente saudade?

Para: Quarta-feira, 13 de Maio de 2026

Texto: Efésios 1.15-23

"E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês." (Ef 1.17)

 

Transformados

 

          A jornada do conhecimento é cheia de surpresas e transforma nossa visão ao aprendermos algo novo. Nesse processo, os professores têm papel essencial, guiando seus alunos. Jesus foi o Mestre por excelência. Suas lições maravilhavam as pessoas e transformavam vidas. Seus discípulos aprenderam tudo o que precisavam sobre a salvação. Porém, com a ascensão de Jesus, surgiu a pergunta: como continuariam a aprender?

Após a ascensão de Jesus, não demorou para chegar o esperado dia do Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e, a partir de então, seria o guia e professor deles na Palavra e na tarefa de ensinar. Esse maravilhoso dom do Espírito Santo de guiar no conhecimento da salvação, Paulo reafirma quando escreveu aos Efésios: "E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer" (Ef 1.17).

Isso serve para nós hoje, pois Deus continua a ensinar o seu povo com a sua Palavra através do Espírito Santo. Pelo poder do Espírito, somos guiados à fé verdadeira e assim podemos confessar com toda a igreja cristã nossa fidelidade ao Deus triúno e a salvação em Jesus. Esse ensino é transformador, nos traz das trevas do pecado para a maravilhosa luz de Cristo e faz de todo aquele que crê uma nova criatura que já passou da morte para a vida. Hoje, essa Palavra chega a você e o torna novo pelo perdão e amor de Deus. Confie nele e o mais ele fará.

 

Oremos: Santo Espírito, em tuas mãos minha vida se toma nova. Dá-me a sabedoria que vem do céu para me manter na fé em Jesus. Amém.

 

Reflita: O que você aprendeu que mudou sua vida ou sua perspectiva?


Para: Terça-feira, 12 de Maio de 2026

Texto: Atos 1.1-11

"Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas." (At 1.8)

 

Testemunhas de Cristo

 

Você sabe o que é uma testemunha? Geralmente, no uso popular, ser uma testemunha é falar o que você viu e ouviu. É muito comum que as testemunhas sejam levadas a um tribunal para dizer sua perspectiva sobre um fato e assim conduzir o júri a uma decisão justa.

No livro bíblico de Atos temos a promessa de Jesus de que "quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas" (At 1.8). Para os primeiros discípulos, ser uma testemunha de Jesus era relativamente fácil, pois viram Jesus ressurreto, sua ascensão aos céus e receberam o Espírito Santo no Pentecostes. Eram testemunhas muito fiéis, pois falavam daquilo que tinham visto e ouvido. Seu testemunho é fiel e nós confiamos nele.

Como nós podemos ser testemunhas de Cristo hoje? Nosso testemunho está intimamente ligado à Palavra de Deus, ou seja, testemunhamos daquilo que cremos conforme está registrado na Escritura: que Jesus morreu na cruz pelos pecados do mundo e, ao terceiro dia, ressuscitou, vencendo a morte e o diabo, concedendo vida eterna e salvação. Esses fatos testemunhados por discípulos de Jesus foram registrados na Escritura para que possamos conhecer a boa-nova e, pelo poder do Espírito Santo, crermos em Cristo.

Hoje, você recebe essa mensagem que vem de muito longe e que atravessou os séculos para que você seja salvo pela fé em Jesus e para que, pelo poder do Espírito Santo, você também seja uma testemunha da sua Palavra. Na certeza da salvação em Jesus, anunciamos o seu amor ao mundo.

 

Oremos: Querido Jesus, envia o teu Espírito Santo para que eu creia em ti e seja uma testemunha do teu amor. Amém.

 

Reflita: Como podemos testemunhar sobre nossa fé?

Para: Segunda-feira, 11 de Maio de 2026

Texto: Salmo 47

"Deus está sentado no seu santo trono; ele reina sobre as nações." (SI 47.8)

 

Deus, o rei de toda a terra!

 

          Quem governa as nações atualmente? No Brasil, observamos a disputa entre potências mundiais por riqueza, poder e influência. Em nosso mundo globalizado, o país mais poderoso parece "mandar" nos outros. Mas quem pode limitar esse poder? A questão dos limites nos preocupa, pois algumas nações possuem armas capazes de destruir o mundo.

O Salmo 47, porém, nos aponta para o verdadeiro Rei: "Deus está sentado no seu santo trono; ele reina sobre as nações" (SI 47.8). Deus, o Senhor, governa sobre toda a terra. Ele não reina apenas sobre Israel, mas sobre todas as nações. Seu poder é incomparável, pois ele criou todas as coisas e conduz a história do mundo, submetendo as nações à sua vontade.

Ainda assim, a história humana é marcada por guerras, caos e sofrimento. Como Deus governa em meio a tudo isso? Vivemos as consequências do pecado, mas não para sempre. Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, que, pela cruz, destruiu o pecado e toda a maldade. Já vivemos a salvação que nos consola e fortalece, mas também aguardamos a volta de Cristo, quando todo o mal terá fim.

 Quando Cristo voltar, tudo será renovado: não haverá morte, dor, pranto ou tristeza. No tempo certo, Deus manifestará seu poder e transformará este mundo. Até lá, confiamos em suas promessas e no seu amor, certos de que, em suas mãos, temos a salvação. Mesmo diante de um mundo tão complexo, Deus nos conduz.

 

Oremos: Bondoso Deus, ajuda-me a aguardar a volta de Cristo com paciência e fé. Ensina-me a confiar em ti, sabendo que o teu poder governa céus e terra. Amém.

 

Reflita: Como podemos perceber o poder de Deus na nossa vida e no mundo?

Para: Domingo, 10 de maio de 2026

Texto: João 14.15-21

"Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre." (Jo 14.16)

 

Nunca sozinhos

 

O medo do abandono nos acompanha. Desde muito cedo, percebemos que a vida é repleta de mudanças. Mesmo com o cuidado e dedicação da mais maravilhosa e presente mãe, as mudanças, inesperadas ou planejadas, dão espaço para inseguranças. Como lidar com os abandonos?

Jesus tinha um plano bem definido quando se fez gente e habitou entre nós. Ao anunciar que era necessário que ele morresse e ressuscitasse, alguns discípulos não aceitaram muito bem esse plano. "Como assim vamos ficar sem o Mestre, o Messias tão esperado? Como iremos continuar a vida aqui sem as palavras que dão vida eterna? Como veremos o Pai sem Jesus por perto?" Jesus, então, prometeu: "Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre" (Jo 14.16). Sim, Jesus intercede por nós e o Pai envia o Espírito Santo, o Auxiliador, o Consolador, Deus que cria a fé por meio da Palavra e vive em nós.

"Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês" (Jo 14.18), assegurou Jesus aos discípulos. E, após morrer para pagar por nossos pecados e ressuscitar, Jesus foi ao encontro dos discípulos.

Ainda carregamos muitos medos e inseguranças. Enfrentamos vários abandonos, promovemos outros. Alguns são necessários, outros revelam quebras, pecados, corrupção, maldade. No entanto, seja qual for a nossa situação e os abandonos que enfrentamos, Jesus promete sua presença, com seu Espírito Santo. Em qualquer situação, não há abandono humano que apague a certeza de que Jesus jamais nos deixará abandonados.

 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por nunca me abandonares. Amém.

 

Reflita: O que muda ao saber que você nunca será abandonado por Deus?

Para: Sábado, 09 de maio de 2026

Texto: 1º Pedro 3.13-22

"Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados." (1º Pe 3.14)

 

Deus em meio ao sofrimento

         "O que eu fiz para merecer isso?" é a pergunta que vem à mente quando o sofrimento que enfrentamos parece grande demais em comparação aos nossos pecados, quando somos injustamente humilhados ou rejeitados. Diante do sofrimento, perguntamos a Deus as razões de tanta dor e se ele realmente se preocupa conosco.

Como reagir, então, quando ouvimos as palavras de Deus por meio do apóstolo Pedro: "Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados" (1º Pe 3.14)? E, para "piorar", Jesus disse que precisamos tomar a nossa própria cruz e segui-lo, e que seríamos odiados por causa do nome dele!

Ninguém quer sofrer. Mas sofrer faz parte de toda experiência humana. E o que Jesus nos oferece, ao sofrer o mais terrível sofrimento morrendo pelos pecados de todos nós, é a certeza de que não enfrentaremos o inferno, o sofrimento eterno. Sim, o sofrimento um dia acabará! Por isso, quando sofremos por fazer o que é certo aos olhos de Deus, somos felizes porque esse mesmo Deus nos deu paz por meio de Jesus. Esse mesmo Deus, no dia do juízo final, não nos condenará porque Jesus nos cobre com a sua justiça, a sua vitória sobre a morte. "Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus" (1º Pe 3.18).

Seja qual for o sofrimento pelo qual você está passando, não fique preocupado: Jesus conduz você até o Pai. Deus está com você, mesmo em meio ao sofrimento.

 

Oremos: Senhor, meu Deus, em meio aos sofrimentos, lembra-me de que, por causa de Jesus, um dia eu ressuscitarei e toda dor acabará. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como lembrar que Deus está com você em meio ao sofrimento?

Para: Sexta-feira, 08 de maio de 2026

Texto: Atos 17.16-31

'"O que é que esse ignorante está querendo dizer?'... Diziam isso porque Paulo estava anunciando Jesus e a ressurreição." (At 17.18)

 

Apesar da nossa ignorância

 

          Não é incomum pensarmos que sabíamos a resposta para uma determinada situação e, no fim, estávamos errados. Ignorância, pecado e orgulho andam de mãos dadas em muitas ocasiões.

Em Atenas, o apóstolo Paulo foi para a praça pública. Lá, ele encontrou pessoas de todos os tipos, bem instruídas, professores e pessoas comuns, curiosas para aprender novas coisas. Ao ouvir Paulo, alguns professores disseram: '"O que é que esse ignorante está querendo dizer?' Outros comentavam: 'Parece que ele está falando de deuses estrangeiros'. Diziam isso porque Paulo estava anunciando Jesus e a ressurreição" (At 17.18).

Apesar dessa primeira recepção não muito calorosa, Paulo continuou falando sobre quem nós somos, quem é o Deus Criador, e como ele nos oferece uma nova vida por meio de Jesus, apesar da nossa ignorância e orgulho: "No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados" (At 17.30). Deus não está longe de cada um de nós, Paulo afirmou. Muitas pessoas, ao ouvirem sobre a ressurreição de Jesus, zombaram de Paulo. Mas algumas pessoas creram.

Apesar do nosso orgulho e ignorância, Deus continua proclamando seu amor. Ele quer estar perto de nós e deseja nos trazer paz e vida eterna em Jesus. A mensagem da vida em Jesus continua sendo anunciada. A notícia que parece loucura aos nossos ouvidos ignorantes e orgulhosos, miraculosamente transforma ignorantes e orgulhosos como nós, em servos que recebem vida abundante.

 

Oremos: Jesus, não permitas que meu orgulho e ignorância me afastem da verdade e vida em ti. Amém.

 

Reflita: Como a ressurreição de Jesus afeta o seu dia?

Para: Quinta-feira, 07 de maio de 2026

Texto: Salmo 66.8-20

"Porém Deus, de fato, me ouviu e respondeu à minha oração." (SI 66.19)

 

O meu sofrimento e Deus


          Em meio às tempestades da vida, geralmente temos a impressão de que Deus não está nos ouvindo. Pedimos a ele que nos livre do sofrimento, mas acidentes e tragédias continuam acontecendo. Pedimos curas, no entanto, a doença vai vencendo nosso corpo. Pedimos mais dinheiro, e nos sentimos lutando para ao menos manter o emprego. Pedimos felicidade, e a batalha contra a angústia e a tristeza parece distante de um fim.

No Salmo 66, lemos o autor reconhecendo: "Porém Deus, de fato, me ouviu e respondeu à minha oração" (SI 66.19). No entanto, lendo o salmo todo, vê-se que o povo de Israel enfrentou sofrimentos e dias difíceis em sua caminhada. Deus permitiu que o povo fosse "pisado" por inimigos!

Os dias difíceis, as cargas pesadas que dobram nossas costas, nos fazem refletir sobre o quão frágeis e fracos somos, o quanto a vida escapa de nosso controle e como precisamos de uma nova. Ao enviar Jesus para levar sobre si o nosso sofrimento e castigo pelos pecados, Deus faz mais do que responder às nossas orações. Ele cumpre sua promessa de amor, o seu plano de nos trazer de volta para ele, de nos salvar.

Não, Deus não deixou de nos ouvir quando sofremos. Deus está conosco em nosso sofrimento, ouvindo nosso lamento e erguendo nosso olhar para ele e para a vida que oferece por meio de Jesus. O sofrimento não afasta Deus de nós: "Ele não deixou de ouvir a minha oração e nunca me negou o seu amor" (SI 66.20). Um dia, todo o sofrimento acabará. Até lá, louvamos a Deus por seu amor e por nos ouvir, em dias bons ou maus.

 

Oremos: Senhor Deus, nos dias felizes e nos dias de dor, lembra-me de que o teu amor dura para sempre. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: É difícil agradecer quando você sofre? Por quê?

Para: Quarta-feira, 06 de maio de 2026

Texto: Colossenses 3.5-17

"E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas."

(Cl 3.14)

 

Ser mãe é... amar!

 

          Em todo lugar há gente querendo ensinar mães a serem mães, já notou? É até uma coisa geracional: a próxima geração sempre acreditará que descobriu uma forma infinitamente melhor de educar as crianças do que a geração anterior. Mas qual é a forma certa de educar um filho: uma forma restritiva em que nada é permitido? Ou uma forma permissiva que autoriza tudo?

O ideal seria uma educação que equilibrasse restrições e permissões. No entanto, na prática, um equilíbrio perfeito é quase impossível. Assim, se você for mãe, não se culpe tanto por errar tentando acertar - você não é perfeita. Se você for filho, compreenda e continue honrando a sua mãe, ainda que ela tenha errado com você - você também não é perfeito.

Em um contexto de pressão social para seguir certas práticas que afastavam as pessoas da mensagem da cruz, o apóstolo Paulo recomenda às pessoas da cidade de Colossos: "Acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas" (Cl 3.14). E se tem uma coisa que mães e filhos sabem ter é amor! Amor não é aceitar tudo e qualquer coisa. Amor não é proibir tudo e qualquer coisa. Amor é... é o que mesmo?

 Amor é olhar para além de mim mesmo. É olhar para o lado e servir ao outro do melhor jeito que se pode. Foi isso que Jesus Cristo fez por você: ele amou você tanto que não se importou com o seu próprio sofrimento para que você pudesse ser perdoado e salvo. Agora, ele entrega tudo isso a você de graça.

 

Oremos: Deus de amor, agradecemos-te por ter enviado Jesus para nos servir com o perdão. Ajuda-me a refletir esse amor nas minhas interações com as pessoas da minha família. Por Jesus Cristo. Amém.

 

Reflita: O que impede você de buscar uma postura de amor na sua família?

Para: Terça-feira, 05 de maio de 2026

Texto: Efésios 6.1-4

"Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo." (Ef 6.1)

 

Se eu tivesse escutado...

 

"Ah, se eu tivesse ouvido o que a minha mãe me dizia", diz um homem ao outro. "Ah, é?", responde o outro, "e o que ela dizia?" "Eu não sei: eu não ouvi!", responde o primeiro. Essa piadinha reflete a realidade de todas as pessoas que tiveram a bênção de conviver com sua mãe: por muitos motivos, às vezes achamos que as atitudes e os conselhos de nossa mãe são ultrapassados ou até mesmo ruins para nós.

É verdade que as mães podem errar. Entretanto, com o tempo, vamos percebendo que, se tivéssemos ouvido mais os conselhos delas, talvez teríamos "quebrado a cara" menos vezes. Como é bom perceber isso em tempo e agradecer a ela!

A gratidão pela e para a mãe é uma das formas mais lindas de observar um dos mais importantes mandamentos dados por Deus: "Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando" (Êx 20.12). Paulo escreve que esse é "o dever cristão de vocês" (Ef 6.1), porque a autoridade dos pais não vem deles mesmos, mas vem da própria autoridade de Deus. Portanto, ao honrar e agradecer à mãe, honramos e agradecemos indiretamente a Deus, que nos deu essa mãe.

Por isso, se você tem a oportunidade de agradecer à sua mãe ainda, faça isso hoje mesmo! E se você não a tem mais aqui, ore a Deus agradecendo pelo tempo que você teve ao lado dela. Lembre-se da promessa de Deus de que, um dia, entraremos em definitivo na grande festa da vitória dele, juntamente com todos aqueles que partiram com a fé na obra de Jesus por nós e em nosso lugar.

 

Oremos: Senhor, muito obrigado por minha mãe! Ajuda-me a demonstrar essa gratidão em palavras e ações. Por Jesus Cristo, meu Salvador. Amém.

 

Reflita: Como demonstrar gratidão pela minha mãe hoje?

Para: Segunda-feira, 04 de maio de 2026

Texto: Isaías 66.10-16

"Como a mãe consola o filho, eu também consolarei vocês." (Is 66.13)

 

No colo de Deus

 

          Num descuido no meio da brincadeira, você, ainda criança, cai e seus olhos imediatamente procuram pela sua mãe. Em meio a frases de mãe do tipo "eu não falei para você se cuidar?", ela se aproxima, pega você no colo e... tudo se acalma! Deu saudade desse tempo, né?

Deus usa justamente a imagem de uma mãe consolando um filho para garantir ao povo de Israel no Antigo Testamento que haverá um dia em que ele próprio o consolará. Mas consolará do quê?

O profeta Isaías aponta para a hipocrisia de muitas pessoas. Acredite se quiser: muitos achavam que estava tudo bem fazer as maiores atrocidades na sua vida "pessoal", desde que fossem ao templo oferecer sacrifícios a Deus! Na verdade, até hoje tem gente que pensa que a fé só tem serventia no momento da igreja, ou então, no desespero. Isso é uma consequência do que chamamos de pecado e está mais perto do que imaginamos. "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.23), inclusive você!

Quando reconhecemos essa triste verdade, caímos em desespero. E, como crianças, buscamos quem nos ajude, quem nos console. É aí que vemos Jesus Cristo de braços abertos, mas de mãos e pés cravados, pendurado na cruz, pagando a nossa dívida! É Deus nos pegando no colo e nos consolando com a esperança de um novo lugar onde todo esse sofrimento não existirá mais, pois o pecado foi derrotado por Jesus! "Como a mãe consola o filho, eu também consolarei vocês" (Is 66.13). Esse é o consolo de Deus para você hoje.

 

Oremos: Senhor, reconheço que sou fraco e que preciso do teu perdão. Renova em mim a confiança no teu amor e a esperança no teu consolo. Por Jesus. Amém.

 

Reflita: Quantas vezes este Deus já pegou você no colo? 

Para: Domingo, 03 de maio de 2026

Texto: João 14.1-14

"Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim." (Jo 14.1)

 

Remédio contra a aflição

 

          De vez em quando, ou até diariamente, nos deparamos com dores e sofrimentos. Muitos anúncios prometem: para tudo há um remédio! No entanto, um remédio de que precisamos não é vendido em lugar algum: o remédio contra a aflição.

Em certa ocasião, Jesus viu que seus discípulos estavam aflitos. Então, ele lhes disse: "Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim" (Jo 14.1). Tais palavras foram ditas enquanto Jesus seguia para sua crucificação. Mesmo sem ter qualquer culpa, Jesus sofreu. Foi traído, envergonhado e humilhado, mas suportou toda a aflição e seguiu até a cruz, onde se entregou à morte por amor ao mundo. A boa notícia é que Jesus não ficou morto, mas ressuscitou. Jesus venceu a morte para dar ao mundo o alívio que vem do perdão de Deus.

Sem o perdão, não conheceríamos o mais doce de todos os remédios. Certamente, muitas aflições são inevitáveis, mas também é verdade que elas não são o fim para os seguidores de Jesus, pois ele garante paz e refúgio a todos que nele creem. Confiar em Jesus e receber seu perdão é o bálsamo contra a dor, o sofrimento e a falta de esperança.

Diante de dores e sofrimentos, olhe para Jesus, que está de braços abertos para receber você. Conhecer Jesus é conhecer o verdadeiro Deus, que ama você a ponto de morrer em seu lugar e reviver para dar o precioso remédio contra a aflição. Aconteça o que for, Jesus garante: "Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20).

 

Oremos: Salvador Jesus, por teu amor demonstrado na cruz, concede-me a certeza do teu perdão. Diante de aflições, que tua presença seja meu remédio restaurador. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Nas aflições, como podemos encontrar remédio em Jesus?

 

Para: Sábado, 02 de maio de 2026

Texto: 1º Pedro 2.2-10

"Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos." (1º Pe 2.2)

 

Alimento que constrói

 

As autoridades em saúde recomendam que o primeiro alimento de um recém-nascido seja exclusivamente o leite materno. Outro alimento é perigoso para sua saúde e desenvolvimento.

Tal como um bebê precisa do leite materno a fim de crescer e ficar forte, todo ser humano necessita da Palavra de Deus. Por isso, o apóstolo Pedro escreveu: "Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos" (1º Pe 2.2). A Palavra de Deus é o alimento que nos sustenta e transforma, promovendo o crescimento espiritual rumo à maturidade em Cristo.

O apóstolo também compara os que confiam em Deus a um templo único e vivo. Essa estrutura não é feita de tijolos, mas de pessoas chamadas a confiar em Cristo e viver conforme a vontade de Deus.

A Bíblia afirma que, ao morrer na cruz e ressuscitar, Cristo nos tirou das trevas para a luz, fazendo de nós seu povo escolhido e propriedade exclusiva de Deus. Através da Palavra de Deus, o Espírito Santo continuamente nos edifica. Assim, todos que confiam em Deus são integrados nessa grande obra, esse templo vivo, onde o próprio Deus faz morada.

Assim como o corpo cresce e amadurece, a fé em Cristo nos edifica à medida que nos alimentamos da sua Palavra. Confiando na presença e providência de Deus, somos edificados, fortalecidos e transformados diariamente.

 

 Oremos: Gracioso Deus, agradeço-te por conhecer o teu amor e saber que na tua Palavra encontro o verdadeiro alimento que nutre, sustenta e fortalece minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Qual a importância de alimentar-se da Palavra de Deus?

Para: Sexta-feira, 1º de maio de 2026

Texto: Mateus 11.28-30

"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." (Mt 11.28)

 

Um convite ao descanso

 

De uns tempos para cá, tem sido atraente a promessa de diminuir a carga de trabalho. Uma razão seria investir mais tempo em descanso, lazer e família. Hoje, entretanto, parece que estamos mais ocupados: tarefas acumuladas, trabalho levado para casa e preocupações para o travesseiro.

Ainda que seja desgastante, a Bíblia mostra que o trabalho não é um castigo de Deus, mas que o ser humano foi criado para trabalhar e para descansar. Todavia, por conta da desobediência, o cansaço e a fadiga são consequências que o pecado coloca na vida humana até hoje.

Quando falamos em descanso, geralmente pensamos em fazer uma pausa, mas a Bíblia convida a enxergar além: o verdadeiro descanso que vem da presença de Jesus. Descansar é, sim, ter um tempo para a restauração do corpo e da mente, como também é ter um tempo dedicado ao cuidado espiritual. Isso porque o propósito de Deus para a humanidade não é uma rotina de trabalho sem parar, mas desfrutar da presença dele - seja no trabalho, seja no descanso.

 Descansar de verdade é mais do que parar e buscar alívio numa distração. Descansar de verdade é participar do descanso que Deus oferece, é ouvir Jesus dizendo: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso" (Mt 11.28). Jesus carregou sobre si a carga do nosso pecado e nos garante a salvação. Essa é a promessa que temos na Palavra de Deus, na qual Jesus nos faz um convite ao descanso e à certeza de estarmos sob os cuidados de Deus.

 

Oremos: Salvador Jesus, obrigado por proveres o descanso temporário e eterno. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Você tem desfrutado do descanso com Deus?

Para: Quinta-feira, 30 de abril de 2026

Texto: Salmo 146

"O Senhor sempre cumpre as suas promessas." (SI 146.6)

Em quem confiar?

Muita gente vive uma séria crise de confiança. Seja em relação a um governante, colega de trabalho ou até na própria família, parece que está cada vez mais difícil ter em quem confiar. Mais do que admitir esse fato, o Salmo 146 recomenda não colocar a confiança em seres humanos.

Essa recomendação diz respeito não só às outras pessoas, mas também a nós mesmos, pois somos falhos e imperfeitos. Muitas vezes demonstramos uma autoconfiança exagerada: acreditamos que tudo depende de nós ou que temos o controle de tudo, quando, na verdade, somos mais limitados e incapazes do que queremos admitir.

Já faz muito tempo que o Salmo 146 foi escrito, mas seu testemunho vale para todas as épocas: ele mostra que Deus cuida dos oprimidos, alimenta os famintos, liberta os presos e protege os estrangeiros, órfãos e viúvas. Nesse sentido, ao contrário de colocar nossa confiança em seres humanos, ele afirma: "O Senhor sempre cumpre as suas promessas" (SI 146.6). Confiar em Deus é ouvir, aceitar e receber o que o Senhor oferece na sua Palavra, pois suas promessas não falham e a sua fidelidade permanece para sempre.

Na Bíblia, Deus demonstra seu amor para com os seres humanos, cumprindo suas promessas. Certamente, a maior promessa está cumprida na vinda do Salvador Jesus, que na cruz se entregou à morte por amor ao mundo e, vitorioso, também ressuscitou. Graças a Jesus, Deus oferece a você o pleno perdão, alegria e vida eterna e chama você a confiar toda sua vida a ele. 

Oremos: Gracioso Deus, obrigado por teu amor demonstrado ao mundo e a mim. Guarda-me nessa certeza para sempre. Em Cristo. Amém.

Reflita: Você reconhece as promessas de Deus em sua vida?

Para: Quarta-feira, 29 de abril de 2026

Texto: Atos 6.1-7

"Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro." (At 6.2)


Uma questão de prioridade 

          Nos dias de hoje, valorizam-se profissionais capazes de desempenhar várias funções. No entanto, o que dizer de quem, ao assumir tantas responsabilidades, acaba negligenciando sua principal tarefa? Algo parecido ocorreu na primeira igreja de Jerusalém, onde os apóstolos enfrentaram dificuldades administrativas: algumas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição de ajuda.

Não se tratava de má-fé, mas do excesso de funções atribuídas aos apóstolos, que comprometia a pregação da Palavra e a oração. Eles próprios constataram o problema: "Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro" (At 6.2).

 A solução foi sábia: nomear pessoas fiéis a Deus e apresentá-las oficialmente para a igreja. Assim, surgiu uma possibilidade de modelo para a organização funcionar bem: distribuir tarefas. Dar oportunidade para mais pessoas ajudarem de acordo com seus dons e capacidades.

Nas igrejas de hoje, vemos algo semelhante: pastores se dedicam ao ensino e à pregação da Palavra, enquanto outros assumem responsabilidades administrativas e práticas. Esse equilíbrio reflete o ensino de que Deus concede dons diferences a cada um para o benefício de toda a igreja.

Quando cada um usa seus dons conforme a vontade de Deus, o trabalho no Reino avança e o evangelho de Jesus Cristo é proclamado, como aconteceu na igreja primitiva: "A palavra de Deus continuava a se espalhar. O número de seguidores de Jesus crescia cada vez mais" (At 6.7).

Oremos: Querido Deus, ajuda-nos a reconhecer os dons que tu nos deste e a usá-los para o trabalho do teu Reino. Por Jesus. Amém.

Reflita: Que dom Deus lhe deu que pode ser usado no trabalho da igreja?

Para: Terça-feira, 28 de Abril de 2026

Texto: Filipenses 4.4-9

"Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam." (Fp 4.6)

 

Ajuda que vem de Deus

 

Como você está neste momento: agitado ou tranquilo? Uma dose de agitação é até saudável, pois se trata de uma reação natural às tensões do dia a dia. Mas quando é exagerada e traz sofrimento, a ansiedade indica a necessidade de acompanhamento médico e psicológico.

Paulo dá algumas recomendações aos filipenses que nos fazem olhar para a ajuda que vem de Deus na ansiedade. Ele recomenda: "Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor" (Fp 4.4). A fonte da alegria é o próprio Jesus, que é capaz de aliviar a nossa agitação, pois nos ama e cuida de nós. Ele pagou pelos nossos pecados na cruz e nos garantiu salvação. Estar unido com ele é muito importante.

 Além disso, Paulo diz que a oração é outro recurso valioso: "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam" (Fp 4.6). Na oração, desabafamos e depositamos nossos problemas diante do próprio Deus e ele é convidado a agir. Ele é todo-poderoso e podemos descansar em suas promessas.

 Paulo também menciona uma "paz de Deus, que ninguém consegue entender" (Fp 4.7). Somente unidos com o Senhor, tendo alegria e colocando o que causa ansiedade diante dele em oração, é possível ter paz e serenidade, mesmo em meio aos problemas.

No final, o apóstolo faz um alerta sobre o que colocamos na cabeça. Pensar demais em problemas, dificuldades, tragédias e guerras somente piora o quadro. Encha sua mente com amor, alegria, boas conversas e especialmente com a Palavra de Deus. Isso pode ajudar bastante. 

Oremos: Querido Deus, obrigado pela paz que está em ti. Ajuda-nos a ter essa paz e descansar nela. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como podemos descansar de nossa agitação em Deus?

Para: Segunda-feira, 27 de Abril de 2026

Texto: 1º Reis 19.1-18

"Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida!" (1º Rs 19.4)

 

A terapia de Deus 

Uma tristeza muito grande pode se manifestar numa doença ou desejo de não continuar vivendo mais. Elias passava por isso. O profeta, temendo as ameaças da rainha Jezabel, fugiu para o deserto. Seu isolamento agravou o problema. Com uma visão distorcida da realidade, sentindo-se um fracasso, Elias pediu: "Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida!" (1º Rs 19.4). Apesar de ter testemunhado o poder de Deus, Elias estava focando apenas nas dificuldades.

Deus, porém, foi até Elias através de um anjo. Que maravilha saber que Deus também vem ao nosso encontro, especialmente em nossos momentos de fraqueza! Assim como cuidou do profeta, ele cuida de nós.

 A terapia divina de Elias começou pelo básico: descanso, alimentação e hidratação. Quando a alma está ferida, é essencial começar cuidando do corpo. Em seguida, colocar para fora toda a tristeza e frustração. É bom compartilhar o que dói com alguém, melhor ainda com o próprio Deus. Na terceira etapa, Deus lembra a Elias que ele estava no controle: havia preservado sete mil pessoas fiéis. Isso aliviou o coração do profeta, permitindo-lhe descansar no poder e na graça divina.

Deus também nos providencia um cuidado maravilhoso. Por meio de profissionais da saúde, cuida de nosso físico e emocional. E também cuida da nossa alma, por meio de Jesus. Assim como Deus mostrou a Elias que estava no controle, Jesus nos lembra que, por meio de sua morte e ressurreição, podemos descansar na certeza do seu cuidado.

 

Oremos: Querido Deus, ajuda-nos a descansar na tua graça e a confiar no teu poder, especialmente nos dias de desânimo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você conhece alguém que precisa ouvir: "Deus cuida de você"?

Para: Domingo, 26 de Abril de 2026

Texto: João 10.1-10

"Ele vai na frente delas, e elas o seguem, porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho!" (Jo 10.4-5)

 

A voz que nos guia

 

Carlos levou sua filha a um parque movimentado. Entre risos e brincadeiras, ele se distraiu e Sofia se perdeu na multidão. Desesperado, começou a gritar o nome da filha e muitas pessoas fizeram o mesmo para ajudar. Nada foi mais reconfortante para Sofia do que ouvir a voz do seu pai. Quando finalmente a escutou, correu para seus braços, sentindo-se segura e amada.

Muitas vezes nos sentimos perdidos e ouvimos vozes tentando atrair a nossa atenção. Por todos os lados, pessoas tentam nos convencer com receitas de felicidade, sucesso, cura e bem-estar. Mas em quem acreditar?

Jesus, o Bom Pastor, chama cada ovelha pelo nome. Aqueles que creem nele "o seguem, porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho" (Jo 10.4-5).

A palavra que sai da boca de Jesus é diferente e não consiste em promessas vazias de uma vida boa e fácil neste mundo. Elas apontam para o que mais precisamos - a comunhão com o Criador. Por isso, diante do pecado que nos separa de Deus, aquele que se entregou por nós na cruz diz: "Os seus pecados estão perdoados, fique em paz, não há mais condenação". Como é bom escutar a Palavra de Jesus. Como é gratificante ouvir uma mensagem em que a voz dele seja anunciada.

Que o Espírito Santo nos faça discernir a voz do Bom Pastor em meio às distrações e enganos deste mundo, para o seguirmos com confiança, encontrando nele a paz que ninguém mais pode dar.

 

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-nos a reconhecer a tua voz. Agradecemos pela Hora Luterana, que produz o "Cinco Minutos com Jesus", fazendo a tua voz chegar às pessoas. Em teu nome. Amém.

Reflita: Onde encontrar a palavra de Jesus, o Bom Pastor?

                 Para: Sábado, 25 de Abril de 2026

Texto: 1º Pedro 1.17-25

"Amem uns aos outros com todas as forças e  com um coração puro." (1º Pe 1.22)

 

Amor que transforma

 

          O amor é um tema muito presente em nossa vida. Músicas, filmes e postagens em redes sociais falam de amor e muitas culturas ao redor do mundo o celebram. Mas será que todos entendem o que significa amar?

 Amar é abandonar a si mesmo em favor do outro. Envolve perder algo de si para que o outro ganhe. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; nunca desiste, mas tudo suporta (1º Co 13.5,7). Apesar de toda a poesia e de tantas palavras sobre o amor, ele permanece um milagre.

Por isso, a orientação bíblica dada pelo apóstolo Pedro, para que os cristãos "amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro" (1º Pe 1.22), é muito mais do que uma regra ou um conselho motivacional. Pedro reconhece a dificuldade humana de amar. No entanto, ele testemunhou o sacrifício salvador de Cristo na cruz e sabe que agora a vida do cristão está enraizada em Deus.

Pela fé, o amor passa a fluir em nossa vida, pois ela nos conecta àquele que se doou por completo na cruz. O amor que brota do perdão conquistado por Cristo tem o poder de transformar vidas, unir pessoas diferentes, romper barreiras e construir pontes.

Em um mundo que frequentemente usa o amor como uma palavra vazia ou com segundas intenções, Deus continua nos chamando para amar "com todas as forças" e sem esperar nada em troca. Assim, ele cuida deste mundo e demonstra a sua maneira de amar - seu ato salvador ao entregar o próprio Filho para morrer na cruz, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Oremos: Senhor, ajuda-nos a amar o nosso próximo com um coração puro, abandonando o egoísmo e refletindo o teu amor em todo o nosso viver. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como podemos demonstrar mais amor?

                                 Para: Sexta-feira, 24 de Abril de 2026

Texto: Atos 2.42-47

"E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações." (At 2.42)

Não se isole

          Ana cresceu em uma família que costumava frequentar igreja regularmente. Porém, com o passar do tempo, compromissos e as distrações da vida a afastaram da comunhão cristã. Sem perceber, ela passou a encontrar justificativas para não se envolver. Parecia suficiente assistir às mensagens online e orar de vez em quando.

 O que aconteceu com Ana reflete algo que tem se tornado comum: o aumento dos "desigrejados" - pessoas que se consideram cristãs, mas não frequentam a igreja, vivendo sua fé de forma individual.

Contudo, o exemplo da igreja primitiva mostra algo diferente. "E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações" (At 2.42). A igreja é a família de Deus, reunida em torno de Jesus, que une pessoas diferentes em um só corpo. A fé cristã, portanto, não nos isola, pelo contrário, nos conduz para a comunhão.

 Nessa comunhão, encontramos apoio diante das dificuldades, compartilhamos o perdão e a esperança nas promessas de Deus. A cada dia, mais pessoas são chamadas à fé, atraídas pela presença de Jesus e pelo testemunho de seu povo.

Portanto, não se isole. Busque a presença de Jesus na igreja, onde você poderá ouvir a Palavra de Deus, receber o perdão, participar da Santa Ceia e caminhar junto com essa família de pessoas perdoadas, refletindo o amor de Deus a um mundo que tanto precisa dele.

Oremos: Amado Senhor, ajuda-nos a valorizar a comunhão e o teu ensino e a testemunhar da boa notícia da salvação, para que muitos sejam salvos em Cristo. Em nome dele. Amém.

Reflita: Quais são as bênçãos de ter comunhão na igreja?  

Para: Quinta-feira, 23 de Abril de 2026

Texto: Salmo 23

"Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas." (SI 23.2)

Você precisa descansar?

Lucas era um jovem cheio de sonhos, mas vivia sobrecarregado. Trabalhava muito, tentando alcançar sucesso em um mundo competitivo. Ainda assim, sentia que seus esforços nunca eram suficientes. A culpa e a frustração pesavam sobre ele, deixando-o exausto.

Essa situação, comum em nossos dias, é contrastada pelo Salmo 23. Ao dizer que o Senhor "me faz descansar em pastos verdes" (SI 23.2), o salmista cria uma imagem de relaxamento e conforto. Mas como alguém pode descansar assim?

A resposta está em Jesus Cristo. Ele é o Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas (Jo 10.11). Na cruz, Jesus realizou o trabalho mais cansativo da história, carregando o peso de todo pecado e reconciliando-nos com Deus.

Descansar em pastos verdes não significa viver sem problemas. Trata-se de ter a certeza de que Deus é favorável a nós - isto é, pronto a perdoar, cuidar de nós e nos guiar, mesmo em meio às dificuldades. O descanso do qual Davi fala é encontrado na Palavra de Deus, que renova e dá novas forças, e no Batismo e na Santa Ceia, em que o próprio Senhor nos fortalece.

Ao ouvirmos a voz do Bom Pastor, as preocupações que consomem o tempo e roubam a alegria perdem força, porque confiamos naquele que guia nossa vida e cuida dela perfeitamente.

Se você está sobrecarregado, lembre-se de que na cruz de Cristo há pastos verdes e águas tranquilas para sua alma. Confie no cuidado do Senhor, pois ele é fiel para guiar e sustentar você. 

Oremos: Senhor, ajuda-nos a confiar em ti e a encontrarmos descanso para nossa alma na cruz de Jesus. Renova-nos com a tua Palavra e fortalece-nos pela tua graça. Amém.

Reflita: Você precisa descansar? O que tem deixado você cansado?

Para: Quarta-feira, 22 de Abril de 2026

Texto: Salmo 47

"Louvem a Deus com canções, pois ele é o Rei do mundo inteiro!" (Sl 47.7)

Deus reina!

          Em tempos de incerteza, é reconfortante lembrar que Deus reina soberano sobre toda a terra. O Salmo 47 nos chama a louvar a Deus, não apenas com palavras, mas com canções e temor, reconhecendo quem ele é: o Criador, o Salvador e o Rei de toda a criação. Sua soberania não está limitada a Israel, mas se estende a todas as nações, convidando todos os povos a se curvarem diante dele. O convite é para você também: "Louvem a Deus com canções, pois ele é o Rei do mundo inteiro!" (Sl 47.7).

         O salmista ainda nos lembra que Deus subjugou os inimigos de seu povo e escolheu para eles uma herança. Isso aponta para o cuidado constante de Deus em guiar e proteger o seu povo, cumprindo suas promessas.

            Na perspectiva cristã, este salmo antecipa a vitória de Cristo e sua ascensão ao trono celestial. Após vencer o pecado e a morte, Jesus foi exaltado como Rei dos reis. Essa verdade nos dá esperança e segurança: mesmo quando enfrentamos desafios, sabemos que Deus está no controle e que seu Reino não terá fim.

            Como podemos responder a essa realidade? Com louvor e obediência. Somos chamados a viver sob o governo de Deus, compartilhando sua mensagem de salvação e glorificando seu nome em todas as circunstâncias. "Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos", disse Jesus (Jo 14.15).

Louvemos a ele dizendo: "Venha o teu Reino e seja feita a tua vontade".

Oremos: Senhor Deus, Rei soberano de toda a terra, obrigado por cuidar de nós e nos incluir no teu Reino. Ajuda-nos a louvar-te com canções e temor e a proclamar a tua grandeza a todas as nações. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como posso louvar a Deus com canções e temor hoje?

CINCO MINUTOS COM JESUS
Para: Terça - feira, 21 de Abril de 2026
Texto: Colossenses 3.12-17
"Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês!"
(Cl 3.16)
Jesus no coração
Provavelmente, você já ouviu a frase bíblica: "A boca fala do que o coração está cheio" (Lc 6.45). De forma geral, concordamos que o coração é considerado o centro da vida, da sabedoria, das emoções e da espiritualidade. Mas, afinal, do que está cheio o seu coração?
Em um de seus ensinamentos, Jesus explica: "Cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz" (Lc 6.44), mostrando que é do coração que procedem nossas palavras e ações. O apóstolo Paulo, ao escrever aos colossenses, alerta que, infelizmente, o coração humano pode ser fonte de maus pensamentos e comportamentos, trazendo sofrimento para muitos e enchendo-nos com o peso da culpa.
No entanto, Paulo também nos apresenta o remédio para um coração pecador: "Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês!" (Cl 3.16). Quando os ensinamentos de Cristo estão enraizados em nós, eles produzem as virtudes do Espírito Santo: misericórdia, delicadeza, paciência, autocontrole, paz, gratidão, perdão e amor — aquele amor que une e cura tudo o que foi destruído por palavras amargas ou sentimentos rancorosos.
Que a Palavra de Deus esteja no seu coração para afastá-lo do pecado. Ensine-a aos seus filhos. Testemunhe sobre aquele que nos alcançou com perdão por meio de sua morte e ressurreição. Que Jesus ocupe o seu coração!
Oremos: Deus amado, livra-me da incredulidade e da tentação de seguir pelo mau caminho. Que a tua Palavra seja o centro da minha vida e da minha família, para que tenhamos sempre Jesus na mente e no coração. Amém.
Reflita: Quem e o que está dentro do seu coração?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 20 de Abril de 2026

Texto: 1º Coríntios 2.13-16

"Mas nós pensamos como Cristo pensa." (1ºCo 2.16)

Jesus na mente

Você já refletiu sobre como tomará suas decisões hoje? Todos nós, em maior ou menor grau, enfrentamos situações diárias que exigem nosso posicionamento e postura. Em cada escolha, nossos pensamentos influenciarão diretamente nossas reações e atitudes. Mas a questão central é: o que ou quem orienta a sua mente?

As ciências e a sabedoria humana, de modo geral, dirão que são as nossas sensações, pensamentos, imaginação, memória e vontade que definirão as nossas tomadas de decisões. Se seguirmos apenas essa lógica, entenderemos que a nossa mente estará sob controle da natureza humana, tomando decisões sem a necessidade de Deus.

"Mas nós pensamos como Cristo pensa" (1º Co 2.16), afirma o apóstolo Paulo. Essa afirmação nos coloca em uma nova perspectiva mental! Se você pensar como Cristo pensa, você passa a tomar decisões que se alinham com os propósitos de Deus. Quando você crê que Jesus é o seu Salvador, que morreu na cruz para perdoar seus pecados, sua mente passa a refletir a própria mente de Cristo. A partir daí, você incorpora o seu amor, a sua humildade e o seu senso de justiça que impactarão positivamente no modo como você interage com os outros, como você enfrenta os desafios e como toma as suas decisões.

Que tal aceitar esse desafio e permitir que Jesus guie seus pensamentos hoje e sempre? Pela fé, ao termos a mente de Cristo, seremos capacitados a viver conforme a perfeita vontade de Deus.

Oremos: Espírito Santo, ajuda-me a compreender essa mensagem e a ter os mesmos pensamentos de Cristo, para que eu tome decisões alinhadas à tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: O que significa pensar como Jesus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 19 de Abril de 2026

Texto: Lucas 24. 25-35

"Insistiram para que ficasse, dizendo: 'Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando'. Então Jesus entrou para ficar." (Lc 24.29)

Fique conosco, Senhor

Os acontecimentos de Jerusalém pesavam nos corações e eram o motivo da conversa de dois dos discípulos de Jesus. Eles estavam perplexos pelo que havia acontecido com o seu Salvador. A caminho de uma cidade chamada Emaús, dois ainda não sabiam, mas Jesus já estava vivo. Ainda tristes e sem muita esperança, eles não reconheceram que o próprio Jesus se aproximou deles e caminhava com eles.

Os discípulos estavam desanimados. Seus olhos pareciam fechados para a grande notícia e a grande vitória conquistada. O medo e a frustração aparentemente tinham vencido. Mas Cristo venceu a morte! E quando ouviram Jesus explicando que essas coisas tinham que acontecer, eles ficaram maravilhados: "Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?" (Lc 24.32). Era a palavra viva e eficaz, transformando o desânimo em esperança.

Jesus também caminha conosco. Até pode ser que, como os discípulos, caminhemos com dúvidas e assustados, como se o Senhor ainda estivesse morto. Mas Cristo ressuscitou! A ressurreição de Jesus é a base da nossa fé, o alívio para nossas preocupações e a certeza da salvação.

Então, veio o convite dos discípulos: "Fique conosco" (Lc 24.29). Quando Jesus caminha e fica conosco, as incertezas se dissipam, a falta de esperança desaparece e os nossos olhos se abrem para as maravilhas que ele nos traz: vida verdadeira e plena. Esse é o nosso maior consolo.

Oremos: Fica conosco, Senhor. Afasta de nós o medo e a incerteza. Abre os nossos olhos para a tua presença e alegra o nosso coração. Em teu nome. Amém.

Reflita: Você reconhece a presença de Jesus em momentos de desânimo?

CINCO MINUTOS COM JESUS
Para: Sábado, 18 de Abril de 2026
Texto: 1º Pedro 1.17-25
"Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha." (1º Pe 1.19)
Comprados pelo sangue
Você alguma vez já se perguntou como é possível ser salvo? Talvez alguma dúvida já rondou o seu coração e, com a dúvida, vêm o medo, a ansiedade, a falta de fé. A verdade é que, desde a queda em pecado, somos imperfeitos, pecadores e naturalmente perdidos e condenados. Se não fosse pelo amor e pela misericórdia de Deus, a salvação seria impossível. Nós somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo. Usando as palavras de Paul Speratus, autor cristão de hinos e poesias: "Agora temos salvação por graça e por bondade. As obras não nos salvarão, são vãs na adversidade. Na fé confiamos em Jesus, que tudo fez por nós na cruz, sofrendo em humildade".
Não foi com ouro ou prata que fomos comprados. Nosso resgate exigiu muito mais do que isso. "Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha" (1º Pe 1.19). Somente o precioso sangue de Jesus Cristo pôde pagar pela nossa libertação.
Cristo é o nosso único Redentor. A salvação não depende de nós. A culpa era nossa. Mas foi paga por Jesus, o Cordeiro Santo e inocente de Deus. Quando desconsideramos a obra de Cristo e colocamos a salvação em nossos esforços, vamos viver naquela ansiedade: será que fiz o suficiente? Será que fiz o suficiente para agradar a Deus? E, quando isso acontece, o foco é desviado daquilo que realmente importa. É desviado da cruz de Cristo, cruz que nos libertou de tudo o que nos impedia de tomar posse da salvação.
Oremos: Senhor, ajuda-nos a vivermos firmados em tua Palavra, confiando sempre que o preço foi pago, não por mim, mas por ti. Amém.
Reflita: Qual o impacto de saber que Cristo já pagou pelos seus pecados?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 17 de Abril de 2026

Texto: Atos 2.14a,36-41

"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados." (At 2.38)

 

O que devemos fazer?

 

Não importa qual religião você segue; todos vamos para o mesmo lugar!" Certamente você já deve ter ouvido isso algumas vezes. É uma frase bastante inclusiva, mas perigosa. Será que toda religião aponta para um Deus que salva? O que devemos fazer para sermos salvos? Qual é o caminho? Qual é a solução para a dúvida que ronda a cabeça e o coração de muitas pessoas e lhes tira o sossego e a tranquilidade?

Essa foi a mesma pergunta que os ouvintes do apóstolo Pedro fizeram depois de ouvirem a sua pregação: "Irmãos, o que devemos fazer?" (At 2.37). Pedro se levantou em meio à multidão e, cheio do Espírito Santo, começou a mostrar o caminho para a salvação. Um caminho que não depende dos nossos esforços e da nossa aparente bondade e santidade. Um caminho que passa inteiramente por aquele que é o caminho, a verdade e a vida, Jesus Cristo. Um caminho que leva ao arrependimento, conforme Pedro disse: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados" (At 2.38).

Portanto, se alguém, preocupado com a sua salvação, fizer a pergunta: "O que devo fazer?" A resposta é simples: "Creia no Senhor Jesus Cristo". Amém. Ponto final. Jesus Cristo é o centro de toda a Escritura Sagrada. Ele é o centro da nossa vida. É por meio dele que nossos pecados são perdoados e a vida eterna no céu está garantida. Creia nisso. Viva isso. Agradeça por isso. Tudo já foi feito. Basta crer.

 

Oremos: Querido Deus, fortaleça a minha fé na certeza de que nada mais precisa ser feito para garantir a minha salvação. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Qual é a função da fé em Jesus na salvação e na vida de quem crê?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 16 de Abril de 2026

Texto: Salmos 116.1-14

"Por isso, no mundo dos que estão vivos, viverei uma vida de obediência a ele."

 (Sl 116.9)

 

O mundo dos vivos

 

Os salmos são profecias e orações que apontam para Cristo. Eles são fundamentais para a devoção e a fé cristã. No Salmo 116, podemos ouvir o canto de Jesus antes de sua morte. Jesus caminhava em direção à cruz, apertado pelos laços da morte, com os horrores da sepultura tomando conta de seu coração aflito e angustiado. Era o auge de sua missão como Deus encarnado.

Em uma reflexão ainda mais profunda, pense que Jesus estava cantando a nossa canção. Ele estava apertado pelos laços da nossa morte. Sua angústia e aflição eram nossas. Suas pegadas até o Calvário eram as dos nossos pés. Ele estava em nosso lugar. No entanto, nosso Salvador agiu voluntariamente, tornando-se um ser humano. E, apesar de sua humanidade sentir o pavor da morte, ele a enfrentou por nós.

 O salmista evidencia que Deus é bondoso, fiel e compassivo. Ele protege os que não podem se defender e nos salva do perigo. Em Jesus, somos transportados do mundo dos mortos para o mundo dos vivos, onde o domínio do pecado é confrontado com a restauração promovida pelo Espírito Santo. Pela fé em Cristo, somos chamados a viver no mundo dos que estão vivos: "Por isso, no mundo dos que estão vivos, viverei uma vida de obediência a ele" (Sl 116.9).

Não precisamos mais ser governados pela morte. Pelo contrário, podemos ser conduzidos pela Palavra da Vida, onde encontramos refúgio e salvação.

 

Oremos: Querido Deus Triúno, que tua Palavra nos restaure para vivermos em teu reino de misericórdia. Obrigado por Jesus ter enfrentado e vencido a nossa morte. Fortalece-nos para permanecermos em obediência a ti. Amém.

 

Reflita: Como viver sob a condução da Palavra do Deus vivo?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 15 de Abril de 2026

Texto: Isaías 46.1-10

"Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês." (Is 46.3)

 

O Deus que nos carrega

 

 

Vivemos em uma era na qual o uso de imagens se tornou o principal meio de propagação de informações. Imagens têm um impacto visual imediato e transmitem mensagens complexas de maneira rápida e eficaz. Elas produzem emoções, capturam a atenção e facilitam a memorização. As plataformas digitais, por exemplo, priorizam conteúdos visuais, refletindo a preferência de seus usuários.

Na esfera da espiritualidade, a busca por um "deus visível" parece seguir essa inclinação. De modo geral, a natureza humana se apega mais facilmente ao que é concreto. Preferimos adorar o bezerro de ouro a confiar em um ser espiritual. Nesse contexto, a idolatria é o pecado que afasta o ser humano do verdadeiro Deus, que nos fez à sua imagem e semelhança. Esse Deus não pode ser esculpido, como são as imagens idolatradas. Enquanto os idólatras carregam seus deuses de um lado para o outro, Deus declara por meio do profeta Isaías: "Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês" (Is 46.3).

 Deus nos tem em suas mãos! E ele atendeu à nossa necessidade visual ao se encarnar na pessoa do Filho, Jesus Cristo. Jesus é o Deus visível que nos carregou até a cruz, demonstrando seu amor ao se entregar como sacrifício. Mas, ao terceiro dia, ressuscitou, garantindo nossa redenção e vida eterna. Crer em Jesus é crer em um Deus visível que nos ouve, cuida de nós e nos ama.

 

Oremos: Querido Deus, obrigado por atender a todas as nossas necessidades. Ajuda-nos a olhar para Jesus e, pela fé, encontrar nele o amparo para a nossa vida. Amém.

 

Reflita: Em quem confiar: no Deus que nos carrega ou no que é carregado?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 14 de Abril de 2026

Texto: Mateus 18.21-35

"Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim?" (Mt 18.21)

 

Eu perdoo você!

 

Pedir perdão pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Uns evitam por vergonha; outros, por orgulho; e há quem não sinta verdadeiro arrependimento por seus erros. Jesus nos mostra que tão importante quanto reconhecer seu erro e pedir perdão é experimentar a alegria de ouvir as palavras mais libertadoras que existem: "Eu perdoo você!"

Depois da queda em pecado, o coração humano endureceu a ponto de não querer oferecer perdão ao próximo que errou. A verdade é que nenhum ser humano consegue pagar pelos próprios pecados. Apenas Deus pode fazer isso. E ainda assim, muitas vezes nos esquecemos de que também somos pecadores e necessitamos do perdão que Deus nos oferece gratuitamente.

Jesus nos lembra dessa realidade em sua resposta ao apóstolo Pedro. Quando o discípulo perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?" (Mt 18.21), Jesus o surpreendeu ao dizer: "Não apenas sete, mas setenta e sete vezes" (Mt 18.22).

Com isso, Jesus nos ensina que o perdão não deve ser limitado por números ou condições. Assim como ele nos perdoou completamente ao morrer na cruz, também somos chamados a perdoar sempre. Ele cumpriu a obra da salvação para dar o perdão a todos nós. Do alto da cruz, Jesus disse: "Eu perdoo vocês!" Vamos também dizer isso ao próximo arrependido, pois o perdão que oferecemos é reflexo do amor de Cristo. Nele encontramos graça, restauração e vida.

 

Oremos: Senhor, ensina-me a perdoar meu irmão arrependido assim como tu me perdoas. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Há algum irmão arrependido precisando do seu perdão?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 13 de Abril de 2026

Texto: 1º João 5.6-12

"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1ºJo 5.12)

 

Viver e ganhar a vida

 

          Um programa de televisão que marcou muitas gerações foi o famoso seriado Chaves, criado pelo mexicano Roberto Gomes Bolaños. Em certo episódio, enquanto as crianças brincavam, o personagem Chaves declara: "Prefiro morrer do que perder a vida!" A frase, dita em tom de brincadeira, arrancou algumas risadas diante da situação.

Mas, ao pensarmos sobre a nossa condição diante de Deus, o tom de brincadeira desaparece, dando lugar à dura realidade: sem Jesus, o caminho do pecador é morrer e perder a vida eterna. Como a Bíblia ensina: "Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1º Jo 5.11-12). Desde que Adão e Eva desobedeceram à ordem do Senhor, o pecado entrou no mundo, trazendo a morte física e a separação eterna de Deus.

Morrer e perder a vida eterna nunca foi o plano do Senhor para sua criação. Pelo contrário, ele deseja que vivamos plenamente. Jesus mesmo disse: "Eu vim para que tenham vida, a vida completa" (Jo 10.10). Por isso, o Filho de Deus deu sua própria vida para que todos pudessem viver. Ele morreu em favor dos pecadores, e nele encontramos a verdadeira vida: a vida eterna com o Pai. Essa será uma vida em que a alegria e a felicidade de viver para sempre serão muito maiores e melhores do que as risadas que o programa Chaves pôde nos oferecer.

 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por me dares a verdadeira vida, entregando-se na cruz em meu lugar. Ajuda-me a viver com alegria, na espera pela vida eterna, em gratidão a ti. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Que tal compartilhar a vida eterna com outras pessoas também?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 12 de Abril de 2026

Texto: Jo 20.19-31

"Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: 'Que a paz esteja com vocês!"'         (Jo 20.19)

A paz de Cristo

          Você tem se sentido sem paz ultimamente? Muitas situações na vida podem roubar a nossa paz. Vivemos em um mundo conturbado, marcado por discussões, conflitos ideológicos, guerras entre nações e até desentendimentos entre familiares e amigos. Mas será que existe algo que possa nos conceder verdadeira paz, mesmo em meio a tantas dificuldades?

Jesus Cristo veio ao mundo para sofrer em nosso lugar. Durante sua caminhada entre nós, ele anunciou palavras de paz diversas vezes. No Evangelho de João, lemos: "Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: Que a paz esteja com vocês!" (Jo 20.19). Essa é a paz que Cristo concede — uma paz que só ele pode oferecer.

A serenidade dada por Jesus está diretamente ligada à salvação. Os discípulos, tomados pelo medo, achavam que tudo estava perdido após a morte de Jesus. Mas ele ressuscitou e, com misericórdia, veio anunciar a sua vitória sobre a morte, provando que ele tem poder para nos conceder perdão e salvação. Podemos viver em paz, pois fomos salvos e perdoados de todos os nossos pecados por meio de Cristo. Ele é a nossa verdadeira paz!

Oremos: Senhor Deus, perdoa os meus pecados, especialmente quando tenho atitudes que prejudicam a paz. Que tua palavra de salvação conforte o meu coração e que eu possa compartilhar essa paz que só tu podes dar. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como é possível ter paz em meio aos desafios da vida?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 11 de Abril de 2026

Texto: 1º Pedro 1.3-9

"Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva." (1º Pe 1.3)

Nova vida em Cristo

Há momentos em que sentimos como se tivéssemos recebido uma nova vida — uma nova oportunidade, uma nova etapa para seguir em frente. São acontecimentos marcantes que nos trazem essa sensação. No entanto, há nova vida concedida por Deus que, por meio de Jesus Cristo, nos conduz à vida eterna.            No primeiro capítulo da Primeira Carta de Pedro, lemos: "Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva" (1º Pe 1.3). A nossa nova vida e o nosso louvor são baseados na misericórdia de Deus e na vitória que recebemos pela ressurreição de Cristo. É por meio desse amor demonstrado em Jesus que recebemos riquezas eternas (1º Pe 1.4).

 Ainda assim, enquanto estivermos neste mundo, enfrentaremos tristezas e provações (1º Pe 1.6-7). Mesmo tendo recebido essa nova vida pela fé, vacilamos e, por vezes, caímos em tentação. Mas Deus, em sua graça, continua nos concedendo perdão e força para vivermos segundo a sua vontade. Pela fé em Jesus, temos a alegria da salvação e, nessa nova vida, podemos ter plena certeza de sua companhia, mesmo sem o ver (1º Pe 1.8-9). Essa é a nova vida concedida por Deus que, por sua misericórdia, nos garante a vitória do perdão para a vida eterna.

Oremos: Querido Deus, obrigado por nos conceder uma nova vida por meio da obra de Cristo. Perdoa-nos, pois tantas vezes nos afastamos desse presente maravilhoso. Guia-nos sempre pelo caminho da tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Reflita: Como receber as riquezas eternas prometidas por Deus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 10 de Abril de 2026

Texto: Atos 5.29-42

"Então Pedro e os outros apóstolos responderam: 'Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas'." (At 5.29)

 

Obedecendo à ordem de Jesus

 

          Como você reagiria se fosse proibido de falar sobre sua fé? Antes de subir aos céus, após cumprir sua missão por nós, Jesus deixou a ordem de dar testemunho da salvação a todas as pessoas. No Evangelho de Mateus, ele declarou: "Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores" (Mt 28.19). Assim fizeram os primeiros cristãos, ensinaram e batizaram as pessoas, divulgando a vitória de Cristo aqui neste mundo. No entanto, os discípulos de Jesus enfrentaram perseguições e muitas tentativas de silenciar a mensagem de Jesus.

Certa vez, os apóstolos foram proibidos de anunciar a salvação em Cristo. Mesmo diante do perigo, permaneceram firmes e continuaram dando testemunho. No livro de Atos, lemos: "Então Pedro e os outros apóstolos responderam: 'Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas'" (At 5.29). Em vez de cederem ao medo, eles sabiam que o Senhor estaria junto nesta luta pelo testemunho e, com coragem, disseram aos seus perseguidores: "Os senhores crucificaram Jesus, mas o Deus dos nossos antepassados o ressuscitou" (At 5.30).

A verdade sobre o nosso pecado e a salvação por meio de Cristo precisa ser anunciada. Jesus se entregou por amor a nós, dando sua vida na cruz para pagar pelos nossos pecados. Essa certeza nos motiva e encoraja a levar ao mundo a solução de que ele tanto precisa: o amor de Jesus.

Oremos: Senhor Jesus, peço perdão pelas vezes em que deixei de dar testemunho sobre a salvação. Obrigado por tua obra na cruz em favor da humanidade. Que o teu amor motive meu coração a te seguir fielmente e proclamar teus feitos maravilhosos. Em teu nome. Amém.

Reflita: Como dar testemunho sobre a fé em Cristo no dia a dia?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 09 de Abril de 2026

Texto: Salmo 148

"Que todos louvem a Deus, o Senhor, porque ele é superior a todos os outros deuses! A sua glória está acima da terra e do céu." (SI 148.13)

 

Louvamos o amor de Deus

 

            Como é bom receber bênçãos na vida! Mas será que sempre lembramos de agradecer por todas as dádivas que recebemos? A Bíblia nos convida repetidamente à gratidão, chamando-nos a louvar a Deus por tudo o que ele é e por nós. Toda a criação, nos céus e na terra, é chamada a participar desse louvor, que tem como centro o amor de Deus.

No Salmo 148, lemos: "Que todos louvem a Deus, o Senhor, porque ele é superior a todos os outros deuses! A sua glória está acima da terra e do céu" (SI 148.13). O nosso Deus é maravilhoso, infinito em bondade e misericórdia.

O motivo do nosso louvor está no próprio Deus — em quem ele é e no que realiza por amor a nós. Ele é o Criador de tudo, sustenta nossa vida e nos fortalece na caminhada (SI 148.14). Acima de tudo, ele é o único Deus verdadeiro, que nos amou tanto a ponto de entregar-se por nós.

Esse Deus nos convida a louvá-lo, pois é digno de toda a gratidão. Seu amor por nós é tão grande que ele entregou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar na cruz.

Essa obra de Cristo nos motiva a louvar o nome do Senhor, pois a essência de Deus é o amor e ele fez tudo o que era necessário para nos conduzir pelo caminho que leva ao céu. Por isso: Que todos louvem a Deus, o Senhor" (SI 148.13).

 

Oremos: Senhor Deus, bondoso Pai, louvamos o teu nome por tua bondade, especialmente pela salvação que temos em Jesus Cristo. Perdoa-nos pelos pecados e pelas vezes em que nos esquecemos de te agradecer. Guia nossa vida para que te louvemos sempre conforme a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Qual é o principal motivo da sua vida para louvar a Deus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 08 de Abril de 2026

Texto: João 21.1-14

"Jesus disse: 'Venham comer!' Nenhum deles tinha coragem de perguntar quem ele era, pois sabiam que era o Senhor." (Jo 21.12)

 

Um maravilhoso café da manhã

 

            Você já se viu na presença de alguém que admira muito, sem saber o que dizer ou fazer? Essa sensação de surpresa e reverência é semelhante ao que os discípulos sentiram quando reencontraram Jesus na praia.

Imagine a situação. Você está lançando redes ao mar para pescar o "peixe nosso" de cada dia. No entanto, a pesca tem sido um fracasso até agora. De repente aparece alguém ao longe, na praia, e manda você e seus amigos jogarem as redes de novo. As redes se enchem de muitos peixes. Não dá para acreditar! Como ele sabia desse cardume passando do lado direito do barco? Um colega reconhece o indivíduo: "É o Senhor Jesus!", diz ele. O mestre querido não está morto. Está vivo e falando com vocês. Ao saírem da água, vocês encontram o café da manhã pronto. Fogueira, peixe e pão. O Mestre Jesus convida: "Venham comer" (Jo 21.7,12). Todos ficam sem palavras, sabendo que estão diante do Senhor ressurreto.

Essa não foi apenas uma refeição. Foi um encontro transformador. O Senhor ressurreto, a Verdade de Deus, estava ali, cuidando de seus amigos com alimento para o corpo e conforto para a alma. Ele os lembrou de sua presença viva e restauradora.

Ainda hoje, Jesus nos convida a nos alimentarmos da sua Palavra e a descansarmos em sua companhia. Não mais um desconhecido, mas o doador da vida e do perdão oferecidos na cruz. O Senhor ressuscitado e cheio de misericórdia que nos convida não só para o café da manhã, mas permanece para caminhar conosco sempre.

 

Oremos: Senhor, ajuda-me a reconhecer os teus cuidados e a tua presença na minha vida. Ajuda-me a te encontrar a cada dia nas Escrituras Sagradas. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Como reservar momentos para fortalecer sua fé em Jesus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 07 de Abril de 2026

Texto: Lucas 24.36-45

"Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: 'Que a paz esteja com vocês!'" (Lc 24.36)

 

Eu só quero sossego

 

            "Eu só quero sossego", diz a música de Tim Maia. Essa frase reflete o desejo de muitas pessoas em um mundo tão atarefado e inconstante. No meio de tantos compromissos, pressões e cobranças, ansiamos por descanso para corpo, paz para a mente e alívio para a alma. Para o turbilhão de ideias que pipocam na cabeça, para todas as tendências dos especialistas de mídias sociais que ensinam como viver a vida e ser feliz, só queremos sossego.

Agora imagine os discípulos de Jesus no domingo da ressurreição. Ainda lidavam com o choque da crucificação, escondidos por medo e vergonha, quando começaram a surgir relatos extraordinários: o Mestre estava vivo, tinha ressuscitado! Dois discípulos garantiam ter caminhado e comido com ele no caminho de Emaús. Agora estão reunidos numa casa. Todos juntos e aquela situação toda fervilhando na cabeça: "Ah, eu quero sossego!" E o sossego vem em forma de pessoa e proclama: "Que a paz esteja com vocês!" (Lc 24.36). Sim. É a própria paz de Deus para o mundo, em carne e osso, pedindo um pouco de comida. E como se todo barulho de um ambiente tivesse sido sugado e repentinamente se transformado no mais sossegado silêncio. Ah, finalmente a paz!     Ainda hoje, Jesus quer ser o sossego na sua vida tumultuada, corrida, sofrida. Ele quer dar a você a paz que o mundo não pode dar. A paz que faz você andar sossegado, firme e confiante, apesar de tudo. Porque, cá entre nós, só queremos ter sossego. E esse verdadeiro sossego só Jesus pode dar.

 

Oremos: Senhor Jesus, acalma minha alma e dá-me tua paz, para que eu ande seguro e confiante em tua presença. Amém.

 

Reflita: Como buscar a paz de Jesus para os momentos tumultuados?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 06 de Abril de 2026

Texto: Lucas 24.13-27

"Mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem." (Lc 24.16)

 

O pior cego é o que não quer ver

 

            Com certeza, você já ouviu a frase: "O pior cego é aquele que não quer ver". Ela nos faz pensar em situações em que a verdade está diante de nós, mas simplesmente não a percebemos. É como na cena do filme Carros, quando personagem Tom Mate lamenta a partida de um amigo, sem perceber que ele estava bem ao seu lado. Parece hilário, mas isso acontece conosco também.

Os discípulos de Jesus experimentaram algo semelhante. No domingo da ressurreição, dois deles seguiam para Emaús. Eles conversavam sobre os acontecimentos da crucificação, o sepultamento apressado e o relato extraordinário das mulheres que tinham visto o túmulo vazio. De repente, Jesus se aproxima e caminha com eles. Porém, algo os impedia de reconhecê-lo. O que será que houve? Não identificaram o rosto? Os trejeitos e a voz? O andar? Diz o texto: "Mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem" (Lc 24.16). Passou-se um bom tempo até que, finalmente, "seus olhos foram abertos" e perceberam que o Salvador estava ao lado deles.

Essa transformação não aconteceu por acaso. Foi uma ação do Espírito Santo, que abriu os olhos e o coração deles para reconhecerem Jesus. O mesmo ocorre ainda hoje. O pecado nos cega, fazendo com que o plano de salvação pareça loucura. Mas Deus, em sua graça, nos concede entendimento por meio da pregação da Palavra. Ele nos tira da cegueira espiritual e nos conduz à vida e à salvação em Cristo.

 

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-me a enxergar a tua presença em minha vida. Abre os meus olhos para reconhecer teu amor e tua graça salvadora. Amém.

 

Reflita: Em que coisas você pode estar ignorando a presença de Jesus?


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo de Páscoa, 05 de Abril de 2026

Texto: Mateus 28.1-10

"Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos." (Mt 28.8)

 

Com medo, mas alegres

 

            Costumamos imaginar o Domingo de Páscoa como um dia de culto alegre, sorrisos escancarados e mesa cheia. E tudo isso pode, sim, fazer parte da celebração. Mas e se você acordou neste domingo com o coração apertado? E se o luto ainda não passou? E se a ansiedade ainda mora aí dentro? Às vezes, pensamos que a única emoção permitida na Páscoa é a alegria, e que qualquer sinal de dor é falta de fé. Mas Deus não pensa assim.

O evangelista Mateus diz que as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo "estavam com medo, mas muito alegres" (Mt 28.8). Esse é um retrato mais realista da fé: medo e alegria em um mesmo coração.

Jesus ressuscitou não para exigir uma fé perfeita, mas para confirmar a salvação da humanidade, conquistada por sua morte na cruz. Ele encontra as mulheres e pede a elas que compartilhem a alegria da ressurreição, mesmo em meio ao medo que elas ainda sentiam. É assim com a gente também. A ressurreição de Jesus não exige que você finja que está tudo resolvido. Jesus convida você a crer— mesmo chorando.

A alegria da Páscoa não é uma negação do sofrimento. Ela é a esperança de que, mesmo no meio da dor, a última palavra já não pertence à morte. Nesse sentido, você pode celebrar a vida, mesmo com os olhos cheios de água. Você pode dizer "aleluia", mesmo com o coração cansado. Porque Jesus está vivo — com cicatrizes e tudo — caminhando com você.

Até o fim dos tempos.

 

Oremos: Senhor Jesus, louvado sejas pela salvação que me deste por meio da cruz. Meu coração se alegra com tua ressurreição. Ensina-me a caminhar, mesmo com lágrimas. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Que motivos mesclam lágrimas e medo com a alegria da ressurreição?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado de Aleluia, Véspera da Páscoa, 04 de Abril de 2026

Texto: Mateus 27.57-66

"Mande vigiar bem o túmulo até o terceiro dia, para os discípulos não poderem roubar o corpo e depois dizerem que ele foi ressuscitado." (Mt 27.64)

 

A ironia do túmulo vigiado


            O medo da verdade pode nos levar a atitudes desesperadas. Foi isso que aconteceu com os líderes religiosos depois da morte de Jesus. Eles sabiam o que ele havia dito — "em três dias ressuscitarei" — e, com medo de que essa notícia se espalhasse, pediram a Pilatos: "Mande vigiar bem o túmulo até o terceiro dia" (Mt 27.64). Fecharam a entrada com uma pedra. Selaram-na com segurança.

Mas veja a ironia: ao tentar evitar um "boato", acabaram confirmando um milagre. Se o túmulo estivesse abandonado, alguém poderia dizer: "Talvez tenham roubado o corpo". Mas com guardas romanos, selo oficial e pedra pesada, ninguém poderia ter entrado. Ainda assim, no domingo de manhã, o túmulo estava vazio. Deus transformou a vigilância dos inimigos em testemunho involuntário da sua vitória.

Vivemos em um mundo que quer desacreditar a fé cristã. Mas Deus continua usando essas tentativas de sufocar a fé como palco para revelar sua graça. É a ironia da graça. O mundo tenta selar o túmulo, mas a ressurreição sempre vence.

Deus segue agindo quando ninguém mais espera. Ele transforma provas em proclamação. Ele usa guardas romanos como confirmação. Ele usa o medo dos fariseus para espalhar a verdade que eles tentavam esconder.

Ainda existem "túmulos vigiados" na nossa vida — áreas onde achamos que Deus não vai mais agir. Mas Deus tem prazer em ressuscitar justamente onde você disse "já era". Por isso, confie em Deus. O mesmo Jesus que saiu do túmulo ainda está vivo.

 

Oremos: Senhor, graças te dou por transformar "túmulos vigiados" em sinais de vida. Faze-me confiar em teu poder a meu favor. Em Cristo. Amém.

 

Reflita: Com Jesus, você consegue se considerar feliz?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira Santa, 03 de Abril de 2026

Texto: João 19.17-30

" Quando ele tomou o vinho, disse: 'Tudo está completado!' Então baixou a cabeça e morreu." (Jo 19.30)

 

Quitado

 

Poucas palavras trazem tanto alívio quanto estas: "dívida quitada". Seja no carnê, no cartão ou no financiamento, quando ouvimos que está tudo pago, um peso sai dos ombros. Voltamos a respirar a liberdade.

Foi algo assim que Jesus disse no alto da cruz. Quando João registra as últimas palavras do Salvador — "Quando ele tomou o vinho, disse: 'Tudo está completado!' Então baixou a cabeça e morreu" (Jo 19.30) — ele não está apenas narrando a agonia final de um crucificado. Ele está anunciando o fim de uma dívida. A palavra usada por Jesus ali — "está consumado" — era uma expressão comum nas práticas comerciais da época. Era utilizada em recibos e contratos quitados. Significava: "pago por completo".

Na cruz, Jesus não apenas sofreu. Ele pagou a dívida que nós jamais poderíamos quitar. A dívida do pecado, acumulada em cada ato de egoísmo, injustiça, incredulidade, orgulho. A cruz não foi apenas um erro judicial romano. Foi um pagamento intencional. Uma transação de valores. Ao morrer por nós, nossa dívida com Deus foi paga e a reconciliação foi assinada com o seu sangue. O que era impossível para nós, Deus realizou por meio de Cristo.

Agora, quando a culpa tentar cobrar juros de um passado já perdoado, quando a vergonha bater à porta, ou quando o medo do juízo pesar sobre o coração, você pode lembrar da cruz. Lembrar do recibo de quitação escrito com sangue e da voz firme do Salvador: "Está consumado".

 

Oremos: Querido Salvador Jesus, graças te dou por quitar minhas dívidas com Deus na cruz do Calvário. Concede-me um coração agradecido e disposto a te servir. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Qual o tamanho de sua dívida com Deus, que Jesus quitou na cruz? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 02 de Abril de 2026

Texto: Mateus 26.17-30

"Os discípulos fizeram como Jesus havia mandado e prepararam o jantar da Páscoa." (Mt 26.19)

 

A última refeição

 

Se você soubesse o dia da sua morte, o que pediria para comer em sua última refeição? O Salvador Jesus sabia que sua última refeição seria na noite anterior à sua morte. Assim, o Evangelho de Mateus nos relata: "Os discípulos fizeram como Jesus havia mandado e prepararam o jantar da Páscoa" (Mt 26.19). Jesus não seria uma vítima involuntária ou tomada de surpresa pelas circunstâncias. Ele sabia que morreria de forma cruel, mas aceitou voluntariamente o sacrifício por amor à humanidade.

 Como um cordeiro era preparado para o sacrifício, Jesus também foi preparado para ser oferecido pelos pecados da humanidade. Além disso, Judas, que estava presente, ouviu de Jesus que sua traição não ficaria impune, mas escolheu ignorar o aviso e seguiu por um caminho de perdição.

Infelizmente, o amor ao dinheiro que levou Judas a trair Jesus também se manifesta em nós. Por vezes, ficamos tão iludidos com aquilo que o dinheiro pode nos entregar que abrimos mão da fé e do relacionamento com Deus. Diferente de Judas, devemos nos arrepender e, principalmente, confiar no amor e perdão de Jesus.

Jesus sabia que sua hora havia chegado, mas nós não sabemos quando será nossa última refeição. Mesmo assim, podemos viver em paz com Deus, confiando que Jesus morreu e ressuscitou para que desfrutemos do banquete celestial na eternidade. Enquanto esse dia não chega, Jesus nos convida a participar da comunhão com ele, dando-nos o seu perdão.

 

Oremos: Amado Deus, quando a minha última refeição chegar, permita-me, graciosamente, poder desfrutar ao teu lado daquele que será o banquete celestial. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como podemos manter a comunhão com Cristo até o fim?


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 1º de Abril de 2026

Texto: Lucas 22.24-30

"Os apóstolos tiveram uma forte discussão sobre qual deles deveria ser considerado o mais importante." (Lc 22.24)

Uma forte discussão


            Você já discutiu com alguém? Onde foi e qual o motivo da discussão? As razões para essas desavenças podem ser variadas: desde o trânsito até o ambiente familiar ou profissional. Mas e quando a discussão acontece em um momento sagrado, como durante a Santa Ceia, e entre pessoas que compartilham da mesma fé?

Na noite em que Jesus instituiu a Santa Ceia, os discípulos discutiram sobre quem era o mais importante (Lc 22.24). Essa situação nos surpreende, mas também nos desafia a refletir. Ainda hoje, o desejo por reconhecimento e grandeza gera conflitos, seja em casa, no trabalho ou até mesmo na igreja. Relacionamentos são abalados porque as pessoas acham que deveriam ser mais reconhecidas e valorizadas do que outras. Esse pecado nos afasta de Deus e do próximo.

Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza está em servir aos outros. Ele, sendo o Filho de Deus, mostrou isso ao se humilhar, servindo a todos com sua vida e, finalmente, com sua morte na cruz. Sua entrega por amor nos inspira a abandonar o orgulho e a servir com humildade.

Aproveite as próximas horas para servir alguém. Pense em como você pode ajudar alguém que esteja enfrentando dificuldade. Depois, pegue seu telefone e ligue ou mande mensagem para essa pessoa, oferecendo sua ajuda. Quando seguimos o exemplo de Jesus, experimentamos a verdadeira paz e contribuímos para restaurar relacionamentos abalados.

 

Oremos: Senhor Jesus, tu mostraste tua grandeza ao nos servir e te entregar por nós. Ajuda-me a viver seguindo o teu exemplo, servindo ao próximo com amor e humildade. Amém.

 

Reflita: De que forma você pode ajudar alguém em dificuldades?


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 31 de Março de 2026

Texto: João 12.23-33

"E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim." (Jo 12.32)

 

Atraídos a Cristo

 

          O povo de Deus caminha em mais uma Semana Santa. Esse tempo nos faz olhar para o extremo sofrimento e a morte do Filho de Deus, Jesus Cristo. Por amor, ele entregou-se à morte para cumprir o desejo do Pai: receber toda a ira que estava destinada aos seres humanos e abrir a possibilidade de salvação para todas as pessoas pela fé. Essa salvação passa pela cruz, onde ecoa a frase agonizante de Jesus: "Tudo está consumado!" Ou seja, tudo o que era necessário foi feito!

Porém, mesmo antes da Sexta-Feira Santa, Jesus já apontava para o que viria depois da sua morte, dizendo: "E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim" (Jo 12.32). Esse "levantar da terra" referia-se à crucificação, mas também à sua vitória sobre a morte. Jesus não permaneceria na cruz ou na sepultura, mas ressuscitaria triunfante.

Os que creem nessa obra completa e perfeita foram atraídos por esse amor e poder e, nesta Semana Santa, contemplam, agradecidos, o que foi feito por Cristo em seu benefício. Assim, confessam a fé verdadeira e proclamam esse evangelho, pois é por meio dessa palavra poderosa que Deus continua atraindo mais e mais pessoas, em todos os tempos e lugares, para o seu Reino de amor. Portanto, contemplemos a profundidade do padecimento de Cristo e celebremos com alegria, pois sabemos que sua vitória é certa!

 

Oremos: Senhor Jesus, ao contemplarmos teu sofrimento e morte nesta Semana Santa, ajuda-nos a olhar para além da cruz, enxergando a redenção e a vitória final. Que a certeza de que fomos atraídos a ti nos fortaleça para caminharmos ao teu lado. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: Planeje como compartilhar sobre Cristo no período da Páscoa.


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 30 de Março de 2026

Texto: João 12.1-8

"Então Jesus respondeu: 'Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento'." (Jo 12.7)

 

Desperdício ou oferta?

 

          Todos os anos, gastam-se milhões em campanhas contra o desperdício, incentivando o uso consciente de recursos essenciais como comida e água. Esses bens exigem nossa atenção e responsabilidade.

Mas, diante de Jesus, pode haver desperdício? Em um jantar em Betânia, Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume muito caro. Judas, um dos discípulos, viu aquele gesto como um desperdício, argumentando que o valor do perfume poderia ser destinado a uma causa mais nobre, como alimentar os pobres.

De fato, compartilhar recursos para ajudar os necessitados é louvável, mas derramar aquele valioso frasco de perfume aos pés de Jesus não foi desperdício. Como o próprio Senhor declarou, Maria estava, profeticamente, preparando seu corpo para a morte: "Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento" (Jo 12.7).

Jesus estava prestes a ser entregue e morto, oferecendo, com seu sacrifício, o maior benefício à humanidade: a salvação eterna. Por isso, aquele ato, aparentemente extravagante, foi, na verdade, uma oferta de amor e adoração ao Senhor, cheia de significado espiritual.

Diante de Jesus, toda gratidão e devoção verdadeiras jamais serão desperdício. Podemos carregar os fardos uns dos outros e ajudar os necessitados, mas sempre priorizando nossa adoração a Cristo, entregando-nos inteiramente a ele, reconhecendo seu sacrifício, que nos traz paz e perdão.

 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por tudo o que somos e temos. Ensina-nos a demonstrar nossa gratidão e louvor a ti de forma prática e constante. Em nome de Jesus. Amém.

 

 Reflita: O que poderia ser um desperdício diante de Jesus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 29 de Março de 2026

Texto: Mateus 21.1-11

"Digam ao povo de Jerusalém: Agora seu rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento e num jumentinho." (Mt 21.5)

 

Um rei montado em um jumento

 

          No tempo de Jesus, o Império Romano dominava boa parte do mundo, incluindo a região de Israel. Os imperadores eram vistos como divindades e, por isso, eram venerados. A adoração aos imperadores envolvia grande pompa, especialmente quando chegavam a algum lugar. Geralmente, vinham montados em cavalos bem cuidados e ricamente equipados, símbolos de nobreza e poder.

O texto de Mateus 21 descreve a entrada de Jesus em Jerusalém, na semana final de sua missão aqui na terra. Ele foi aclamado como rei, e as pessoas espalharam ramos de palmeira e mantos pelo caminho em sua honra. Por isso, esse dia ficou conhecido como Domingo de Ramos. No entanto, ao contrário dos imperadores, Jesus veio montado em um jumento, um animal usado para carga, e não para transportar reis ou nobres.

O Evangelho de Mateus diz: "Agora seu rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento" (Mt 21.5). A forma como Jesus entrou na cidade revela sua humildade. Ele foi reconhecido como rei, mas seu Reino não era deste mundo. Seu reinado não seguiria os moldes do Império Romano, que teve começo, meio e fim. O reinado de Cristo é eterno.

Ao entrar em Jerusalém, Jesus caminhava rumo à cruz. Ele sabia disso. Era parte do plano de Deus para salvar o mundo. Ele estava determinado a cumprir essa missão com fidelidade. Sua coroação não viria dos homens, mas do próprio Deus. Sua humildade foi transformada em glória. E tudo isso aconteceu para salvar a humanidade — você e eu.

 

Oremos: Ó bondoso Deus, graças te damos por teres nos dado teu Filho, Jesus Cristo, que, em humildade, cumpriu em nosso favor o plano da salvação. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como a humildade de Jesus foi fundamental para sua salvação?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 28 de Março de 2026

Texto: Filipenses 2.5-11

"Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos." (Fp 2.7)

 

Jesus veio para servir

 

A palavra "servo" é bastante utilizada na Bíblia e pode ter diferentes significados. Na época romana, período em que Jesus viveu, o termo servo podia se referir a alguém que servia voluntariamente a outros. Mas, geralmente, se referia a alguém que era mantido em uma posição de permanente servidão.

No Antigo Testamento, muitos homens importantes eram chamados de servos de Deus, o que indicava uma posição de honra e humildade diante dele. Ser servo de Deus é um privilégio.

Jesus tinha a natureza de Deus, mas na sua condição terrena e humana, não tentou ficar igual a Deus. Em vez disso, humilhou-se, tornando-se servo. Como diz o texto de Filipenses: "Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos" (Fp 2.7). Sua humildade ficou evidente desde o nascimento, em uma estrebaria, passando por sua vida entre as dificuldades das pessoas, até sua morte na cruz. Tudo isso foi um ato voluntário, em favor da humanidade.

Mas essa atitude de Jesus não ficou sem resposta. Por causa de sua obediência, ele foi exaltado e glorificado e hoje toda a terra declara que Jesus Cristo é o Senhor. Aquele que se fez servo agora reina como nosso Salvador. Seu servir nos trouxe a salvação.

 

 Oremos: Senhor Deus, agradecemos pela humildade de Jesus, que abriu mão de sua glória para nos salvar. Ajuda-nos a seguir seu exemplo e a viver com humildade e amor. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você já percebeu que o servir de Cristo foi para sua salvação?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 27 de Março de 2026

Texto: Isaías 50.4-9

“O Senhor Deus me deu entendimento, e eu não me revoltei, nem fugi dele.” (Is 50.5)

 

A missão de Jesus

 

O dicionário define "missão" como um encargo, uma incumbência, um propósito, uma função específica que se confere a alguém para realizar algo. É um compromisso, um dever, uma obrigação.

            Provavelmente, você já assistiu a algum filme ou leu um livro em que uma equipe ou um herói precisa cumprir uma missão. Normalmente, a tarefa envolve grandes dificuldades e desafios quase intransponíveis, que precisam ser superados para alcançar o objetivo.

O texto de Isaías 50 fala sobre o sofrimento e a fidelidade do servo de Deus. Esse servo é Jesus Cristo. O texto diz: "O Senhor Deus me deu entendimento, e eu não me revoltei, nem fugi dele" (Is 50.5). Sua missão era vir ao mundo, nascer como ser humano, sofrer no lugar da humanidade e salvar a todos por meio de sua morte na cruz. E mais: ele teria de ser perfeito em tudo, sem pecado. Apesar do sofrimento, cumpriu sua missão com fidelidade.

 A missão de Jesus tinha um propósito específico: salvar a humanidade dos seus pecados. Sendo perfeito, ele assumiu sobre si a culpa de toda a humanidade. O castigo que nós deveríamos sofrer, ele já sofreu. É isso que lembramos neste período que antecede a Páscoa: a brutal humilhação e o sofrimento impostos a Jesus foram por nossa causa e em nosso lugar.

Portanto, a missão de Jesus ao vir a este mundo foi cumprir fielmente os planos de Deus. Em outras palavras, foi salvar você e a mim.

 

Oremos: Bondoso Deus, graças te dou porque teu Filho, Jesus Cristo, cumpriu em meu lugar tudo o que eu deveria fazer. Obrigado pela salvação. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você já refletiu sobre o que o servo Jesus fez por você? 

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 26 de Março de 2026

Texto: Salmo 118.19-29

"Salva-nos, ó SENHOR, salva-nos! Dá-nos prosperidade, ó Deus!" (SI 118.25)

 

Salvação e prosperidade!

 

Qualquer edificação precisa de uma fundação sólida para garantir segurança e equilíbrio. Assim, ela precisa estar nivelada e respeitar o prumo, que são princípios básicos em edificações. Da mesma forma, a igreja de Cristo é descrita como uma edificação com uma base segura. No entanto, essa fundação, a "pedra mais importante de todas", é rejeitada por muitos. Quando se despreza e rejeita a fundação que dá segurança e equilíbrio, está se colocando em risco toda a edificação.

Cristo sempre foi a base invisível, mas presente, na edificação de seu povo. No Antigo Testamento, essa presença era celebrada no templo, por meio dos sacerdotes que se aproximavam da presença do Senhor e agiam como porta-vozes da justiça de Deus para o povo. Essa justiça, diferente da humana, não se baseia em punição e obediência, mas na graça, oferecendo salvação e prosperidade como dádivas incondicionais. Essa foi a súplica do salmista: "Salva-nos, ó Senhor, salva-nos! Dá-nos prosperidade, ó Deus!" (SI 118.25).

No domingo de Ramos, vemos o cumprimento dessa promessa: Jesus, a pedra angular, é aclamado como Messias, mas rejeitado pelos líderes religiosos que o levariam à cruz. No entanto, pela cruz, Cristo cumpriu o plano de salvação, restaurando cada um de nós como "pedras vivas" nesse edifício espiritual. Por isso, esse é um dia de celebração, de vitória e alegria.

 

Oremos: Senhor Jesus, nossa mais importante pedra fundamental. Mantém-nos firmes na fé para vivermos na tua presença todos os dias. Em teu nome. Amém.

 

Reflita: O que significa ter Jesus como pedra fundamental da nossa fé?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 25 de Março de 2026

Texto: Lucas 1.26-38

"Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer." (Lc 1.38)

Acolha a Palavra!

Receber um anúncio de algo inimaginável pode gerar dúvidas sobre a veracidade da notícia ou sobre a honestidade do mensageiro. No entanto, a forma como a mensagem chega faz toda a diferença. O anjo Gabriel anunciou a Maria que ela havia recebido a bondosa graça de Deus. Apesar de inicialmente perturbada e confusa, Maria ouviu com atenção. Depois da explicação detalhada do anjo Gabriel, Maria compreendeu que seria mãe do Salvador. O nascimento de Jesus seria o cumprimento da promessa de Deus feita no Éden e ao longo da história.

Maria, confiante e humilde, acolheu sua vocação como mãe de Jesus e disse: "Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer" (Lc 1.38). Sua humildade nos inspira, mostrando que somos igualmente dependentes da graça maravilhosa de Deus, que não nos abandona quando enfrentamos as circunstâncias mais difíceis da vida. Na confiança de Maria, vemos o convite de Deus para que também acolhamos sua palavra de amor, perdão e salvação.

O coração humano, por causa da natureza pecaminosa, não compreende plenamente o amor de Deus e pensa que precisa fazer algo para merecê-lo. No entanto, há somente uma resposta coerente diante desse amor: acolher com confiança e humildade a vivificadora palavra de salvação em Cristo Jesus, que Deus escolheu anunciar a nós. Essa mensagem é real e nos alcança agora. Por isso, faça como Maria no dia em que recebeu a notícia do anjo Gabriel: confie e viva na palavra da salvação em Cristo.

Oremos: Bondoso Salvador, continua a anunciar a mensagem de salvação em Cristo, de quem recebemos vida eterna. Amém.

Reflita: O que podemos guardar hoje da mensagem de Cristo para nós?


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 24 de Março de 2026

Texto: Salmo 96

"Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito." (SI 96.3) 

Proclamar a glória de Deus 

Diante da enfermidade, a dor e a incerteza podem facilmente levar ao desespero. O medo do futuro, a fragilidade do corpo e a solidão tornam-se fardos pesados, transformando cada dia em um desafio. Em um hospital, uma pessoa enfrenta momentos difíceis, lutando contra a dor e a ansiedade, sentindo-se vulnerável e, muitas vezes, desamparada. Então, durante uma visita, alguém se aproxima com um olhar acolhedor, oferece atenção genuína, segura sua mão, ora com ela e compartilha palavras de esperança. Esse simples gesto ilumina o coração aflito, trazendo conforto e renovando a confiança na graça divina.

O Salmo 96 nos convida: "Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito" (SI 96.3). Seja pelo batismo ou pela pregação da Palavra de Deus, você é chamado a viver e proclamar a graça de Deus. Adorar primeiro, depois, anunciar sua salvação. A cruz ensina que proclamar a glória de Deus exige humildade e amor. Assim como Cristo deu sua vida, seus seguidores são chamados a refletir esse sacrifício ao compartilhar o evangelho.

A glória de Deus brilha em Cristo, que nos reconcilia com o Pai e fortalece seu povo por meio da Palavra. Anunciar essa glória é preparar-se para o dia em que todos reconhecerão Jesus como Senhor. Que essa verdade impulsione você a viver de forma que o mundo veja o reflexo do amor e da salvação em Cristo.

 

Oremos: Senhor, fortalece-me para que eu proclame tua glória com coragem e confiança. Que tuas obras brilhem em minha vida, trazendo glória ao teu nome e proclamando aos outros as tuas maravilhas. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como compartilhar a boa nova de Cristo aos seus familiares?


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 23 de Março de 2026

Texto: Atos 4.5-22

"Pois nós não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido." (At 4.20)

 

Testemunhas da verdade

 

Você já pensou que Deus pode usar sua vida para tocar outras pessoas? Talvez por meio de uma palavra de conforto, um abraço sincero, um ouvido atento ou um simples gesto de amor. Pequenos momentos podem se tornar oportunidades para testemunhar de Cristo. Como Pedro e João declararam diante das autoridades: "Nós não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido" (At 4.20).

Por exemplo, ao ler ou escutar essa mensagem, Deus está levando a você a boa notícia de que ele ama você a ponto de enviar Jesus, seu Filho, para conceder perdão e vida nova a você. A partir da fé nessa maravilhosa notícia, você pode também compartilhar o evangelho com seus conhecidos.

Compartilhar o evangelho não é tarefa apenas de alguns, mas de todos os que creem em Cristo. Pelo batismo, somos enviados como testemunhas de Cristo. Não é um chamado fácil, mas é cheio de propósito: apontar para o Salvador.

A fé em Jesus nos impulsiona a amar e proclamar sua verdade. Como recebemos graça, devemos compartilhá-la. Paulo lembra: "Como poderão crer, se não ouvirem a mensagem?" (Rm 10.14). Nosso testemunho sempre será uma semente que Deus fará crescer no tempo certo.

Dar testemunho não significa ter todas as respostas, mas viver de modo que Cristo seja visto em nós. Cada palavra e atitude, por menor que pareça, pode refletir a verdade do evangelho. Que não nos calemos diante da verdade, mas a anunciemos com coragem e fé, confiando que Deus age através de nós.


Oremos: Senhor, ajuda-me a ser uma testemunha fiel do teu amor. Dá-me coragem para falar do que tenho visto e ouvido em ti. Por Jesus. Amém.


Reflita: Compartilhe de Jesus com quem precisa saber da salvação.


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 22 de Março de 2026

Texto: João 11.32-45

"Jesus chorou." (Jo 11.35)

 

Completa empatia

 

Empatia se tornou a palavra "da moda". Nem sempre as pessoas compreendem seu significado, mas costumam usar o termo para reclamar quando há falta de sensibilidade ou para pedir por mais consideração. Empatia é sinônimo de misericórdia. É a atitude de se colocar no lugar do outro, imaginando a sua dor, tendo no coração o seu sofrimento.

De fato, podemos concordar que falta empatia no mundo em que vivemos. Todo ser humano, em maior ou menor medida, tem o coração endurecido pelo pecado que gera egoísmo, inveja, agressividade e todo tipo de maldade. Mas é possível mudar o panorama quando olhamos para a misericórdia completa que Deus realiza em Jesus. Ele não só imaginou o nosso sofrimento, mas tomou sobre si a nossa miséria, pagou pelos nossos pecados e venceu as nossas tentações.

 Mesmo seguro de sua missão e confiando no Pai, Jesus sentiu a tristeza e a dor que marcam a existência humana e, diante da morte de um amigo, também chorou (Jo 11.35). E essa não foi a única vez, mas o Salvador chorou pelo seu povo, ao chegar a Jerusalém, e depois chorou amargamente, enquanto orava por si e por nós, antes de se entregar ao martírio. Assim como seu sacrifício na cruz, o choro de Jesus mostra a completa misericórdia e empatia divinas por cada um de nós.

Mesmo que nem sempre sejamos compreendidos pelas pessoas, não estamos sozinhos, mas temos alguém que conhece de modo perfeito o que sentimos e que providenciou alívio, ao final, para todos os que nele confiam.

 

Oremos: Amado Jesus, obrigado por me conheceres como ninguém e te importares comigo. Ajuda-me a ter empatia para amparar os que choram. Amém.

 

Reflita: Como podemos consolar aqueles que choram?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 21 de Março de 2026

Texto: Romanos 8.1-11

"Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus." (Rm 8.1)

 

Livres da culpa que corrói


          Poucas coisas são tão difíceis de superar como a sensação de culpa. Pode ser que você até já tenha recebido perdão dos outros, mas permaneça remoendo o passado. Isso acontece quando temos uma percepção muito forte do mal que fizemos ou do bem que deixamos de fazer. O pecado vira uma ferida no coração, difícil de apagar.

Para essas situações, é preciso lembrarmos o tamanho do amor de Deus e a abrangência da obra realizada através de Jesus. Em Romanos 8, versículo 1, o apóstolo Paulo afirma: "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus". Na continuidade do texto, ele reforça que Deus enviou seu Filho para levar sobre si os nossos pecados e para nos dar uma paz que, de forma nenhuma, poderíamos alcançar. A inclinação ao pecado nos mortifica com a culpa, mas no Espírito de Deus há vida eterna e paz.

Não se trata de tentarmos compensar nossos pecados com boas ações ou reparações. Se é possível consertar algo que fizemos, que bom! Mas a paz de que precisamos não vem do que podemos realizar, mas do que Jesus já fez por nós. O seu amor cobre uma multidão de pecados, alivia as consciências pesadas e purifica as vidas manchadas.

Diante da culpa ou remorso que corroem, não olhe apenas para si mesmo, nem se preocupe demais com os olhares dos outros. Volte-se para Jesus e confie no seu amor, realizado na cruz. Nele, está tudo consumado, tudo pago, e não há mais sombra de condenação.

 

Oremos: Obrigado, bondoso Deus, pelo amor de Jesus que, às vezes, nem consigo compreender. Ajuda-me a receber a paz que só nesse amor eu posso encontrar. Amém.

 

Reflita: Divida o que pesa no seu coração — um amigo que crê em Jesus.

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 20 de Março de 2026

Texto: Filipenses 4.8-13

"Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação."

(Fp 4.12)

 

Felicidade

 

          Uma música popular traz o seguinte refrão: "Felicidade brilha no ar, como uma estrela que não está lá". Ou seja: assim como o brilho que vemos no céu pode ser de uma estrela que já se extinguiu, às vezes, quando atingimos o que desejávamos, a felicidade pode nem estar mais lá. Muita gente se sente assim, em uma busca constante por algo que, quando alcançado, não satisfaz.

O mundo nos ensina que sempre é preciso conquistar mais para ser feliz. Só que, depois de conquistada, cada coisa importante custa muito para ser mantida. Desse jeito, os esforços para alcançar felicidade podem acabar se transformando em um ciclo vicioso de cansaço.

Veja o que diz o apóstolo Paulo: "Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação" (Fp 4.12-13). No pensamento bíblico, felicidade tem mais a ver com contentamento do que com grandes conquistas. Não se trata de comodismo, mas de confiança no amor de Deus.

Qualquer que seja a sua situação, hoje pode ser um dia de felicidade, se a sua esperança estiver no lugar certo. Jesus, que venceu o mundo, continua a dizer: "Tenha bom ânimo". Ele, que venceu a morte, diz: "Não tenha medo, estou com você". Por isso, mesmo em dias de tristeza, é possível afirmar: "Eu sou feliz". E isso não é uma ilusão, pois o brilho que nos ilumina vem de Cristo, que continua conosco até o fim da história.

 

Oremos: Brilha, Jesus, no meu coração, com a força que só tu podes dar, para que eu aprenda o segredo de estar contente em qualquer situação. Amém.

 

Reflita: Para ser feliz, você precisa de tudo o que deseja alcançar?


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 19 de Março de 2026

Texto: Ezequiel 37.1-6

"Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor." (Ez 37.6)

 

Para respirar de novo

 

          Às vezes nos sentimos tão desmotivados pelos problemas ao nosso redor, que parece que ficamos sufocados. O livro de Ezequiel foi escrito durante um período desses. O povo de Israel estava no exílio babilônico. A nação havia sido derrotada, o templo de Jerusalém tinha sido destruído e muitas pessoas tinham sido levadas para uma terra estrangeira. A esperança parecia perdida, não havia respiro.

Foi nesse contexto que Deus deu ao profeta a visão do vale de ossos secos, uma das passagens mais marcantes da Bíblia. Na visão, Deus mostra ao profeta o seu poder de reviver os mortos, de dar novo fôlego ao seu povo. "Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor" (Ez 37.6).

Pode ser que você, mesmo tendo boas metas, força de vontade e convicção, ainda viva situações nas quais falta fôlego, ânimo e esperança. Mas não deixe de confiar naquele que pode dar vida a ossos secos e restaurar os quebradiços. Deus, que formou você desde o ventre de sua mãe, conhece, ama e pode ajudar você. Ele não poupou o próprio Filho, Jesus, para vencer a morte e todo o mal em nosso lugar.

O sopro do Espírito Santo dá sempre nova vida, gerando fé nos corações amortecidos pelo pecado. Ele pode se mover em você de forma poderosa, ensinando-o a se apegar ao que Jesus conquistou - uma vitória completa e definitiva que ninguém pode anular. O fôlego e a força de que você precisa estão na Palavra de Deus, cheia de boas novas de esperança.

 

Oremos: Renova, Senhor, o meu fôlego e as minhas forças pelo sopro do teu Espírito Santo. Fortalece-me na graça e amor que só encontro em Jesus Cristo. Amém.

 

Reflita: Quando o mundo o sufoca, você pausa para respirar e orar?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 18 de Março de 2026

Texto: Salmo 130

"Eu espero pelo Senhor mais do que os vigias esperam o amanhecer, mais do que os vigias esperam o nascer do sol." (Sl 130.6)

 

Alívio e descanso

 

Você já esteve em uma daquelas situações em que o tempo parece que não passa? A gente fica olhando para o relógio, ansioso para que a hora chegue e, às vezes, até com receio de que algo ruim aconteça e acabe atrapalhando o final. Pode acontecer em um jogo, uma viagem ou até em alguma situação de perigo.

Toda espera se torna angustiante quando não temos certeza do que virá no final. Mas, quando esperamos em Deus, o bom desfecho já está garantido. Por isso, o salmista diz: "Eu espero pelo Senhor mais do que os vigias esperam o amanhecer, mais do que os vigias esperam o nascer do sol" (Sl 130.6).

A noite tem os seus perigos e o cansaço da vigília pode ser grande. Mas, tão certa como o nascer do sol, é a chegada do socorro que vem de Deus. Nas longas noites de nossa vida, a ajuda e o alívio podem parecer demorados ou distantes, mas são garantidos por Deus, que é senhor do tempo e tem imenso amor por todos os que nele confiam. A prova disso está na cruz de Jesus e em sua ressurreição, que vieram depois de milênios de espera, mas aconteceram no tempo certo. Apesar de toda a escuridão pela qual a humanidade passava, Jesus fez brilhar a luz da graça divina sobre todas as nações.

Você anda angustiado ou cansado? Lembre-se daquele que tem todo o tempo nas mãos. Ele acompanha cada minuto de sua vida com amor e lhe dará o descanso e o alívio necessários. Isso é tão certo como o sol, que nasce todos os dias sobre você.

 

Oremos: Senhor Amado, tu tens os meus dias e noites em tuas mãos. Não deixes que eu seja vencido pelo cansaço, medo ou ansiedade. Firma a minha confiança em ti, pela ação do teu Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como a fé pode ajudar alguém que sofre com ansiedade?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 17 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.13

E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal." (Mt 6.13)

 

As tentações e o mal

 

Jesus ensinou os seus discípulos a orar pedindo a Deus que não os deixasse cair em tentação e os livrasse do mal, que são os dois pedidos finais do Pai-Nosso.

Sobre o primeiro pedido, "não deixes que sejamos tentados" (Mt 6.13), o teólogo Martinho Lutero destacou que "Deus não tenta ninguém, mas suplicamos que Deus nos guarde e preserve para que o Diabo, o mundo e a nossa carne não nos enganem, nem nos seduzam a crenças falsas". Pedimos também que Deus nos guarde de pecados e vícios. E, se formos tentados, pedimos forças para resistir e vencer.

Sobre o pedido "livra-nos do mal" (Mt 6.13), Lutero escreveu que pedimos a Deus para nos proteger de tudo o que prejudica nossa alma, nosso corpo, honra e bens. E, quando chegar nossa hora derradeira, pedimos que Deus nos conceda "um fim bem-aventurado e nos leve, por graça, deste vale de lágrimas, para junto de si, no céu".

Com essas palavras, Lutero nos lembra de que o Pai celeste nos ampara diante do maligno. A maior proteção contra o mal e as tentações é a graça de Deus revelada em Cristo, que vence o Diabo com sua morte na cruz. Ao confiarmos em Jesus e crermos que ele ressuscitou, recebemos nova vida e o amparo de Deus. Por isso, ao orar, podemos confessar nossa fragilidade e expressar confiança no cuidado de Deus. Nele encontramos força para resistir às tentações, discernimento para reconhecer o que vem dele e segurança no seu amparo. Em Cristo, temos a certeza de que Deus nos conduz à vitória.

 

Oremos: Pai nosso, guarda-nos das ciladas do inimigo e fortalece-nos para vencermos as tentações. Livra-nos do mal. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como a proteção de Deus nos faz depender mais dele?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 16 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.12

"Perdoa-nos as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam." (Mt 6.12)

 

O perdão

Ao ensinar seus discípulos a orar, Jesus incluiu um pedido essencial: "Perdoa-nos as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam" (Mt 6.12). O teólogo Martinho Lutero, no Catecismo Menor explicou que, nessa súplica, pedimos que o Pai celestial não olhe para nossos pecados, nem rejeite nossas orações por causa deles. Afinal, reconhecemos que somos indignos e nada merecemos além do castigo. Por isso, pedimos que, por sua graça, Deus ouça nossa oração e nos conceda seu perdão. Da mesma forma, nós desejamos perdoar aqueles que pecaram contra nós.

Essa oração nos lembra de nossa necessidade da graça de Deus. Confessamos que pecamos diariamente e não temos méritos próprios, mas rogamos para que, por sua bondade, ele nos ouça e nos perdoe. E esse perdão não apenas nos restaura, mas também nos ensina a agir com os outros da mesma maneira. Assim como Deus não retém o perdão de nós, somos chamados a perdoar de coração aos que nos ofendem e até mesmo a fazer o bem a quem nos prejudicou.

É importante lembrar que esse pedido não se trata de uma troca ou barganha com Deus. Não estamos dizendo que só seremos perdoados se primeiro perdoarmos, mas que o perdão recebido nos transforma e nos capacita a viver de modo gracioso com os outros. Perdoamos porque fomos perdoados. Esse é um convite ao exercício diário do perdão, não como um mérito, mas como expressão da maravilhosa graça de Deus em nossa vida.

 

Oremos: Pai nosso, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. Que o teu Espírito nos ajude a viver essa graça diariamente. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Reconhecemos o perdão de Deus e também perdoamos?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 15 de Março de 2026

Texto: João 9.13-25

"De uma coisa eu sei: eu era cego

e agora vejo!" (Jo 9.25)

 

Olhos da fé

A cura do cego de nascença registrada em João 9 revela muito mais do que um milagre físico. É uma história sobre fé e a capacidade de ver espiritualmente. Quando Jesus devolveu a visão ao homem cego, ele não apenas transformou sua vida exterior, mas também despertou uma nova percepção interior. O homem iria trilhar um caminho de amadurecimento espiritual até afirmar, diante de Jesus: "Eu creio, Senhor" (Jo 9.38).

Os líderes religiosos rejeitaram a cura e interrogaram repetidamente o homem que havia sido curado, tentando desacreditar o milagre. Em meio à pressão, ele respondeu com simplicidade e convicção: "De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo" (Jo 9.25). Sua experiência direta com o poder de Cristo foi suficiente para sustentar sua fé diante da oposição.

A cegueira espiritual é mais perigosa do que a cegueira física. Sem Jesus, permanecemos nas trevas, incapazes de enxergar a verdade. Ele é a luz do mundo, e somente através dele podemos ver claramente o caminho para a vida eterna. Quando olhamos maravilhados para sua obra transformadora, nossos

olhos se abrem para enxergar sua graça, perdão e amor.

Você foi convidado a olhar com os olhos da fé. Veja as coisas que Jesus fez por você, especialmente seu perdão conquistado na cruz. Embora os problemas deste mundo queiram nos tirar a visão, na luz de Cristo enxergamos a vida eterna e a certeza da nossa morada definitiva.

 

Oremos: Senhor, pela fé em Cristo sou teu filho e tenho a firme e viva

esperança da salvação. Mantém-me fiel a ti até o fim. Amém.

 

Reflita: Qual tem sido sua experiência com o poder de Cristo até hoje? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 14 de Março de 2026

Texto: Efésios 5.8-14

"Você que está dormindo, acorde! Levante-se

da morte, e Cristo o iluminará." (Ef 5.14)

 

Chamados para brilhar

 

          Caminhar na luz é uma experiência transformadora. No capítulo 5 da Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo nos lembra que antes de conhecer a Cristo vivíamos nas trevas do pecado, mas agora, unidos a Cristo, andamos na luz Senhor.

A luz revela aquilo que está escondido. Então, quando Cristo ilumina nossa vida, ele expõe o pecado e as coisas que pertencem à escuridão. No entanto, ele também oferece perdão e a oportunidade de caminhar em novidade de vida. A partir dessa nova identidade, somos chamados a viver de modo diferente, refletindo essa luz em nossas ações e palavras. Como filhos da luz, produzimos frutos que agradam ao Senhor: bondade, honestidade e verdade (Ef 5.9). Esses frutos se manifestam em atos de amor que trazem esperança e alegria àqueles ao nosso redor. Os seguidores de Cristo devem usar a sabedoria, "procurando descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor" (Ef 5.10).

Paulo também nos exorta a despertar do sono espiritual: "Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará" (Ef 5.14). Seguir a Cristo requer vigilância e diligência. A Palavra de Deus não somente expõe o mal, mas também tem o poder de transformar pessoas más em boas. Quando vivemos como filhos da luz, a presença de Jesus em nós traz clareza e direção, guiando-nos para longe das armadilhas das trevas. Você foi chamado para brilhar. Viva na luz do Senhor.

 

Oremos: Senhor, ajuda-me a viver como filho da luz, refletindo tua bondade e verdade em minhas ações. Acorda-me do sono espiritual e guia-me pelo caminho da tua luz. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você já acordou do sono espiritual?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 13 de Março de 2026

Texto: Isaías 42.14-21

"Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem. A escuridão que os cerca eu farei virar luz e aplanarei os caminhos ásperos." (Is 42.16)

 

A promessa de uma nova visão

 

Não é fácil caminhar na escuridão. A incerteza de como dar o próximo passo causa medo e hesitação. No entanto, o Senhor promete: "Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem. A escuridão que os cerca eu farei virar luz e aplanarei os caminhos ásperos" (Is 42.16). Ou seja, Deus declara que fará surgir luz em meio à escuridão e transformará os caminhos tortuosos em trilhas retas. O amor de Deus pelo seu povo estava sendo demonstrado de forma cada vez mais intensa.

O contexto do versículo aponta para a obra redentora de Deus por meio do seu Servo, Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para libertar os cativos, abrir os olhos dos cegos e iluminar os corações com a verdade do evangelho. Assim como Deus não abandonou o povo de Israel, ele também não nos abandona. Suas promessas de conduzir e iluminar nossos caminhos permanecem firmes. E ainda que o Senhor pareça demorar, nada pode impedi-lo de cumprir a sua promessa de abrir o caminho do perdão à toda humanidade.

Jesus é a luz que dissipa as trevas da nossa vida. Quando nos sentimos perdidos, confusos ou incapazes de encontrar uma solução, Cristo nos oferece clareza e direção. Ele nos conduz pelo caminho da vida eterna e nos enche de esperança com sua presença constante e seu perdão amoroso. O caminho pode ser desconhecido, mas o guia é fiel. Confie na promessa: "O Senhor é o Deus que salva o seu povo" (Is 42.21).

 

Oremos: Senhor, guia-me por teus caminhos e transforma a escuridão em luz diante de mim. Quando eu não enxergar a direção, sonda-me a confiar em tua liderança. Ensina-me a aguardar com expectativa a tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Alguma vez você já percebeu Deus iluminando o seu caminho?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 12 de Março de 2026

Texto: Salmo 142

"O Deus, tu és o meu protetor,

és tudo o que desejo nesta vida." (Sl 142.5)

 

Refúgio nas trevas

 

A vida nos coloca em situações de aflição que parecem inescapáveis. Davi, quando foi perseguido pelo rei Saul, se escondeu em uma caverna. Ele se sentia sem energia, confuso e cercado de perigos. Esse sentimento de aprisionamento, de estar enterrado, de estar nas profundezas, provocou uma fervorosa e franca oração, o Salmo 142. Ele clamou ao Senhor, afirmando: "Olho para os lados e não vejo ninguém que me ajude" (Sl 142.4).

Assim como Davi, todos nós enfrentamos momentos em que nos sentimos cercados por dificuldades, isolados e sem ninguém para nos socorrer. A honestidade das palavras de Davi nos lembra de que Deus não se ofende com nossos gritos de dor, ao contrário, ele ouve o nosso clamor.

Davi reconhece que Deus é o seu único refúgio e expressa sua confiança ao declarar: "Ó Deus, tu és o meu protetor, és tudo o que desejo nesta vida" (Sl 142.5). O Salmo 142 é um convite para confiarmos em Deus nos momentos mais sombrios. Quando nossas forças desaparecem, o Senhor sabe o que devemos fazer (Sl 142.3). Ele é aquele que provê direção, sustento e libertação.

Por meio de Jesus, temos a certeza do cuidado de Deus por nós. Ele carregou o peso das nossas angústias, sofrendo em nosso lugar para nos oferecer paz e salvação. Quando o desespero nos atingir, podemos confiar que o Salvador já enfrentou as trevas para podermos encontrar luz e esperança em meio às tribulações.

 

Oremos: Senhor Deus, em meio às dificuldades, ajuda-me a buscar-te como meu refúgio. Quando meu espírito desanimar, mostra-me o caminho que devo seguir. Renova minha esperança e sustenta-me com tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Você já se sentiu sem energia e cercado de perigos?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 11 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.11

"Dá-nos hoje o alimento que precisamos." (Mt 6.11)

 

Dá-nos o pão de cada dia

 

Pão de cada dia é uma necessidade básica. Infelizmente, muitos carecem dele devido à ganância que acumula bens, inclusive alimentos, como se fosse possível levar essas riquezas para a eternidade.

Jesus, o pão da vida, conhece nossas necessidades e se preocupa com elas. Por isso, incluiu na oração do Pai-Nosso este singelo pedido: "Dá-nos hoje o alimento que precisamos" (Mt 6.11). Essa oração nos lembra de que não devemos ceder à ganância, mas aprender a repartir. E na nossa carência, até de pão, nos faz olhar para Jesus, que supre as necessidades dos seus finos e provê todo o necessário para a vida.

Mas o pedido por pão vai além do alimento físico. Jesus nos lembra: "O ser humano não vive só de pão" (Mt 4.4). Quem vive apenas em busca de bens materiais continua espiritualmente faminto e subnutrido. Essa fome espiritual pode levar à morte eterna, muitas vezes sem que a pessoa perceba.

Para o pão físico, contamos com nosso trabalho, ações de solidariedade e programas sociais. Porém, para alimentar nossa fé e espiritualidade, só Jesus pode nos suprir. Ele é o pão da vida, que se dá de forma especial na Santa Ceia. Ali, ao nos dar seu corpo e sangue com o pão e o vinho, Jesus nos abençoa com perdão, nutre nossa fé e nos fortalece para as lutas da vida.

Que todos possam receber o pão de cada dia, seja pelo fruto ao trabalho, por ações justas dos governantes ou por atos de misericórdia. E que, pela fé, encontremos em Jesus o alimento eterno que sacia para a vida com Deus.

 

Oremos: Pai nosso, que estás no céu, dá-nos hoje o alimento que precisamos, tanto para o corpo quanto para a alma. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como podemos nos alimentar de Jesus, o pão da vida?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 10 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.10

"Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!" (Mt 6.10)

 

Qual é a vontade de Deus?

 

Conflitos de vontades fazem parte da vida. Pais e filhos, casais, patrões e empregados nem sempre concordam, assim como governantes e governados. Essas diferenças são comuns, mas também causam muitos problemas.

Na oração do Pai-Nosso, pedimos algo especial: "Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!" (Mt 6.10). Esse pedido reflete nossa confissão de que, muitas vezes, escolhemos seguir a nossa própria vontade, deixando de lado tanto a vontade de Deus quanto as necessidades dos outros. Isso ocorre porque somos marcados pela dureza de coração, pela falta de fé, empatia e amor a Deus e ao próximo.

Ao mesmo tempo, ao fazer esse pedido, reconhecemos a necessidade de um coração arrependido que busca viver de acordo com a vontade de Deus. Jesus nos ensinou essa oração e cumpriu perfeitamente a vontade do Pai ao se entregar por nós na cruz. Ele nos perdoa, transforma nosso coração e nos dá a oportunidade de viver de maneira renovada, melhorando nossos relacionamentos e nos capacitando a fazer a vontade divina.

O pastor Martinho Lutero afirmou que "a vontade de Deus, em verdade, é feita sem a nossa prece, por isso pedimos que ela seja feita também entre nós". Essa vontade se manifesta quando maus conselhos e desejos egoístas são substituídos pela graça que nos leva a perdoar, pedir perdão e viver segundo a vontade de Deus. Que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida sempre, trazendo paz aos nossos relacionamentos e renovando nossa caminhada diária.

 

Oremos: Pai nosso, que estás no céu, ajuda-me a viver segundo a tua vontade, amando e perdoando como Jesus ensinou. Em nome dele. Amém.

 

Reflita: Que diferença faz a vontade de Deus se realizar em nossa vida?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 09 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.10

"Venha o teu Reino." (Mt 6.10)

 

"Venha o teu Reino”

         Começar a semana pedindo "venha o teu Reino" é verdadeiramente maravilhoso. Esse pedido não surge de um desejo vago, mas da certeza de que temos um Pai bondoso e todo-poderoso que nos ama e nos acolhe em sua presença, em seu Reino.

Nos reinos humanos, há desigualdades, privilégios, opressão e morte. Essa realidade pode nos assustar, mas a Palavra de Deus nos consola. O Reino que pedimos em nossa oração é completamente diferente: ele é pleno de amor, perdão e vida eterna. Lutero nos ensinou que esse Reino vem até nós sem que precisemos pedi-lo, porque Deus deseja dá-lo a todos, como prometeu em sua Palavra.

Essa promessa se cumpriu em Jesus Cristo, enviado pelo Pai para que todos os que nele creem não morram, mas vivam eternamente" (João 3.16). Jesus não nos conquistou pela força ou imposição, como fazem os reinos humanos, mas pelo poder do amor, que o levou à cruz. Ali, ele nos resgatou amorosamente para sermos dele e herdeiros do seu Reino, garantindo a vida eterna para os que nele confiam. Quando pedimos "venha o teu Reino" (Mt 6.10), reafirmamos nossa fé nesse Reino que transforma vidas, nos livra do medo e nos dá esperança.

Iniciar a semana pedindo que o Reino de Deus venha é estimulante e restaurador, porque nos coloca na condição de cidadãos do Reino celestial. Quando pedimos "venha o teu Reino", estamos reafirmando nossa fé e esperança no Reino de amor, perdão e vida eterna que Deus nos oferece por meio de Jesus Cristo.

 

Oremos: Pai nosso, que estás no céu, renova minha fé e coloca-me sempre no teu Reino de amor, perdão e vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Que diferença faz ser parte do Reino de Deus?   

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 08 de Março de 2026

Texto: João 4.5-14

"Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida." (Jo 4.10)

 

Sede de quê?

Poucas sensações são tão boas quanto aquela de tomar um longo gole de água quando se está com sede. Ainda mais em um dia quente, quando a água está gelada. Saciar a sede é prazeroso e necessário, pois precisamos de água para viver. Mas há um tipo de sede que não podemos saciar sozinhos.

Jesus, após uma longa viagem até Samaria, ficou cansado e foi até um poço pegar água. No entanto, o que o levou até lá não foi a sua própria necessidade. Lá, ele teve um encontro muito especial com uma mulher samaritana, que sentia a sede mais profunda que há: a sede espiritual.

Por ter vergonha de seus pecados, aquela mulher ia ao poço ao meio-dia, enquanto as outras iam cedo de manhã. Em seu caminho, ela não carregava apenas seu balde, mas também o peso da solidão. No seu coração havia sede de aceitação e amor, sede que o mundo nunca havia conseguido saciar. Mas, naquele dia, Jesus a encontrou e lhe disse: "Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida" (Jo 4.10). Ela não entendeu imediatamente, mas ele estava oferecendo a única água que poderia saciar a sede de sua alma e transformá-la para sempre.

Muitas vezes, na correria da vida, as pessoas buscam saciar sua sede em fontes que só trazem mais vazio: redes sociais, trabalho excessivo ou relacionamentos superficiais. Porém, essas coisas não conseguem preencher o espaço que só Cristo pode ocupar. Pois Jesus, com sua água da vida, o Espírito Santo, nos dá a saciedade verdadeira e a vida eterna.

 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por oferecer a água viva que restaura e transforma. Sacia nossa sede de amor e perdão. Amém.

 

Reflita: Como você pode matar a sua sede espiritual todos os dias?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 07 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.9

"Portanto, orem assim: 'Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo'." (Mt 6.9)

 

Relacionamento

Como é bom poder conversar com quem se ama! Sentar para ouvir e compartilhar, pedir conselhos ou simplesmente dividir um momento é algo que nos aproxima. Em contrapartida, é desafiador falar com pessoas em posição de autoridade, que se mostram inacessíveis.

Muitas pessoas veem Deus como alguém distante. Alguém que está de cara fechada no céu, pronto para punir o pecador. Embora seja verdade que Deus é o Senhor de toda criação, de toda história e de toda humanidade, Jesus fala dele de modo diferente: "Portanto, orem assim: 'Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo'" (Mt 6.9).

Jesus nos mostra que Deus não está distante de nós. Ele gosta de ser chamado de Pai e anseia por um relacionamento próximo com seus filhos. Sim, Deus é santo e seu nome é santo. Mesmo assim, por seu amor e misericórdia, ele deseja se relacionar conosco. E a oração é um dos meios mais maravilhosos para vivermos esse relacionamento.

Mas, para que isso fosse possível, Jesus veio ao mundo e fez a vontade do Pai com perfeição. Somente por meio dele, que tomou sobre si os pecados da humanidade, podemos nos aproximar de Deus. Por causa do que Cristo fez, Deus não é como um juiz irado e distante, mas é como um Pai amoroso que acolhe seus filhos de braços abertos em todos os momentos e quer ouvir sobre nossas preocupações, sonhos e até sobre as coisas mais simples do cotidiano, porque ele se importa com cada detalhe de nossa vida.

 

Oremos: Pai, ajuda-nos a santificar o teu nome com nossas palavras e ações. Agradecemos-te por teu amor em nos receber como filhos. Em Cristo. Amém.

 

Reflita: Como você pode mostrar às pessoas que Deus é um Pai amoroso?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 06 de Março de 2026

Texto: Mateus 6.6-8

"Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto." (Mt 6.6)

 

Dia Mundial da Oração

 

Você já esteve em um lugar tão agitado e barulhento que foi impossível conversar com um amigo ao seu lado? Ambientes assim deixam as pessoas distraídas e dificultam a comunicação. Se houver insistência em falar, acaba precisando repetir as mesmas coisas em meio ao ruído.

O problema não está, necessariamente, na capacidade de falar ou ouvir, mas na agitação ao redor. É por isso que Jesus afirma: "Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto" (Mt 6.6). Orar é mais do que repetir palavras, é uma conversa íntima com Deus. Para isso, é preciso mente e coração voltados a ele, livres do barulho, da agitação e das distrações. Jesus ensina como fazer isso: ore sem buscar atenção de outras pessoas, procure um lugar calmo e que seja uma conversa entre você e Deus.

No entanto, nem sempre o problema está no ambiente ao nosso redor, muitas vezes, as maiores distrações estão dentro de nós. Preocupações, ansiedades e pensamentos turbulentos podem nos afastar do foco na oração. Nesses momentos, há o consolo de que Deus já conhece nosso coração e, como um Pai amoroso, ele dá aquilo que é necessário, mesmo quando não sabemos pedir.

Hoje é o Dia Mundial da Oração. Encontre um momento para deixar a agitação do cotidiano de lado e achar um lugar tranquilo onde você possa falar com Deus. E que, em suas orações, o ruído das preocupações da vida dê lugar à confiança do cuidado divino.

 

Oremos: Senhor, acalma nosso coração e nos ensina a orar com sinceridade, entregando a ti nossas aflições e confiando no teu cuidado. Oramos em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: O que tem atrapalhado sua comunicação com Deus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 05 de Março de 2026

Texto: Romanos 5.6-8

"Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado." (Rm 5.8)

 

Demonstração de amor

          Amar e ser amado é o desejo de todos. Mas, então, por que há tanto egoísmo e individualismo? Por que é tão difícil parar para ouvir ou ajudar alguém? Por que até mesmo cristãos, às vezes, agem com indiferença diante do sofrimento alheio? A resposta está em nossa natureza pecaminosa. O pecado que habita em nós nos leva a buscar, em primeiro lugar, nossos próprios interesses.

            O amor de Deus, porém, é pleno e transformador. O apóstolo Paulo escreve: "De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus. Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado" (Rm 5.6-8).

Deus não esperou que nos tornássemos dignos ou merecedores, porque sabia que jamais poderíamos ser. Ele veio ao nosso encontro quando mais precisávamos, quando ainda vivíamos na escuridão do pecado. Isso é graça! Isso é amor verdadeiro demonstrado em ação. E esse amor de Deus pode nos mover a lutar contra o pecado, o egoísmo e o narcisismo, levando-nos a amar a Deus e ao próximo, mesmo de maneira imperfeita.

Em um mundo onde muitos estão isolados em si mesmos ou divididos pelas mais diversas ideologias, sejamos reflexos do amor divino, vivendo não apenas para nós, mas para Deus e para o bem do próximo.

 

Oremos: Maravilhoso Deus, somos pecadores e muitas vezes buscamos nossos próprios interesses em primeiro lugar. Que o teu Espírito Santo nos mova a uma nova vida, repleta de amor. Amém.

 

Reflita: Como podemos demonstrar amor aos que sofrem?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 04 de Março de 2026

Texto: Romanos 5.1-5

"Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo." (Rm 5.1)

 

Ser aceito

 

          Ser aceito é uma necessidade humana. Desde a infância, buscamos ser acolhidos pelos pais, pelos colegas e por aqueles que admiramos. Na adolescência, essa necessidade se intensifica, pois queremos encontrar nosso lugar no mundo. Na vida adulta, desejamos ser aceitos por quem amamos. Não por acaso, há grande expectativa no momento do "sim, eu aceito" no altar.

Mas há uma aceitação ainda mais importante: ser aceito por Deus. Muitas pessoas tentam conquistar essa aceitação por diferentes caminhos. Alguns acreditam que serão aceitos por Deus pelas boas obras que realizam e há aqueles que pensam que a aceitação divina depende de restrições alimentares ou práticas específicas. No entanto, o que realmente nos torna aceitos por Deus? A obra de Jesus na cruz.

O apóstolo Paulo nos traz uma mensagem libertadora: "Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus" (Rm 5.1-2). Essa verdade nos liberta do peso de tentar conquistar o favor divino por méritos próprios, algo impossível para nós. Paulo deixa claro que é Cristo quem nos dá acesso à graça, unicamente por graça. Ele conquistou, em nosso lugar, aquilo que jamais poderíamos alcançar.

Confie na obra de Cristo na cruz. Ele nos concede a salvação, não por esforço próprio, mas pela fé.

 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por tudo o que já fizeste por nós, especialmente por nos libertar da condenação eterna por meio da obra de Cristo na cruz. Mantém-nos, ó Pai, firmes nessa fé. Amém.

 

Reflita: Como podemos viver a fé salvadora em Jesus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 03 de Março de 2026

Texto: Êxodo 17.1-7

"O Senhor está com a gente ou não?" (Êx 17.7)

Eu estarei diante de você

 

          Muitas vezes, parece que estamos sozinhos para resolver todos os problemas. Mesmo nos esforçando para "pensar fora da caixa", encontramos dificuldades para achar uma solução.

O povo de Israel foi escravizado no Egito por cerca de 400 anos. Durante esse período difícil, oraram muitas vezes a Deus, pedindo que os libertasse. Por meio de Moisés e Arão, Deus atendeu às suas súplicas, mas a caminhada até a terra prometida não foi fácil. O calor do deserto e a falta de água os incomodavam. Em sua angústia, eles questionaram a presença de Deus: "O Senhor está com a gente ou não?" (Êx 17.7). Esse clamor, carregado de dúvida e medo, reflete a fragilidade humana diante das provações. Quantas vezes nós também já não fizemos esse tipo de questionamento?

No entanto, Deus responde graciosamente. Ele ordena a Moisés que bata na rocha, e dela jorra água, saciando a sede de todos. Essa rocha simboliza Jesus, a Rocha eterna (1º Co 10.4). Assim como Deus proveu água no deserto, saciando a sede do seu povo e restaurando a sua confiança nele, ele nos oferece, em Jesus, a água viva, que sacia a sede espiritual da nossa alma. Mesmo quando murmuramos, sua misericórdia permanece.

Em meio aos desafios diários, somos chamados a confiar na misericórdia de Deus. Em vez de olharmos apenas para os problemas, devemos voltar nossos olhos para o Deus que pode todas as coisas. Quando parecer que estamos sozinhos, lembremo-nos: Deus está conosco todos os dias da nossa vida.

 

Oremos: Ó Deus, como é bom saber que estás sempre ao nosso lado. Ajuda-nos a confiar nisso e ser gratos por tudo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como podemos perceber o cuidado de Deus nas dificuldades?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 02 de Março de 2026

Texto: Salmo 95.1-9

"Não sejam teimosos, como os seus antepassados foram em Meribá, quando estavam em Massá, no deserto." (SI 95.8)

 

Teimosia

            Todos nós já presenciamos cenas de crianças teimosas, que resistem aos ensinamentos dos pais e fazem birra quando não conseguem o que desejam. O povo de Israel, como uma criança na fé, também teve muitos momentos de teimosia, contrariando a vontade de Deus. O salmista registra as palavras do Senhor ao povo: "Não sejam teimosos, como os seus antepassados foram em Meribá, quando estavam em Massá, no deserto. Ali eles me puseram à prova e me desafiaram, embora tivessem visto o que eu havia feito por eles" (SI 95.8-9).

Este devocional não tem o objetivo de julgar a teimosia das crianças ou a rebeldia do povo de Israel. Essa passagem bíblica nos traz um ensinamento valioso para os dias de hoje: a teimosia do povo em Meribá e Massá ilustra a inclinação humana de resistir à vontade de Deus, mesmo após experimentar suas bênçãos. Quantas vezes nós também duvidamos, resistimos e teimamos contra a vontade do Senhor?

A lei de Deus funciona aqui como um espelho, revelando nossos erros e nos lembrando das inúmeras situações em que desobedecemos ao Senhor. Mas, ao mesmo tempo, o evangelho nos aponta para a graça e a misericórdia de Deus. Jesus Cristo, conhecendo nossa total incapacidade de alcançar a salvação por méritos próprios, trouxe a reconciliação entre nós e Deus por meio de sua obra redentora na cruz. Que o Espírito Santo fortaleça nossa fé e confiança na graça divina hoje e sempre.

 

Oremos: Querido Deus, perdoa-nos pelos momentos de incredulidade e teimosia. Renova em nós a fé em ti e a gratidão por tudo o que já fizeste por nós. Mantém-nos firmes até o fim. Em Cristo. Amém.

 

Reflita: Como podemos exercitar a obediência a Deus no dia de hoje?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 1° de Março de 2026

Texto: João 3.1-8

"Todos vocês precisam nascer de novo." (Jo 3.7)

Nascer de novo

          Será que alguém pode nascer de novo? Muitas pessoas. sobreviverem a um grave acidente de carro, afirmam: "Nasci de novo". Elas reconhecem que receberam uma nova oportunidade de viver. No entanto, essa experiência nem sempre traz mudanças profundas em seus princípios, atitudes ou maneira de pensar e agir.

O novo nascimento foi o tema da conversa entre Jesus e Nicodemos, um líder religioso, quando Jesus lhe disse: "Todos vocês precisam nascer de novo" (Jo 3.7). Nicodemos ficou impressionado com os milagres de Jesus e queria conhecê-lo melhor. No entanto, ao ouvir que precisava nascer de novo, não compreendeu o que Jesus queria dizer.

Então Jesus explicou: o nascimento físico nos dá a vida neste mundo, mas nascer de novo é algo muito maior. Nascer de novo é nascer para Jesus. Nascer de novo é uma mudança radical, uma conversão que se realiza no fundo do coração. Esse novo nascimento não acontece por esforço humano, mas é uma ação do Espírito Santo por meio da Palavra de Deus. É uma renúncia ao pecado e um despertar para uma nova vida com Jesus, que morreu na cruz pelos pecadores e ressuscitou para nos dar perdão e vida eterna.

Nascer de novo é motivo de consolo e esperança. É poder dizer: "Eu estou nas mãos de Deus. Ele tem cuidado de mim de uma maneira maravilhosa. Ele me ajuda nos momentos de tristeza e adversidades. Por meio de Jesus, meus pecados são perdoados, tenho paz de coração e certeza de que vou viver uma . ida eterna no céu. Posso fechar os olhos e dormir em paz."

 

Oremos: Querido Deus, obrigado porque me deste Jesus e, por meio dele, eu pude nascer de novo. Esteja para sempre comigo. Amém.

 

Reflita: O que significa nascer de novo para Jesus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 28 de Fevereiro de 2026

Texto: Romanos 4.13-17

“Essa promessa foi feita porque ele havia crido em Deus e havia sido aceito por ele.”

(Rm 4.13)

Crer nas promessas de Deus

 

          No Antigo Testamento, Deus escolheu Abraão para ser o pai de uma grande nação, seu povo. Abraão tinha muitos motivos para duvidar dessa promessa. Ele já era velho, sua esposa, Sara, era estéril, e os anos se passavam sem que vissem o cumprimento do que Deus havia dito.

          Então Deus foi ao encontro de Abraão e renovou sua promessa, assegurando que a descendência de Abraão seria incontável, como as estrelas do céu e a areia do mar. Deus cumpriu sua palavra, não por causa da obediência ou méritos de Abraão, mas porque Abraão creu em Deus e foi aceito por ele (Rm 4.13).

          Essa é a boa notícia para nós. Deus é fiel no cumprimento de suas promessas. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para morrer na cruz pelos nossos pecados. Jesus morreu e ressuscitou para que tivéssemos a certeza da vida eterna. Nós recebemos essas bênçãos, não porque cumprimos a lei de Deus ou porque nossa vida é piedosa e cheia de boas ações. Deus cumpre suas promessas porque nos aceita, perdoa nossos pecados e nos concede sua graça por meio da fé. Abraão nada tinha a apresentar, chegou a Deus de mãos vazias. Mas creu e confiou nele.

          Crer em Deus e em suas promessas nos transforma. Além da paz do perdão dos pecados, temos a segurança de sua presença constante, especialmente nos momentos de dor, adversidade e incerteza. Nada disso nós merecemos, mas o nosso Deus é fiel. Ele foi fiel a Abraão e é fiel a você e a mim.

 

Oremos: Senhor Deus, obrigado porque nos aceitas como filhos e és fiel no cumprimento das tuas promessas. Fortalece nossa fé, socorre-nos na aflição e dá-nos corações agradecidos. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Que diferença faz crer em Deus e em suas promessas? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2026

Texto: Gênesis 12.1-9

“Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado.” (Gn 12.4)

 

Chamado para confiar

 

          Imagine alguém dizendo para você deixar a sua casa, a sua cidade, o seu emprego para ir morar em um lugar que você não conhece, você iria? Se você tivesse segurança e confiança na pessoa que está falando, e depois de ter feito a importante avaliação dos prós e dos contras, pode ser que você deixaria tudo para trás e iria viver em um novo lugar.

          Certo dia, Deus chamou Abrão e disse para ele sair da sua terra, para ir morar numa terra que Deus mostraria para ele. "Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado" (Gn 12.4). Tudo o que Abrão tinha para lhe dar segurança nessa decisão era a promessa de Deus de que seus descendentes formariam uma grande nação, ele estaria sob a bênção do Senhor, teria seu nome reconhecido e seria uma bênção para os outros. Essa aliança foi selada quando Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa "pai de muitas nações". Assim, crendo nas promessas e confiando na providência de Deus, Abraão foi aceito por Deus. Dessa forma, aguardava mais do que uma nova morada terrena. Esperava a cidade eterna, que Deus planejou e construiu.

          O Senhor disse a Abrão: "Por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo" (Gn 12.3). Essa é uma referência à vinda do Salvador Jesus, descendente de Abraão. Em Jesus e sua cruz, a promessa se estende até você. Deus chama você a confiar em suas promessas de perdão e vida e a esperar nele, que tudo proverá para você nesta vida e na terra indescritível que ele vai mostrar.

 

Oremos: Amado Deus, ajuda-nos a confiar nas tuas promessas. Guia-nos, alegres e confiantes, à terra que tu vais nos mostrar. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: O que tem definido o rumo da sua vida? Para onde você está indo? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2026

Texto: Salmo 121

“Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.” (Sl 121.8)

 

Ir e voltar seguro

 

          Ao sair de viagem, um bom hábito é fazer uma oração, pedindo a proteção de Deus. Confiando e entregando tudo a Deus, você pode desfrutar dessa viagem com segurança e com gratidão no coração.

          Nos tempos do Antigo Testamento, quando o povo de Deus viajava para adorar no Templo em Jerusalém, enfrentava perigos, dificuldades e medo. Uma de suas canções de peregrinação (SI 121) retrata esse fato de forma encorajadora. A canção começa questionando: "Olho para os montes e pergunto: 'De onde virá o meu socorro?" A resposta, confiante, vem logo em seguida: "O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra" (SI 121.1-2).

          A jornada bem-sucedida da peregrinação para Jerusalém torna-se uma comparação para a vida, em todos os momentos e circunstâncias. Deus, além de ser o Todo-Poderoso Criador, é cheio de amor e misericórdia, sempre pronto e vigilante para cuidar incansavelmente de todos os que nele se refugiam.

          A vida é feita de idas e vindas. Vamos e voltamos do trabalho, da festa, da escola, da consulta, do passeio, do sepultamento de uma pessoa querida. Para onde você está indo ou de onde você está voltando neste momento? Você está seguro?

          Deus, por meio de Jesus, vai e volta por nós. Jesus fez a jornada até a cruz, que nos traz segurança plena e eterna. Por ter vencido a morte, ele virá nos buscar para estarmos onde ele está (Jo 14.1-5). Assim, você pode viver seguro! "Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre" (SI 121.8).

 

Oremos: Eterno Deus, fiel guarda dos que em ti se refugiam. Agradecemos-te por nos fazer viver em segurança, sendo nosso socorro sempre. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Quais "idas e vindas" suas necessitam da segurança de Jesus?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2026

Texto: 1º Coríntios 10.12-13

“Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar.” (1º Co 10.13)

 

É possível vencer as tentações?

 

          As tentações que os filhos de Deus enfrentam no mundo não são pecado em si, mas um convite para fazer algo errado, contrário à vontade de Deus. Enquanto vivermos neste mundo, nunca estaremos totalmente livres das tentações. Mas será que é possível vencê-las? Sim! O apóstolo Paulo, que também enfrentou tentações, nos ensina princípios valiosos para lidar com elas.

          O primeiro passo é reconhecer nossas fraquezas e não pensar que podemos resistir sozinhos. Precisamos da ajuda de Deus. O segundo conselho é fugir das situações que nos levam ao pecado, evitando lugares e circunstâncias que nos fazem tropeçar. A terceira dica é estar próximo de pessoas que temem e amam a Deus, pois elas podem nos orientar e fortalecer. E, o mais importante de tudo, é seguir o exemplo de Jesus: usar a armadura da Palavra de Deus. Foi com a Escritura que Jesus venceu as tentações no deserto. A Palavra de Deus tem poder para nos fortalecer e nos manter firmes.

          Além disso, temos uma promessa segura apontada pelo apóstolo: "Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar" (1º Co 10.13). Deus sempre nos dará forças para resistir e uma saída para que não caiamos no pecado. Portanto, quando o Diabo, o mundo e nossa própria natureza pecaminosa tentarem nos seduzir, busquemos mais força em Jesus e em sua Palavra. Ele foi tentado de todas as formas possíveis, mas não pecou. Com Cristo dirigindo a nossa vida, temos a vitória sobre as tentações.

 

Oremos: Querido Deus, muitas tentações me cercam e tentam me afastar de ti. Ajuda-me a vencê-las com a força de Jesus. Em nome dele. Amém.

 

Reflita: Como você tem enfrentado as tentações da vida?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2026

Texto: Isaías 61.1-3

“Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza.” (Is 61.2-3)

 

O remédio para a tristeza

 

          Você já enfrentou dias de muita tristeza? Talvez essa seja a sua situação neste exato momento. De fato, há muitas razões para ficarmos tristes: violência, fome, doenças, perdas, tragédias e tantos outros males que surgem diante de nós a qualquer momento. A Bíblia nos ensina que tudo isso tem sua origem no pecado, que contaminou a humanidade e afastou o ser humano da verdadeira felicidade.

          Mas você sabia que a Escritura Sagrada tem a receita que aponta para o remédio eficaz contra toda tristeza? Podemos vê-la no livro do profeta Isaías, que viveu em tempos difíceis, quando o povo sofria e precisava de uma promessa que trouxesse esperança. Ele anunciou a respeito de Jesus: "Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza" (Is 61.2-3). Essa promessa aponta para Cristo, o único que pode transformar a angústia em paz, a morte em vida. Você já pensou em trocar a tristeza por uma coroa de alegria? Isso é possível somente por meio de Jesus, que foi escolhido pelo próprio Espírito Santo para animar, libertar e salvar o seu povo.

          Não importa quão triste e abatida esteja a sua alma, busque em Jesus a coroa de alegria. Ele faz o convite: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso" (Mt 11.28). Ele já pagou o preço da culpa de todos os nossos pecados. Ele é o remédio que dá a certeza da vitória sobre o mundo, as aflições e as tristezas.

 

Oremos: Querido Salvador Jesus, muito obrigado porque me entendes e também me ajudas quando estou triste. Dá-me a coroa da alegria no lugar da tristeza. Amém.

 

 

Reflita: Como Jesus nos ajuda com nossas tristezas?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2026

Texto: Lucas 13.1-5

“Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.” (Lc 13.3)

 

Arrependimento

 

          Toda vez que ouvimos notícias de crimes e tragédias, questionamentos sobre por que essas situações acontecem vêm à nossa mente. Seguir esse caminho de reflexão, no entanto, muitas vezes nos leva a um ciclo sem respostas. No tempo de Jesus, coisas assim também aconteciam. Por isso, algumas pessoas comentaram sobre um crime cometido por Pilatos, que mandou matar vários galileus, e sobre uma torre que caiu e matou dezoito pessoas na cidade de Siloé.

          É importante lembrar que mortes trágicas jamais são uma forma de alguém pagar pelos pecados cometidos na vida. Jesus é claro ao afirmar que há algo muito pior do que morrer em um crime ou tragédia: "Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram" (Lc 13.3).

          Quando Jesus fala sobre o perigo da morte sem arrependimento, ele não se refere apenas à morte do corpo, mas à separação eterna de Deus. O pecado pode afastar o ser humano para sempre da presença do Senhor.

          Para nos libertar dessa terrível tragédia, Jesus Cristo veio ao mundo. Somente ele viveu sem pecado e, por isso, pôde assumir a culpa de todos nós para nos libertar e salvar. É por isso que se arrepender é escolher a vida verdadeira. Quando confessamos nossos pecados a Deus, temos a certeza de que o sangue de Jesus nos limpa e purifica de todo pecado.

 

Oremos: Querido Deus, tem misericórdia de mim. Perdoa todos os pecados que cometi contra ti e contra o meu próximo. Quero viver contigo para sempre. Amém.

 

Reflita: De que pecados preciso me arrepender?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Texto: Mateus 4.1-11

“Jesus respondeu: - As escrituras sagradas afirmam: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.’” (Mt 4.4)

 

O alimento que permanece!

 

          Antes de iniciar sua caminhada rumo à cruz, Jesus enfrentou grandes provações. Durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Em um desses momentos difíceis, após dias sem comer, o tentador se aproximou e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão". Mas Jesus respondeu com firmeza: "As Escrituras Sagradas afirmam: 'O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz'" (Mt 4.3-4).

          Nenhum ser humano resistiria por si só a uma tentação assim. Mas Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, suportou tamanha aflição para cumprir a vontade de Deus em nosso favor. Por amor, ele garantiu a nós um alimento que vai além do físico: o alimento eterno.

          Deus, em sua bondade, faz com que a terra produza o necessário para todos os seres vivos. Infelizmente, a ganância humana impede que esse alimento chegue a todos. Ainda assim, sua promessa se mantém: "Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita" (Gn 8.22).

          Creia e viva na certeza do cuidado de Deus com a sua vida, com sua saúde emocional e física. Creia que Jesus tem um alimento que sacia todas as suas fomes. Ele quer conversar com você todos os dias e assim cuidar do seu coração e da sua alma. Leia a Bíblia todos os dias e seja completamente saciado pelo amor de Deus em Jesus. Receba esse alimento todos os dias e você viverá para sempre!

 

Oremos: Deus de amor, obrigado pelo cuidado diário, pelo pão de cada dia e pelo alimento eterno da tua Palavra. Ensina-me a confiar em ti e a ser grato sempre. Por Cristo. Amém.

 

 

Reflita: De que forma você pode se alimentar da Palavra de Jesus? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Texto: Romanos 5.12-19

“E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo.” (Rm 5.17)

 

Imensa graça!

 

 

          Todos nós temos algo em comum: herdamos de Adão e Eva a condição pecaminosa que nos afasta de Deus. Como diz o ditado: "Filho de peixe, peixinho é". Queremos fazer o bem, mas muitas vezes não conseguimos. Carregamos lutas internas e conflitos com os outros e com o próprio Deus.

          O apóstolo Paulo conhecia nossa condição, por isso afirmou: "É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana" (Rm 5.17).

          Ainda bem que Deus nos trata com amor e envia seu Filho Jesus para nos libertar do pecado. Sobre isso, comentou Paulo: "Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! É todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo" (Rm 5.17).

          Que consolo maravilhoso saber que Deus nos ama incondicionalmente! Ele nos deu o maior presente: Jesus Cristo, que morreu na cruz para que, pela fé, desfrutemos do perdão, da vida e da salvação eterna. Você crê em Jesus como seu Salvador? Então, viva na companhia de Cristo e dê testemunho desse presente todos os dias! Se você ainda está lutando sozinho, confesse sua condição diante de Deus e receba o presente que Jesus oferece: vida e graça, hoje e para toda a eternidade.

 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por teu amor incondicional e pela tua obra perfeita em meu favor. Confesso meus pecados e confio na tua imensa graça. Ajuda-me a viver na tua companhia e a desfrutar desse presente todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Sem conseguir vencer o pecado por conta própria, o que fazer?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026

Texto: Gênesis 3.1-9

“Quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim.” (Gn 3.8)

Você tem medo de quê?

 

          O que lhe causa medo? Há momentos em que ventos fortes sopram sobre nossa vida, trazendo dificuldades. Mas você sabia que Deus se revela como um "vento suave"? Em Gênesis, lemos: "Quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim" (Gn 3.8). Da mesma forma, o profeta Elias, diante do Senhor, não o encontrou no vento forte, nem no terremoto ou no fogo, mas sim em um sussurro calmo e suave (1º Rs 19.11-12).

          Diariamente, enfrentamos desafios. É maravilhoso perceber a proteção de Deus em situações marcantes: um acidente evitado, um perigo do qual escapamos por pouco. É muito bom perceber a proteção de Deus nas "grandes tempestades".   

          Quer saber o que é ainda melhor? Saber que o Senhor cuida de nós enquanto dormimos e sequer estamos vendo. Em cada viagem, em que nada de anormal aconteceu, o Senhor cuidou de nós. Cada dia que você acorda, o Senhor cuidou de você. É muito bom ter Deus na suavidade da vida.

          Quando a tempestade vier, lembre-se: Deus não nos abandona no meio da escuridão. Ele enviou Jesus para enfrentar a escuridão da crucificação e pagar pelos nossos pecados. Com o amor de Jesus, "o choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria" (SI 30.5). Talvez sua "noite escura" seja uma doença ou problemas no casamento. Talvez pareça que a tempestade vai fazer você sucumbir. Mas o Senhor se apresentará novamente como um "vento suave". E você poderá dizer: "O Senhor me abençoa continuamente".

 

Oremos: Senhor misericordioso, fortalece minha fé e dá-me a paz da tua presença em todos os momentos. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Como Deus pode transformar sua tempestade em um vento suave?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026

Texto: Salmo 32.1-7

“Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro.” (Sl 32.3)

 

Cansei de chorar

 

          Ο mundo rejeita a ideia de pecado e diz que tudo está certo. Satanás diz: "Tudo bem, se isso faz você feliz". E o mundo sofre com o pecado, pensando que a felicidade está nas drogas de todas as espécies e na criação de "gêneros" diversos. Por fim, sobra uma pessoa triste, desesperançada e perdida.

          Durante a juventude, tudo é festa! Mas a vida se impõe e com ela vem a força da realidade que não está "nem aí" para a sua opinião. A realidade nua e crua se apresenta e vemos mulheres e homens tristes, com vidas despedaçadas, casamentos desfeitos, crianças abandonadas ou negligenciadas pelos pais. Há casas que nunca foram lares, apenas construções que abrigavam pessoas.

          A correria da vida cessa uma hora, seja por velhice ou doença. Encarar a realidade é difícil, percebendo que toda aquela alegria era vazia. Talvez você esteja sentindo isso neste momento, pensando: "Para mim acabou, meus amigos me abandonaram. O mal que cometi me afastou de minha família e meu pecado não tem perdão." O rei Davi se sentiu assim e declarou: "Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro" (SI 32.3). Se você está assim, saiba que há uma saída: Jesus. Assim, confesse seus pecados a Deus. Se precisar falar com alguém, busque um pastor para ouvi-lo e anunciar a você o perdão de Cristo.

          Jesus é a cura para os despedaçados. O Salvador é gracioso e não rejeita ninguém. A partir do amor e do perdão de Jesus, você receberá forças também para pedir perdão às pessoas que você feriu.

 

Oremos: Senhor misericordioso, preciso de ti. Perdoa meus pecados e abençoa a todos contra quem eu pequei. Por Jesus. Amém.

 

Reflita: Eu reconheço a salvação em Cristo como poder de Deus?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026

Texto: Mateus 6.1-6,16-21

“Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas.” (Mt 6.2)

 

Fé instagramável

 

          Para receber elogios, as pessoas contam ou mostram aos outros o que fazem. As redes sociais estão repletas de exemplos assim. Algumas até criam situações para obter visualizações e curtidas.

          No tempo de Jesus, não havia internet nem redes sociais, mas ele tinha muitos seguidores. Multidões o acompanhavam, e o evangelista Mateus relata que, em certa ocasião, "quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los" (Mt 5.1-2).

          Jesus alertou sobre o perigo da fé "instagramável", ou seja, praticada apenas para ser vista pelos outros. Ele disse: "Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu" (Mt 6.1). E, ao falar sobre a prática da caridade, advertiu: "Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros" (Mt 6.2).

          A fé "instagramável" nos afasta de Deus, pois ela confia em si e exalta as próprias obras para que os outros a elogiem. A fé cristã genuína, porém, confia em Jesus, exalta sua obra na cruz para salvar pecadores e louva a Deus por meio de todo tipo de boas ações, sem a intenção de ser elogiada. E o Pai, que está no céu, que vê o que cada um faz em segredo, lhe dará a recompensa.

 

Oremos: Senhor, ajuda-me a não cair na tentação da fé de aparências. Que os frutos da minha fé sejam uma resposta ao teu amor e não uma busca por elogios. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: O que você pode fazer em resposta ao amor de Deus?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026

Texto: 2º Coríntios 5.20b -6.10

“Escutem! Este é o tempo em que Deus monstra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo.” (2º Co 6.2)

 

Não deixe para amanhã

 

          Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! O ontem passou. O amanhã não controlamos. Hoje é o tempo da oportunidade. Identifique necessidades e estabeleça prioridades! Comece pelo mais importante.

          Você tem conseguido avaliar com clareza o que é prioritário, secundário ou supérfluo em sua vida? Deus ensina a fazer isso corretamente, ajudando-nos a levar em conta a família, o trabalho, o descanso, o lazer e a eternidade. Diga hoje o quanto você ama alguém. Abrace. Perdoe. Trabalhe com dedicação. Aproveite com sabedoria as coisas boas da vida. Mas não esqueça o principal: a vida eterna.

          "Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo" (2º Co 6.2). Para cada ser humano, a morte significa o ingresso definitivo no destino eterno e o fim da oportunidade de perdão e salvação eterna. Não haverá outra oportunidade. Tudo estará definido: bem-aventurança ou sofrimento eterno. Céu ou inferno.

          Sabendo que nossa vida é breve neste mundo, que lugar devem ocupar a eternidade e o Reino de Deus em nossa escala de prioridades?

          Não deixe para amanhã! O apóstolo Paulo escreveu: "Deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele" (2º Co 5.20). Deus convida você para ser seu amigo aqui e na eternidade. Ele o faz por meio da mensagem bíblica, do batismo e da Santa Ceia. Ele deu Jesus, seu Filho unigênito, em sacrifício sobre uma cruz, para que todo aquele que nele crer não morra eternamente, mas tenha a vida eterna. Não deixe para amanhã. Hoje é o dia de ser salvo.

 

Oremos: Obrigado, Senhor, pela oportunidade da salvação eterna. Perdoa os meus pecados. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Que prioridades suas precisam ser reavaliadas?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

Texto: Joel 2.12-19

“Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar.” (Jl 2.13)

 

Volte!

 

          A mensagem bíblica do perdão e da vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo inclui um chamado ao arrependimento. Essa pregação é necessária, porque todos os seres humanos são pecadores e precisam de perdão e salvação. Esse tema percorre as páginas da Bíblia e nos revela que a pessoa que não se arrepender dos pecados sofrerá o castigo eterno por causa deles.

          Arrepender-se é reconhecer as faltas, sentir pesar por elas, desejar corrigir a sua vida e, ao mesmo tempo, confiar no evangelho da salvação, isto é, crer que o pecado é perdoado por causa do sacrifício de Cristo.

          A tendência natural do pecador é tentar fugir e esconder-se de Deus. É assim desde que Adão e Eva pecaram e o pecado se espalhou por toda a humanidade. Arrepender-se é o caminho oposto: é voltar para Deus. Não é um ato externo de simples aparência, mas um ato interno de conversão, uma volta sincera em reconhecimento e pesar pelos pecados e na esperança do perdão.

          "Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar" (JI 2.13). Essa foi a pregação entregue ao povo de Deus por meio do profeta Joel. Essa mensagem continua válida para todas as pessoas, de todas as épocas, tribos e povos.

          Com a ajuda do Espírito Santo, volte para o Senhor todos os dias. Ele é bondoso e misericordioso. Confie que, em Cristo, você tem perdão, vida nova e salvação eterna.

 

Oremos: Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador. Amém.

 

 

Reflita: Qual a importância do perdão para você?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Texto: Mateus 17.1-9

“Jesus veio, tocou neles e disse: ‘Levantem-se e não tenham medo!’” (Mt 17.7)

Estar com Jesus é muito bom

 

          Se perguntamos para as pessoas o que é celebrado no Natal, quase todas respondem que é o nascimento de Jesus. No entanto, quando perguntamos sobre a transfiguração de Jesus, poucas pessoas sabem do que se trata.

          A transfiguração de Jesus foi um episódio que ocorreu não muito antes da paixão e morte de Jesus. O Salvador subiu a um monte com três de seus discípulos - Pedro, Tiago e João - e ali sua aparência mudou. Seu rosto ficou brilhante como o sol e apareceram dois personagens da história de Israel - Moisés e Elias conversando com Jesus. A voz de Deus Pai foi ouvida, dizendo que Jesus era seu Filho amado e que ele deveria ser ouvido.

          Os discípulos que estavam com Jesus, antes de ouvirem a voz de Deus, acharam tudo maravilhoso e queriam ficar ali com Jesus para sempre. Mas, quando ouviram a voz de Deus Pai, sentiram medo.

          Querer ficar para sempre com Deus ou sentir medo - qual é a sua reação na presença de Deus?

          Após a reação de medo dos discípulos, Jesus tocou neles e disse: "Levantem-se e não tenham medo!" (Mt 17.7). Quando sentimos o amor de Deus em nossa vida, seja pelo fato de nossos pecados terem sido perdoados, seja pela experiência de sermos aceitos por Deus, o medo perde espaço e dá lugar à confiança. É muito bom estarmos na presença de Deus.

          Estar feliz na presença de Deus é uma das preciosas lições que a história da transfiguração de Jesus nos ensina. Quando conhecemos quem é Deus, quando confiamos no seu amor, o resultado sempre é este. É muito bom estar na presença de Deus!

 

Oremos: Senhor, meu Deus, como é bom estar contigo. Obrigado pelo teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Por que é bom estar na presença de Deus? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 14 de Fevereiro de 2026

Texto: 2º Pedro 1.16-21

“Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro.” (2º Pe 1.19)

Prestem atenção nesta mensagem

          Uma expressão da língua inglesa que se popularizou em nosso país é "fake news", traduzida por notícias falsas ou fraudulentas. Ela se refere a notícias que são espalhadas para enganar as pessoas. Na verdade, sempre houve quem espalhasse notícias falsas para enganar as pessoas.

          O apóstolo Pedro argumenta que a notícia de que Jesus era o cumprimento das profecias não é uma notícia falsa. Em sua argumentação, ele diz que estava lá quando Deus Pai falou sobre Jesus, que ele era o seu "Filho querido" que lhe dava "muita alegria". Pedro estava se referindo ao episódio da transfiguração de Cristo. E o argumento de Pedro é simples: Eu vi o que aconteceu. Por isso, eu creio nas profecias sobre Jesus. Essas profecias são verdadeiras.

          Quando as pessoas leram a carta do apóstolo Pedro, elas ficaram certas de que poderiam crer no testemunho dele. Elas conheciam o apóstolo e estavam a poucos anos do nascimento de Cristo. Hoje, estamos bem distantes. Será que ainda podemos crer no que está escrito?

          O apóstolo Pedro deu aos seus leitores um conselho que ainda é útil. Ele disse: "Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem" (2º Pe 1.19). A mensagem bíblica não é uma mensagem qualquer. Ela aponta para a salvação em Jesus e "é como uma luz que brilha em lugar escuro" (2º Pe 1.19).

          O conselho que o apóstolo Pedro deu aos seus primeiros leitores ainda é válido: "Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem".

 

Oremos: Pai amado, ajuda-nos a sempre prestarmos atenção à tua mensagem revelada na Bíblia. Preserva-nos na verdade. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Por que devemos continuar prestando atenção à Palavra de Deus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026

Texto: Êxodo 24.8-18

“Darei a você tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi, para que você ensine o povo.” (Ex 24.12)

 

A Lei foi dada para ser ensinada

 

          A relação das pessoas com os Dez Mandamentos é paradoxal. Por um lado, as pessoas concordam com o seu conteúdo. Se Deus é Deus, devemos temer e amar a ele sobre todas as coisas. Não devemos tomar o seu nome em vão. Devemos santificar o dia do descanso. Além disso, devemos honrar pai e mãe, não devemos matar, adulterar, roubar, dar falso testemunho, nem cobiçar. Os mandamentos não vão contra o bom senso, nem contra a razão humana.

          Por outro lado, as pessoas brigam com os mandamentos. Quando se trata da sexualidade, acham que exageram. Quando se trata de furtar, a honestidade nem sempre é o caminho escolhido. E aí, o que parecia ser bom é colocado em dúvida e as pessoas pensam que os mandamentos podem ser abandonados.

          Por isso, uma palavra de orientação foi dada por Deus: "Darei a você tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi, para que você ensine o povo" (Êx 24.12). Os mandamentos devem ser ensinados. Eles precisam ser lembrados, para que as pessoas tenham consciência deles e eles ajudem na hora de decidir o que é certo e o que é errado.

          Infelizmente, nós não conseguimos cumprir os mandamentos perfeitamente. Mas Jesus fez isso por nós e entregou sua vida para nos salvar. Por meio do sacrifício de Jesus em nosso lugar, somos perdoados por quebrar os mandamentos e recebemos de Deus a capacidade de viver da melhor forma possível segundo a sua vontade.

 

Oremos: Bondoso Deus, ensina-me a viver conforme a tua santa vontade. E ajuda-me a ensinar isso aos meus filhos e a todas as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Por que devemos ensinar os mandamentos ainda hoje?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026

Texto: Salmo 2.6-12

“Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!” (Sl 2.12)

Felizes com a proteção de Deus

 

          "Você já teve a impressão de que as pessoas que praticam o mal têm mais privilégios do que as que praticam o bem? Você já teve a experiência de sofrer uma injustiça achar que não vale a pena andar direito? Essa experiência é bastante comum para o ser humano.

          No entanto, o que o Salmo 2 nos ensina é que, apesar disso, Deus tem em suas mãos o controle do mundo. Mas ele não controla as coisas como nós pensamos. Ele controla conforme o seu desígnio. A maneira como Deus controla as coisas podemos ver na vida e obra de Jesus. Esse salmo é conhecido como um dos salmos que se refere à vinda do Messias.

          Quando Jesus veio ao mundo, ele não veio na forma de um rei todo-poderoso. Ele veio com humildade. Ele nasceu como uma criança pobre, longe dos palácios reais. Em sua vida, ele ajudava os necessitados, ensinava sobre o amor de Deus e andava no que poderia ser chamado da periferia da sociedade. Ele foi perseguido e morto como se fosse um malfeitor. Nada, até sua morte na cruz, parecia glorioso.

          Mas Jesus venceu a morte e ressuscitou. Ele subiu aos céus e prometeu que voltaria para julgar os vivos e os mortos. Confiar em Deus é o caminho mais sábio que pode haver. O Salmo termina com as palavras: "Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!" (SI 2.12).

          Se você se sentir tentado a abandonar a fé porque tem a impressão de que o mal está vencendo neste mundo, olhe para Jesus. Ele, o Filho de Deus, foi vitorioso. Os que confiam nele serão vitoriosos com ele.

 

Oremos: Amado Pai celestial, perdoa-me por duvidar do teu amor e poder. Guarda-me sempre sob a tua proteção. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Qual a importância de buscar segurança em Deus?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026

Texto: Romanos 1.1-5

“Jesus Cristo, como ser humano, foi descendente de Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou que ele é o Filho de Deus.” (Rm 1.3-4)

A boa notícia vinda de Deus

          Notícias ruins nos cercam diariamente. Especialistas afirmam que isso prejudica a saúde, gerando ansiedade. Melhor é receber boas notícias! Essa foi a missão do apóstolo Paulo: "Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus" (Rm 1.1). Mas que notícia é essa?

          Primeiro, precisamos lembrar que todos nós nascemos em pecado e nada podemos fazer para nos livrar dessa condição. Por mais que nos esforcemos, carregamos a marca da desobediência. Isso nos afasta de Deus, pesa em nossa consciência e afeta nossas relações.

          Mas há uma boa notícia: o evangelho de Deus! Paulo escreve: "Essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio de seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus" (Rm 1.2-4).

          Que alegria saber que Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para se tornar humano, cumprir fielmente a lei de Deus e, com sua morte e ressurreição, nos libertar da maldição do pecado! Jesus trouxe paz e salvação a todas as pessoas por meio de sua obediência perfeita. Essa é a notícia que nos dá tranquilidade diante de Deus, pois seu Filho conquistou o perdão para nós.

 

Oremos: Amado Deus, obrigado por enviares teu Filho Jesus para me salvar. Ajuda-me sempre a confiar em ti e a levar mais pessoas a Cristo. Por Jesus. Amém.

 

Reflita: Você já tinha ouvido falar desta boa notícia vinda de Deus?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026

Texto: Hebreus 2.8-14

“O próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles.” (Hb 2.14)

 

Jesus, meu Salvador!

 

          Quando se pensa em libertação ou salvação, é fácil imaginar um filme em que um herói forte e destemido aparece, enfrenta tudo com grandes poderes e resgata quem está em perigo.

          Na vida real, o ser humano está em constante perigo e, sozinho, jamais conseguirá se salvar. Desde o princípio, como relata o livro de Gênesis, a humanidade se corrompeu e se perdeu. Davi reconheceu essa condição ao declarar: "De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido" (SI 51.5). O apóstolo Paulo também descreveu essa luta interna: "Não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. O pecado que vive em mim é que faz" (Rm 7.15,17).

          Mas Deus ama sua criação. Poderia ter eliminado Adão e Eva e recomeçado, mas, em sua misericórdia, decidiu salvar sua criação. Ainda no Éden, revelou um plano: um descendente de Eva que libertaria a todos (Gn 3.15).

          Deus poderia ter enviado um anjo ou alguém com superpoderes, mas isso não bastaria. O Salvador precisava ser igual a nós, em carne e osso, sentindo e sofrendo como nós. Por isso, enviou seu Filho amado: "O próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles" (Hb 2.14). Ele foi tentado, humilhado e, sendo inocente, morreu na cruz. Mas ressuscitou vitorioso, vencendo a morte e derrotando o Diabo.

          No sofrimento e na obra de Jesus, que sem pecar e sem usar seu poder, pagou nossa dívida e nos purificou dos pecados, encontramos a salvação. Ele é o nosso Salvador!

 

Oremos: Senhor, obrigado por teu grande amor, por enviares teu Filho para enfrentar este mundo mau e me salvar do pecado. Amém.

 

 

Reflita: O que significa Jesus ser verdadeiramente Deus e ser humano? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026

Texto: João 14.1-6

“Jesus respondeu: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim’.” (Jo 14.6)

 

Quem é Jesus?

 

          Em certo momento de seu ministério, Jesus perguntou aos discípulos: “‘Quem o povo diz que o Filho do Homem é?' Eles responderam: 'Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta'" (Mt 16.13-14). Muitos ainda não compreendiam quem ele realmente era, mesmo diante dos milagres relatados nos Evangelhos. Alguns o buscavam por interesse, procurando cura, libertação ou comida. Outros o rejeitaram e tramaram sua morte. Sua fama se espalhava, e pessoas de todos os lugares vinham em busca de milagres.

          Quem via, sabia quem ele era. Os discípulos testemunharam seu poder: Jesus andou sobre as águas, acalmou tempestades e realizou feitos humanamente inexplicáveis. Quando perguntou: "E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?", Pedro prontamente declarou: "O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo".

          Essa certeza, porém, nem sempre era tão aparente. Ao anunciar sua crucificação, os discípulos se angustiaram. Para tranquilizá-los, Jesus afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14.6).

          Todos precisam saber quem é Jesus. A Bíblia nos revela que ele é a verdade secreta anunciada pelos profetas e revelada a todas as nações (Rm 16.25-26). Ele é nossa paz, consolo e salvação. Ele é o presente de Deus que, com seu sacrifício, conquistou o perdão dos pecados e nos deu a certeza da vida eterna na casa do Pai. Jesus é a resposta que define nossa existência, aqui e na eternidade.

 

Oremos: Senhor Jesus, tu és o meu Salvador e tudo o que preciso. Mantém-me firme na fé e ajuda-me a compartilhá-la com alegria. Amém.

 

Reflita: Quem é Jesus? Você consegue responder?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Texto: Mateus 5.13-20

“Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada.” (Mt 5.13)

 

Nos pequenos detalhes

 

          Ο mundo vive em busca de grandes obras e conquistas. As pequenas ações nem sempre chamam a atenção das pessoas. É interessante que Jesus traz a imagem do sal para refletir sobre a vida cristã. Ele diz: "Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada" (Mt 5.13).

          O sal é um ingrediente simples de cozinha, um grãozinho pequeno, com grande importância para a comida, tanto para dar sabor, como também para preservar alimentos. Da mesma forma que um pequeno grão de sal tem um grande impacto, Jesus revela que a vida do cristão, ao viver o evangelho, tem um grande impacto na vida do próximo, tanto para dar sabor e sentido à sua vida como também para preservá-lo na fé.

          Porém, com a queda em pecado, reconhecemos que o Diabo traz um gosto amargo ao nosso paladar com aquilo que faz mal e prejudica, com aquilo que não é da vontade do Senhor.

          É incrível que apenas uma pitada da graça de Deus já sirva para percebermos o amor de Deus por nós. Na simplicidade aparente do evangelho, que chega a ser loucura ou escândalo ao mundo, encontra-se a grandeza do amor divino, o amor de Deus por você!

          Nem sempre as pitadas da graça de Deus serão reconhecidas pelo mundo, mas alegres e felizes são aqueles que permanecerem firmes na fé em Jesus, pois aguardam a grande recompensa eterna.

 

Oremos: Obrigado, Jesus, por salgar a minha vida e o meu coração. Que o teu Santo Espírito me conduza, em pequenas ações, a levar esperança para a vida daqueles que estão ao meu redor. Em Cristo. Amém.

 

 

Reflita: Como o evangelho pode ser percebido nos pequenos detalhes? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Texto: 1º Coríntios 2.1-12

“Porque, quando estive com você, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.” (1º Co 2.2)

 

A mensagem da cruz

 

          Atualmente, temos diversas formas de entretenimento: séries, filmes, jogos e espetáculos de todos os tipos. No tempo do apóstolo Paulo, um dos principais meios de atrair o público eram as apresentações de oradores itinerantes. Você poderia escolher o assunto que quisesse e o show começava. Eles eram conhecidos como os sofistas, pois usavam uma linguagem sofisticada para entreter as pessoas e, assim, ganharem o seu sustento.

          Paulo, ao trazer esse assunto à tona, não fala que isso é errado ou que não tem seu valor. O que o apóstolo está dizendo é que a mensagem que ele está anunciando não é de entretenimento ou para distração. Diz o apóstolo: "Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz" (1º Co 2.2).

          A efetividade dessa mensagem não está na maneira criativa ou articulada de apresentá-la e nem na "linguagem da sabedoria humana" (1º Co 2.4), mas está no poder de Deus em trazer vida eterna e salvação através do testemunho fiel do Cristo crucificado a todos que o ouvem e o recebem em fé.

          E essa é a boa notícia: nossa salvação não depende do que fazemos, mas do que Cristo fez por nós. Deus escolheu nos salvar por meio do sacrifício de seu Filho e sua graça nos alcança independentemente de nosso mérito. Jesus passou pela cruz para que tivéssemos vida eterna e paz com Deus.

 

Oremos: Obrigado, Senhor, por levantar pessoas que anunciam a mensagem da cruz, a mensagem de Jesus, sua morte e ressurreição. Guarda-nos firmes nessa fé. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: O que a mensagem da cruz significa para você?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026

Texto: Isaías 58.3-9

“O povo pergunta a Deus: ‘Que adianta jejuar, se tu nem notas?’” (Is 58.3)

 

Deus responde

           

          É fácil encontrar desculpas para nossos erros e culpar os outros. Com frequência, reclamamos das circunstâncias ou até de Deus, sem reconhecer nossas próprias falhas. Esse comportamento também era comum no tempo de Isaías. No capítulo 58, o profeta descreve o povo se queixando: "Que adianta jejuar, se tu nem notas?" (Is 58.3).

          Deus, no entanto, responde desmascarando a hipocrisia deles. As manifestações de culto e religiosidade deles eram apenas de aparência e serviam para encobrir sua cobiça, negócios fraudulentos, exploração de empregados, discussões e brigas (Is 58.3-4).

          Deus, então, indica a solução, orientando-os assim: "Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos" (Is 58.6b). Ele promete restauração e bênçãos para quem busca uma vida de sinceridade e ação: “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’’ (Is 58.8-9).

          Esse texto nos exorta a abandonar a religiosidade de aparências e buscar, em Cristo, o perdão para a nossa "hipocrisia". Somente pelo Espírito Santo podemos ser sinceros em nossa fé, fiéis em nosso culto a Deus e verdadeiros em nossas ações de amor ao próximo.

 

Oremos: Bondoso Deus, dá-nos a compreensão correta da tua Palavra e a confiança plena em tuas promessas. Ajuda-nos a reconhecer nossas falhas e transforma-nos em instrumentos do teu amor. Aceita nosso louvor e adoração. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como viver a fé sem hipocrisia, confiando em Deus?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 25 de Janeiro de 2026

Texto: Mateus 4.12-25

“Jesus lhes disse: ‘Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente’.” (Mt 4.19)

 

Pescaria que salva

 

          Há quem veja a pescaria como lazer, enquanto outros a usam como sustento. Em qualquer caso, para os peixes, pescaria significa morte. No entanto, Jesus apresentou um tipo diferente de pescaria: a pescaria que salva.

          Após ser batizado por João Batista e tentado no deserto, Jesus começou a anunciar o Reino de Deus e chamou quatro pescadores profissionais para o seguirem. "Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente", disse ele a Pedro, André, Tiago e João (Mt 4.19). Os discípulos daquela época, assim como os de hoje, são chamados para esta missão: levar vida eterna a quem é "pescado" por Cristo.

          Como isso acontece? Através de seus filhos, Deus joga sobre as pessoas as "redes" do evangelho, que é poder de Deus para salvar todo aquele que crê (Rm 1.16). O evangelho é a boa notícia de que Deus nos aceita, nos transforma e nos salva do pecado, do diabo e da morte eterna por meio da morte e ressurreição de Jesus.

          Hoje, você e eu também somos convidados por Jesus a ser "pescados" pelo arrependimento e pela fé nele como nosso Salvador e, ao mesmo tempo, ser pescadores de gente. Por meio do testemunho em palavras e ações, podemos levar o evangelho às pessoas ao nosso redor, para que elas sejam tiradas das águas da morte e levadas ao barco da vida.

          Nessa pescaria que salva, sempre há espaço para novos pescadores, e o equipamento está sempre disponível: a Palavra de Deus. Vamos juntos lançar as redes!

 

Oremos: Amado Salvador Jesus, obrigado por eu ter sido um dia "pescado" e colocado no teu barco de salvação. Usa-me sempre como um pescador de gente para o teu Reino. Amém.


 Reflita: Como você pode ser um "pescador de gente" no seu dia a dia?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Texto: 1º Coríntios 1.10-18

“Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?” (1º Co 1.13)

 

Um só Senhor e Salvador

 

          A adoração a personalidades famosas é algo que sempre existiu, mas tornou-se ainda mais intensa com a chegada das redes sociais. Artistas, esportistas, políticos, empresários e até líderes religiosos atraem multidões que os seguem e os admiram.

          Ter bons modelos é algo positivo, mas o fanatismo, que muitas vezes surge dessa admiração, pode gerar divisões e conflitos. Foi exatamente esse o problema enfrentado pela igreja em Corinto. O apóstolo Paulo questionou: "Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?" (1º Co 1.13).

          No Reino de Deus, divisões prejudicam o corpo de Cristo, que é a igreja. Elas atrapalham o testemunho do evangelho e negam o significado do batismo, que nos une a Cristo e aos irmãos na fé. Por isso, nenhum líder cristão, seja vivo ou morto, deve ser objeto de devoção. O centro da fé, da igreja e da vida cristã é Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós - um só Senhor e Salvador.

          Paulo, Pedro, Apolo e tantos outros líderes foram e são instrumentos chamados por Deus para proclamar a palavra da cruz. É ela que salva os que nela creem, mesmo sendo vista como loucura para muitos, mas "é o poder de Deus" para salvar (1º Co 1.18).

          Que nossa fé esteja firmada apenas em Cristo. E que, com orações, dons e ações, apoiemos aqueles que Deus chamou para anunciar sua Palavra ao mundo.

 

Oremos: Querido Pai, dá-nos sempre pastores fiéis, que anunciem que há um só Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Ajuda-nos a proclamar essa salvação a muitos. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como evitar que a admiração por alguém se torne idolatria?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Texto: Isaías 9.1-4

“O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.” (Is 9.2)

 

Luz que brilha na escuridão

 

          A luz é necessária para a vida. Tentar sobreviver no escuro é um grande desafio. No relato do livro de Gênesis, Deus diz: "Que haja luz! E a luz começou a existir" (Gn 1.3). Quando Deus faz algo novo, ele sempre evoca a luz.

          O sol brilhando em nosso rosto é um presente de Deus, um lembrete de que a luz é essencial e está além do nosso controle. No entanto, desde a queda em pecado, temos corrido para a escuridão, buscando esconder nossos erros em lugares ocultos e sombrios.

          Porém, por causa de Cristo, não precisamos mais correr para a escuridão. A luz descrita em Isaías, capítulo 9, não é uma lanterna que se acende instantaneamente, mas o amanhecer suave e paciente de Deus. Ele traz luz às trevas de nossa vida, revelando o pecado e nos resgatando com gentileza e amor. "O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas" (Is 9.2).

          Vivemos em um mundo que valoriza resultados imediatos, mas servimos ao Deus que faz o sol nascer. Ele se encarnou como um bebê chamado Jesus, a luz que dissipa as trevas. Jesus não veio apenas para nos mostrar o caminho ou oferecer conselhos práticos. Ele veio para resolver o problema fundamental: o pecado e sua consequência, a morte.

          Jesus é a luz que brilha na escuridão! Nos dias sombrios deste novo ano, lembre-se: assim como a luz é essencial para a vida, Jesus é essencial para a nossa existência.

 

Oremos: Amado Deus, andamos na escuridão do nosso pecado. Obrigado por teres enviado Jesus, a luz que nos salva. Mantém-nos sempre nessa luz. Amém.

 

Reflita: Qual a importância da luz de Jesus para nossa vida?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Texto: Salmo 27.1-9

“O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.” (Sl 27.1)

 

A cruz é o escudo para o medo!

 

 

          Há pessoas que têm medo de altura, escuridão ou violência. Muitas vezes ouvimos a frase: "Não tenha medo". É algo fácil de dizer, mas difícil de viver.

          O salmista Davi não era um super-herói. Ele enfrentou o medo da perseguição de inimigos e o risco de ser atacado e morto. Mesmo assim, Davi fez uma bela confissão de fé: "Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo" (SI 27.5).

          Mesmo que o mundo inteiro se volte contra nós, traga nossa destruição ou ataque nossa reputação, o Senhor ainda está ao nosso lado. Durante as lutas e aflições, Deus nos fortalece. Podemos dizer com Davi: "O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém" (SI 27.1).

          Quem nos levanta quando caímos? Quem nos dá força quando perdemos o ânimo? Não se esqueça de olhar para Jesus e sua cruz. Ali encontramos o escudo para enfrentar o medo. Jesus levou sobre si todos os nossos pecados, medos e aflições. Ele venceu a batalha contra tudo o que nos aterroriza.

          Jesus pega todos os nossos problemas e nossa vida cheia de pecado e os lança na cruz. Ele deu sua vida na cruz por nossos pecados.

          Deus nos guia para além de cada ameaça, cada tiro disparado, cada palavra que é armada para nos destruir. Ele nos faz desfrutar de sua vitória sobre o pecado, a morte e o inferno, que foi conquistada para nós na cruz de Jesus.

 

Oremos: Amado Deus, obrigado por nos proteger e por nos esconder sob o teu abrigo. Fortalece-nos em Jesus, nossa luz. Amém.

 

Reflita: Que medo perturba você e como a fé em Jesus pode ajudá-lo?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Texto: João 14.25-29

“Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (Jo 14.27)

 

Paz

           

          Paz é um dos desejos mais comuns da humanidade. Buscamos paz nas relações familiares, no trabalho e na sociedade. Muitos associam a paz à ausência de conflitos. No entanto, a paz que o mundo oferece é frágil e facilmente abalada por crises. Jesus, porém, nos convida a conhecer uma paz diferente - não a paz construída por esforços humanos, mas a paz de Deus.

          Jesus nos assegura: "Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo" (Jo 14.27). Essa paz não depende de circunstâncias externas, mas nasce da confiança em sua presença constante e amorosa. Quando o medo ou a aflição tentarem dominar, lembre-se de que essa paz é um presente divino, capaz de acalmar os corações mais inquietos e fortalecer os que se sentem fracos.

          Neste mundo, algumas coisas podem nos proporcionar um sentimento de segurança momentânea, mas a Palavra de Deus nos ensina a não colocar nossa confiança nessas coisas passageiras. Em contraste, a paz que vem de Deus é verdadeira, completa e duradoura. Cristo nos oferece essa paz porque enfrentou e venceu o mundo, o pecado, o inimigo e a morte, reconciliando-nos com o Pai.

          Nenhuma paz pode ser comparada à paz de Cristo. Ela nos sustenta nos momentos difíceis, nos consola nas aflições e nos fortalece diante das incertezas da vida. Quem confia em Jesus não precisa temer, pois ele já venceu o mundo e nos chama a viver com esperança e coragem. Sua paz é um refúgio seguro em meio às tempestades da vida.

 

Oremos: Amado Deus, obrigado pela paz que recebemos do teu amor e perdão, oferecidos por meio de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Onde você tem buscado a sua paz?

 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026

Texto: Mateus 25.31-46

“Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.” (Mt 25.34)

 

Medo do futuro

 

          Ο futuro sempre foi uma incógnita. Muitos se preocupam, temendo desafios e incertezas. O medo do amanhã pode nos paralisar, tornando-nos inseguros e ansiosos. Uma canção diz: "Se o futuro te assusta e o passado te faz sofrer..." Esse sentimento de insegurança e culpa é reflexo da nossa frágil condição humana.

          No entanto, Jesus nos ensina a olhar para o futuro com confiança. No Evangelho de Mateus, ele descreve o juízo final, separando ovelhas e cabritos, e enfatiza que o critério será o amor prático ao próximo. Afinal, Deus não nos chamou para a paralisia, mas para uma vida ativa na fé, confiando em suas promessas e respondendo ao seu amor com ações concretas.

          O medo do amanhã nasce da incerteza, mas Deus nos assegura: "Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20). Ele não apenas conhece o futuro, ele o governa. Ele também cuida de você.

          Podemos superar o medo vivendo o propósito de Deus: amar. Jesus ensina que ao alimentar os famintos, cuidar dos doentes, visitar os presos e acolher os necessitados, estamos servindo a ele. Quando colocamos o Reino em primeiro lugar, Deus supre todas as nossas necessidades.

          O futuro pode parecer incerto, mas não para os que confiam em Deus. Ele é nosso refúgio e fortaleza. Viva o hoje com confiança, sirva com amor e confie na fidelidade do Senhor. Quem prometeu é fiel. No final, ele dirá: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo" (Mt 25.34).

 

Oremos: Senhor Deus, dono da vida, do tempo e da salvação, cuida de mim, pois sou frágil e pecador. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Para onde você quer ir? Você já pensou sobre isso?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026

Texto: Filipenses 4.4-10

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam.” (Fp 4.6)

 

Vencer a ansiedade

 

          A ansiedade tem sido uma das grandes lutas do nosso tempo. Vivemos cercados por incertezas, prazos e preocupações. Pensamos no futuro, tememos o que está por vir e, muitas vezes, tentamos controlar o que está fora do nosso alcance. Mas será que a ansiedade pode mudar algo?

          A Palavra de Deus nos ensina um caminho diferente. Paulo nos convida a entregar nossas preocupações ao Senhor: "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com um coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus" (Fp 4.6-7).

          A ansiedade surge quando nos sobrecarregamos com o futuro ou com as incertezas da vida. No entanto, Deus nos chama a confiar nele em oração. Quando apresentamos nossas preocupações a Deus, declaramos nossa fé em sua bondade. Nesse momento, a paz de Deus, que excede todo entendimento, invade o nosso coração. Não é uma paz baseada nas circunstâncias, mas na certeza de que Deus está no controle.

          Que tal em vez de alimentar a ansiedade, dobrar os joelhos e conversar com o Pai? Diga a ele o que o aflige, agradeça pelo que já tem e descanse na promessa de que ele cuida de você. Lembre-se: não deixe a ansiedade dominar você, mas apegue-se ao que é verdadeiro, digno e correto (Fp 4.8). Quando seguimos esse caminho, a paz que só Deus pode dar se torna real em nossa vida. Confie e descanse: o Senhor guarda você!

 

Oremos: Senhor Deus, muitas vezes as preocupações e a ansiedade sufocam o meu coração. Ajuda-me a confiar em ti e a descansar na tua paz. Amém.

 

Reflita: O que está tirando seu foco e energia?

 CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 18 de Janeiro de 2026

Texto: João 1.29-42

“Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29)

 

Jesus tirou o meu pecado

 

          Há pessoas que se sentem perseguidas e atormentadas por terríveis sentimentos de culpa. A lembrança do passado não as deixa em paz. A vida já não lhes faz sentido. Algumas chegam a adoecer, necessitando de ajuda para lidar com traumas profundos. No fundo, há um coração aflito, incapaz de encontrar alívio, por mais que tente melhorar de vida.

          A causa desse mal-estar tem nome: PECADO. O pecado é a raiz da árvore má que produz frutos maus e traz consequências: a ira de Deus, a dúvida, o medo, o desespero, a morte física e a condenação eterna, sempre que somos confrontados pela Lei de Deus, que acusa a consciência. Nenhuma boa ação pode compensar os erros ou nos livrar da justa condenação que merecemos. Mas Deus fez o que nós não podíamos fazer.

          Ele enviou seu Filho para pagar o preço de nosso resgate, sendo o nosso substituto, sofrendo e morrendo por nós. Jesus é o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29), que foi entregue para ser sacrificado pelos pecados de todos. Diferente dos sacrifícios antigos, repetidos ano após ano, o sacrifício de Cristo foi único e definitivo. Ele nos livra de qualquer acusação e nos dá uma nova vida, uma nova oportunidade, um recomeço. Jesus tira o pecado do mundo! Pela fé nele, você recebe esse benefício e pode confessar em paz e com alegria: Jesus tirou o meu pecado!

 

Oremos: Bondoso Pai celestial, louvamos-te porque fizeste o que era impossível para nós, através da cruz de Cristo, para termos perdão, paz e salvação. Mantém-nos sempre nessa graça. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Como ajudar alguém que vive atormentado pela culpa?

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 17 de Janeiro de 2026

Texto: 1º Coríntios 1.1-9

“Deus é fiel e chamou vocês para que sirvam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor.” (1º Co 1.9)

 

Deus é fiel e age por nós

 

          Atualmente, muitas empresas buscam a fidelização de clientes, oferecendo benefícios em troca da lealdade dos consumidores. Esse processo ocorre mediante o cadastro da pessoa em lojas, farmácias, supermercados e outros. O cliente fiel é uma estratégia de sucesso para a empresa.

          Quando se trata de relacionamentos humanos, a fidelidade também é fundamental para relacionamentos duráveis e bem-estruturados. No entanto, em todos os âmbitos do convívio humano, a fidelidade sempre corre perigo, tornando-se instável e relativa. Isso abala a confiança e gera decepções entre as pessoas.

          Deus, porém, é absolutamente fiel. O apóstolo Paulo afirmou: "Deus é fiel e chamou vocês para que vivam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor" (1º Co 1.9). Ele sempre cumpre suas promessas e age em nosso favor. Seu compromisso com a humanidade ficou evidente quando planejou, prometeu e realizou a nossa salvação, enviando seu Filho ao mundo para nos resgatar e salvar.

          Além disso, Deus nos uniu a Cristo, concedendo-nos fé, dons e sabedoria espiritual. A fidelidade de Deus se revela por meio de Cristo, que nos mantém firmes no decorrer da vida, apesar de nossa inconstância e infidelidade. Assim, graças à ação de Deus em nós e em nosso favor, seremos apresentados sem culpa diante dele no último dia. Que essa certeza nos anime a confiarmos sempre em Deus e agirmos com fidelidade, anunciando com palavras e ações a boa notícia de que Deus é fiel e age por nós!

 

Oremos: Amado Pai, nós te louvamos por tua fidelidade revelada em Cristo e no teu contínuo agir em nós, preservando-nos na comunhão contigo. Amém.

 

Reflita: Como você pode viver com fidelidade a Deus? 

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Texto: Isaías 49.1-7

“Pois eu, o Senhor, cumpro as minhas promessas; eu, o Santo Deus de Israel, escolhi você para ser o meu servo.” (Is 49.7)

 

Tema a Deus e tudo irá bem

 

          Muitos esperavam um Messias poderoso, um guerreiro que libertaria Israel do domínio estrangeiro. Mas Deus fez algo surpreendente: enviou um Servo. Ele não veio com exércitos, mas com humildade. Esse Servo é Jesus, que veio para resgatar toda a humanidade do pecado e da morte.

          O profeta Isaías já anunciava essa verdade muito antes do nascimento de Cristo. Ele anunciou: "Eu, o Santo Deus de Israel, escolhi você para ser o meu servo" (Is 49.7). O Servo do Senhor teria uma missão grandiosa: restaurar o povo de Deus e levar a salvação até os confins da terra.

          Essa profecia se cumpriu em Jesus. Ele, que sempre existiu em majestade e poder, veio ao mundo para nos salvar. Como Servo do Senhor, Jesus proclamou a vontade de Deus com palavras poderosas. Mas sua missão não parou na pregação. Ele sofreu pelos pecados da humanidade, tornando-se o sacrifício perfeito, único e definitivo.

          Por causa de sua humildade e obediência, o Servo foi desprezado e rejeitado, tratado como escravo pelos poderosos. Mas a história não termina assim. O Servo de Deus é também o Rei dos reis! No tempo certo, seu poder será reconhecido por todos. "Reis e príncipes verão o seu poder; eles virão e se ajoelharão aos seus pés em sinal de respeito" (Is 49.7).

          Aguardamos com esperança a sua volta gloriosa. No dia final, todos estarão diante dele. Aqueles que confiaram em Cristo e o seguiram, herdarão o reino preparado pelo Pai. A fidelidade de Deus garante que essa promessa se cumprirá. Cristo é o Servo do Senhor!

 

Oremos: Senhor, louvamos-te porque em Cristo nos serviste com perdão, vida e salvação. Guia-nos firmes na fé. Amém.


Reflita: Como podemos aguardar pela volta de Cristo?  

CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Texto: Salmo 40.1-11

“Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor.” (Sl 40.4)

 

Deus está no controle!

 

          A vida é tensa em muitas coisas e em muitas áreas, não é mesmo? Na economia, no trabalho, nos desafios domésticos, nos planos pessoais, na política. Em algumas situações, podemos nos sentir como se estivéssemos presos em um atoleiro, ou no fundo de um poço lamacento, sem conseguir sair, por mais que nos esforcemos. Mas há um atoleiro ainda mais profundo e lamacento: o pecado que há em nós, que gera a culpa. Não conseguimos nos libertar por nossos próprios esforços e méritos.

           Davi passou por tempos de grande sofrimento. Ele enfrentou problemas que afetaram sua vida e seu coração. Mas Davi sabia que ele dependia da bondade de Deus, que viria no tempo certo e da forma como Deus julgasse melhor. E assim aconteceu. Deus lhe pôs na boca um novo cântico, substituindo suas queixas pelo louvor alegre. Depois, Davi deu testemunho disso na reunião com os irmãos na fé.

          Davi confiou e esperou em Deus e foi socorrido. Deus o libertou e salvou-lhe a vida. Então, ele confessou: "Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor" (SI 40.4).

          Portanto, o segredo ou solução para a vida está em Deus, em quem podemos confiar plenamente. Assim, todo aquele que "confia no Senhor", isto é, em Cristo, é feliz. Enquanto estamos no mundo, mas dele não somos, continuaremos vivendo situações de atoleiro e fundo de poço lamacento. Mas, em Cristo, somos acolhidos e socorridos por Deus, até o último momento, quando estaremos com ele para sempre. Por isso, nos atoleiros da vida: calma! Deus está no controle!

 

Oremos: Senhor Deus onipotente, acalma-nos. Ajuda-nos a confiar que estás no controle e que tudo fazes para o nosso bem. Em Cristo. Amém.

 

Reflita: Você está preso em algum "atoleiro"? Como sair dele? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026

Texto: João 14.16-27

“O Espírito está com vocês e viverá em vocês.” (Jo 14.16-17)

 

Sobre um Deus gracioso (Parte 3)

 

          Continuamos refletindo sobre a ação graciosa de Deus. Já falamos sobre o dom da criação e sobre o dom da salvação. Hoje, vamos refletir sobre Deus Espírito Santo e sua obra. Sobre isso, nos ensina o terceiro artigo do Credo Apostólico: "Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã - a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém."

          Na cruz, Jesus é dado em sacrifício por nós. Lá, ele cumpriu a vontade de Deus e sofreu a dor e a morte em nosso lugar. No terceiro dia, ele ressuscitou e venceu a morte. Tudo o que precisava ser feito para que o mundo fosse salvo, Jesus fez. No entanto, para que a salvação se torne sua e minha, ela deve ser recebida pela fé.

          A fé não vem de nossa capacidade humana, mas é um presente de Deus Espírito Santo. Na verdade, é necessário que o próprio Espírito seja dado a nós. Por nosso próprio entendimento ou força, não podemos crer em Jesus, pois o pecado nos faz rejeitar a loucura da cruz. Assim, a fé vem a nós como um presente que é dado pelo habitar do Espírito Santo em nosso coração. Através dela, o Espírito Santo torna válido na vida do crente aquilo que foi conquistado por Cristo. Temos aqui a resposta à promessa de Jesus: "Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. Ele está com vocês e viverá em vocês" (Jo 14.16-17).

          É essa mesma fé que nos faz compreender a imensa graça do Deus que nos deu o dom da vida, o perdão e o presente da fé. Louvado seja nosso Senhor!

 

Oremos: A ti louvamos, ó Deus, por nos dar vida, salvação e a fé que nos faz compreender quem somos e quem podemos ser em ti. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Se tudo é presente, precisamos fazer a vontade de Deus? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026

Texto: Hebreus 10.12-25

“Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados.” (Hb 10.12)

 

Sobre um Deus gracioso (Parte 2)

 

          Desde a devoção de ontem, estamos refletindo sobre a mão graciosa de Deus em nossa vida. Primeiramente, falamos sobre a obra criadora de Deus. Hoje, queremos falar sobre sua obra salvadora.

          O segundo artigo do Credo Apostólico ensina que Deus deu seu único Filho para salvar a humanidade e toda a criação. Nele confessamos: "Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos."

          Temos aqui um resumo da vida de Jesus, com especial foco para sua obra salvadora. Na cruz, "Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados" (Hb 10.12). A humanidade não era capaz de superar o abismo criado pelo pecado que nos separou de nosso Criador. Somente Deus poderia realizar tal feito, e ele o fez por meio de Cristo. O sangue santo e precioso de Jesus e seu inocente sofrimento e morte conquistaram perdão dos pecados, vida e salvação. Esses dons são dados livremente por Deus e, de forma alguma, podem ser negociados. Assim, a Bíblia declara que a nossa salvação é um dom, uma dádiva, um presente dado a nós por Deus.

          Jesus é o maior presente de Deus ao mundo. Mas como posso receber um presente tão maravilhoso? Por meio de outro presente que Deus nos dá e, sobre ele, falaremos na devoção de amanhã. Não perca!

 

Oremos: Amado Jesus, luz da minha vida, dádiva de Deus a mim, louvo-te pelo teu grandioso amor. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como podemos usar os presentes para falar de Jesus?

 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026

Texto: Salmo 104

“Ó Senhor, tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizestes.” (Sl 104.24)

 

Sobre um Deus gracioso (Parte 1)

 

          Tudo o que somos e temos são presentes dados por Deus. Essa ideia pode ser melhor compreendida através dos chamados três artigos do Credo Apostólico, uma das mais antigas confissões de fé da igreja cristã. Nesta e nas devoções dos próximos dois dias, vamos refletir sobre isso.

          No primeiro artigo, confessamos: "Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra". Isso significa que nossa própria existência é uma dádiva de Deus. Também significa que Deus criou o universo maravilhoso no qual nós vivemos. Assim, cada ser que existe é fruto da mão graciosa de Deus. De uma forma especial, Deus criou os seres humanos, abençoou o homem e a mulher um com o outro e os colocou como cuidadores de sua criação. O mundo criado foi dado a eles como um presente, para que pudessem desfrutar das maravilhosas obras divinas.

          O mesmo Deus que criou todo o universo ainda o sustenta, porque sem sua presença constante e ativa não existiríamos. E ele continua a nos abençoar por meio de tudo que criou: sol e chuva, plantas e animais, rios e terra, e das pessoas também. Por isso, podemos declarar em louvor: "Ó Senhor, tu tens feito tantas coisas" (SI 104.24).

          Infelizmente, em sua desobediência, orgulho e ingratidão, o ser humano se voltou contra o seu Criador, desprezando todas as suas dádivas. Isso trouxe dor e sofrimento. No entanto, nosso Deus estendeu novamente sua mão graciosa e nos presenteou com bênçãos ainda maiores, por meio de Jesus. Sobre elas vamos falar nas reflexões dos próximos dois dias. Não perca!

 

Oremos: Louvo-te, ó Deus Criador, pelo dom da vida, pelo tempo e pelo lugar que me dás para viver. Amém.

 

Reflita: Como podemos demonstrar gratidão por toda criação de Deus? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 11 de Janeiro de 2026

Texto: Mateus 3.13-17

“Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer.” (Mt 3.15)

 

Tudo ele fez por nós

 

          Lavamos o que está sujo. O sentido mais básico de batizar é lavar com água ou em água. Os israelitas eram muito zelosos quanto à limpeza. Nos dias de João Batista, batizar ganhou uma dimensão espiritual: a de lavar pecados.

          E João batiza muitas pessoas que vêm buscar a purificação nas águas do Jordão. São "moradores de Jerusalém, da região da Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava" (Mt 3.5-6).

          Mas na fila dos que vêm para o batismo está Jesus. João se espanta, pois aquele homem não tem nenhum pecado para lavar. João tenta impedi-lo, dizendo: "Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?" (Mt 3.14). E Jesus o persuade: "Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer" (Mt 3.15).

          Jesus se deixou batizar para deixar claro que veio cumprir toda a vontade de Deus em nosso lugar. Como Paulo ensina: "Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus" (2º Co 5.21). O Pai se alegrou tanto ao ver Jesus cumprindo sua missão de salvar o mundo que exclamou: "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria" (Mt 3.17).

          A obediência de Jesus abriu caminho para a vida. Ele levou as nossas culpas e nos deu a sua justiça; venceu a morte para nos dar sua vida; cumpriu a sua missão por amor a nós. Depositemos nele a nossa confiança e lhe sejamos sempre agradecidos.

 

Oremos: Senhor, obrigado pelo teu e pelo meu batismo. Que a minha vida seja um hino de louvor por tudo o que fizeste por mim. Em Jesus. Amém.

 

Reflita: Como viver em gratidão pela graça dada a nós no batismo? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Texto: Romanos 6.1-11

“Devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado.” (Rm 6.1-2)

 

A graça é quem me domina

 

          Romanos 6 ensina que, ao sermos batizados, somos unidos a Jesus em sua morte e, portanto, "nós já morremos para o pecado" (Rm 6.2). Isso significa que nossa antiga vida, dominada pelo pecado, foi crucificada com ele. O batismo não é apenas um símbolo externo, mas uma participação real no que Jesus realizou, levando-nos a um rompimento com o pecado e com a condenação eterna.

          Assim como Jesus ressuscitou, também somos ressuscitados para viver uma nova vida, controlada pela graça de Deus e livre do domínio do pecado. O pecado ainda é uma realidade, mas ele não é mais o senhor da nossa vida.

          A graça do Pai, que nos é dada no batismo, nos dá forças para viver tanto quanto possível conforme a vontade de Deus. Essa mesma graça nos leva de volta ao perdão de Jesus quando pecamos e nos arrependemos.

          A vida em Jesus, porém, implica vivermos de forma coerente com nossa nova natureza, rejeitando as práticas que nos escravizavam. O cristão agora vive na certeza de que sua morte para o pecado foi consumada e sua vida para Deus é uma realidade. Essa nova realidade é sustentada pela morte e ressurreição de Jesus e precisa ser alimentada pela Palavra de Deus e pela lembrança do nosso batismo. Nos momentos de tentação, lembrar do batismo nos fará recordar de quem somos filhos.

          Portanto, a nova vida é uma realidade. Dia a dia, somos desafiados a nos revestir dessa nova identidade em Jesus, permitindo que a graça de Deus nos molde e guie até a vinda de Jesus, quando o pecado já não mais existirá.

 

Oremos: Senhor, obrigado pelo batismo. Que eu recorde diariamente da tua graça em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Como podemos nos lembrar diariamente do batismo? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2026

Texto: Isaías 42.1-9

“Aqui está o meu servo, o meu escolhido. Pus nele o meu Espírito.” (Is 42.1)

 

Um herói diferente

 

          Isaías 42 traz "a primeira canção do servo". Ela começa assim: "Aqui está o meu servo, o meu escolhido. Pus nele o meu Espírito" (Is 42.1). Há outras três canções e todas falam de um herói diferente dos de séries de sucesso, mas que vale a pena conhecer.

          Nessa canção, Deus apresenta o seu servo escolhido como aparentemente fraco, de pouca expressão e influência. Mas é que Deus, felizmente, não age como nós agiríamos (Is 55.11).

          Esse texto aponta para Jesus, enviado como servo humilde para trazer salvação a um mundo rebelde. Jesus é o escolhido de Deus, em quem o Pai pôs o seu Espírito, e que enche o Pai de alegria (Mt 3.17).

          Em vez de vingança, Jesus vem consertar o que estava quebrado e reacender a luz que estava se apagando. Ao ouvir seus ensinos e conhecer suas atitudes, as pessoas têm a chance de repensar sua maneira de se relacionar com Deus, com elas mesmas e com o semelhante.

          O servo descrito em Isaías é gentil: "Não gritará, não clamará" (Is 42.2). Diferente de heróis de cinema, Jesus não vem impor sua vontade, mas vem servir e sensibilizar as pessoas por meio do seu amor. Ele tem compaixão, cuidando dos fracos e marginalizados. Em sua missão, ele oferece cura e restauração.

          Jesus veio trazer algo novo: um novo pacto entre Deus e quem nele crê e uma nova vida que começa agora e se estende por toda a eternidade. Jesus é o Salvador humilde e vitorioso que traz justiça, luz e liberdade. Quem nele deposita a sua confiança recebe força e sabedoria para enfrentar qualquer situação.

 

Oremos: Senhor, obrigado por enviar o teu servo Jesus para me resgatar. Ajuda-me a parecer mais com ele. Em Jesus. Amém.

 

Reflita: Qual a diferença entre Jesus e os heróis do cinema? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026

Texto: Salmo 29

“A voz do SENHOR é cheia de poder e majestade.” (Sl 29.4)

 

A VOZ que precisa ser ouvida

 

          Ao longo do Salmo 29, "SENHOR" aparece em maiúsculas. Os tradutores da Bíblia fizeram isso para chamar nossa atenção. No hebraico, língua do Antigo Testamento, o termo por trás de "SENHOR" em maiúsculas é o nome de Deus, YHWH, cuja pronúncia talvez seja "lavé". Sem saber a pronúncia exata, os tradutores optaram por grafar o nome de Deus como "SENHOR".

          Antes da chegada dos israelitas à Terra Prometida, os povos de Canaã cantavam o Salmo 29 a Baal, divindade pagã que acreditavam ter poder sobre as águas, chuvas e colheitas. Mas Davi coloca os pingos nos "is" e atribui esse poder ao SENHOR, o Deus verdadeiro, o Criador e o único que reina sobre tudo.

          O salmista afirma que "a voz do SENHOR é cheia de poder e majestade" (SI 29.4). Essa voz ecoa na Bíblia toda e se manifesta plenamente em Jesus, a Palavra que se fez homem e andou entre nós (Jo 1.14). Jesus é a revelação suprema da voz de Deus e cumpre cada uma das promessas do SENHOR, trazendo salvação a todo que nele crê. Quando Jesus acalma a tempestade, vemos o poder da voz do SENHOR controlando as forças da natureza. Assim também, como o SENHOR é chamado de "o Rei eterno" no Salmo 29, Jesus é chamado de "o Rei dos reis" (Ap 19.16), com autoridade no céu e na terra (Mt 28.18).

          A Bíblia registra essa voz divina, que continua a ecoar quando a lemos e ouvimos. A voz de Deus fala mais alto que qualquer medo que queira nos dominar. A voz do SENHOR está aí para ser ouvida. Ela nos oferece perdão, orientação e paz por meio de Jesus. Ouçamos a sua voz.

 

Oremos: Senhor, muitas vozes me trazem desorientação e medo. A tua Palavra me traz paz. Que eu a ouça e leia sempre. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Como priorizar a leitura da Bíblia? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026

Texto: Isaías 12.1-6

“Cantem hinos de louvor ao Senhor, pois ele fez coisas maravilhosas. Que o mundo inteiro saiba disso!” (Is 12.5)

 

Que o mundo inteiro saiba!

 

          Ao celebrarmos a Epifania, recordamos o momento em que Jesus foi revelado ao mundo como a luz que ilumina todas as nações. O profeta Isaías nos convida a proclamar com alegria as maravilhas que Deus fez: "Cantem hinos de louvor ao Senhor, pois ele fez coisas maravilhosas. Que o mundo inteiro saiba disso!" (Is 12.5). O nascimento e a manifestação de Jesus entre nós são as maiores expressões dessas maravilhas e cabe a nós anunciá-las a todos.

          Isaías reconhece que Deus age poderosamente em favor de seu povo, e nós, hoje, podemos dar testemunho disso com ainda mais convicção. Jesus é a prova viva da bondade de Deus e sua vinda impactou a história de toda a humanidade. A mensagem do evangelho rompe barreiras e alcança corações de todos os povos.

          Nosso cântico de louvor não pode ficar restrito às paredes de nossos lares e igrejas ou aos limites de nossas próprias experiências. O amor de Deus é grande demais para ser contido. Quando louvamos ao Senhor pelas coisas maravilhosas que ele fez, estamos compartilhando as boas notícias de salvação com aqueles que ainda não ouviram o verdadeiro sentido do Natal e da Epifania. A luz de Jesus quer brilhar em cada canto do mundo.

          Cada um de nós é chamado a ser testemunha desse amor, tanto por meio de palavras, quanto de atitudes e exemplos de vida. A Epifania nos lembra que nossa missão é anunciar que Jesus é o Salvador de todos. Que o mundo inteiro saiba disso! Que todos conheçam o grande amor de Deus revelado em Jesus.

 

Oremos: Senhor, obrigado por Jesus ter nascido para salvar o mundo. Que a luz de Jesus brilhe através de mim e alcance mais corações. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como você pode fazer a luz de Cristo brilhar na vida de outros?

 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça, 06 de Janeiro de 2026

Texto: Mateus 2.1-12

“No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante dele e parou acima do lugar onde o menino estava.” (Mt 2.9)

 

Palavras únicas

 

          Muitas línguas têm palavras únicas, que não possuem um vocábulo equivalente em outros idiomas. Por exemplo, Kummerspeck (em alemão) descreve o peso emocional de quem come excessivamente por causa de tristeza. Em português, temos "saudade". São palavras que expressam experiências e sentimentos que precisam ser explicados.

          O Evangelho de Mateus descreve os magos do Oriente chegando a Jerusalém: "No caminho viram a estrela. Ela foi adiante dele e parou acima do lugar onde o menino estava" (Mt 2.9). Essa história marca a festa de Reis ou Epifania, celebrada em 06 de janeiro. Um dos aspectos fascinantes dessa história é que, embora traga uma revelação que transcende fronteiras, sua mensagem também contém palavras únicas. Palavras que podem ser explicadas, mas não totalmente compreendidas pela nossa percepção.

          Por exemplo: graça, misericórdia, perdão, vida eterna. Nenhum vocabulário ou idioma do mundo pode expressar completamente a profundidade do amor de Deus revelado em Jesus. No entanto, mesmo quando nossas palavras falham em captar a totalidade do evangelho, a fé nos permite recebê-las e aplicá-las ao nosso coração e à nossa vida, por causa da obra de Cristo na cruz. Palavras que preenchem nossa vida com um amor sem igual, conectando-nos a Jesus.

          Em um mundo de palavras únicas, mas também de muitas expressões vazias, a Epifania nos lembra da riqueza das palavras do evangelho, que são as únicas capazes de nos trazer paz, vida e salvação.

 

Oremos: Senhor, guia-nos para crermos nas palavras únicas que a tua Palavra nos oferece. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Quais palavras da Bíblia são significativas para você? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026

Texto: Efésios 3.1-11

“Por estarmos unidos com Cristo, nós temos a coragem de nos apresentarmos na presença de Deus com toda a confiança.” (Ef 3.12)

 

No evangelho, em Cristo

          Ο conceito de "verdade" já se tornou fragmentado e relativo em nosso tempo. No entanto, um dos maiores desafios para a fé cristã acontece quando a verdade é compartilhada, mas, a partir dela, são tiradas conclusões que nos afastam de Cristo.

          Por exemplo: "Deus quer que todos sejam salvos". Essa é uma verdade bíblica (1º Tm 2.6). No entanto, algumas conclusões erradas podem ser derivadas dessa afirmação, como: "Se todos serão salvos, não precisamos nos preocupar com missão." Ou ainda: "Como todos seremos salvos, podemos viver sem preocupação com o pecado". Outra ideia seria: "Deus, sendo amor, salvará a todos no final".

          A salvação é para todos, mas não por qualquer caminho. O mistério do evangelho nos foi revelado por Deus e tem nome e rosto. Seu plano de salvação se cumpre em Jesus. Deus deseja salvar a todos, mas esse presente é oferecido exclusivamente por meio da fé em Cristo. Assim, "por estarmos unidos com Cristo, por meio da nossa fé nele, nós temos a coragem de nos apresentarmos na presença de Deus com confiança" (Ef 3.12). Por isso, somos chamados a compartilhar esse mistério revelado. O mundo precisa saber que Deus quer salvar a todos, e que o caminho é o seu Filho.

          Num mundo de verdades fragmentadas, em Cristo temos a verdade em pessoa. Uma verdade que é, ao mesmo tempo, exclusiva - somente por ele temos acesso ao Pai - e inclusiva: Deus deseja, realmente, salvar a todos.

 

Oremos: Senhor Deus, ajuda-nos a crer, compreender e compartilhar o mistério revelado do evangelho. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como falar sobre a verdade de Jesus entre tantas "verdades"? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 04 de Janeiro de 2026

Texto: Lucas 2.40-50

“Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas.” (Lc 2.46)

 

No templo, em comunidade

 

          Ο conceito de "verdade" se tornou relativo em nosso tempo. E uma das situações mais difíceis para a fé acontece quando, partindo de uma verdade inicial, somos levados a conclusões erradas.

          Por exemplo, "fé é um assunto pessoal". A verdade bíblica inicial é clara: somos salvos por nossa fé pessoal e não pela fé de outros (Jo 3.16). Contudo, essa premissa muitas vezes leva a afirmações equivocadas, como a ideia de que "é possível ser espiritual sem ter uma vida em comunidade" ou "fé é somente um assunto privado".

          Se, para muitas religiões, essas conclusões podem ser verdadeiras, certamente não são para a fé cristã. Em Lucas 2, vemos Jesus indicando o caminho: "Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas" (Lc 2.46). Se Cristo, sendo perfeito, valorizou a vida religiosa em comunidade, seus discípulos certamente não podem abrir mão dela.

          Desde o início, a fé cristã foi vivida em comunidade. Nunca existiu um "basta ler minha Bíblia e exercer minha fé sozinho em casa". A igreja sempre foi um grupo reunido ao redor da Palavra, do batismo, da Santa Ceia e do apoio mútuo. Nossa fé é vivida tanto em particular quanto em comunidade.

          Nessa fé cristã, conhecemos a verdade, que não é somente um conceito, mas uma pessoa, Jesus, o Salvador que sempre esteve em comunidade. Agora, somos livres para viver nossa fé em ação. Em qualquer lugar aonde ele nos levar.

 

Oremos: Senhor Deus, ajuda-me a exercer minha fé não somente na vida privada, mas especialmente na comunhão da família da fé. Em nome de Jesus. Amém.

 

 

Reflita: Como você pode contribuir com sua comunidade de fé? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 03 de Janeiro de 2026

Texto: Efésios 1.3-14

“Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo.”

 

A decisão

 

          No início do ano, não é incomum tomarmos várias decisões. Mas quantas delas se mantêm ao longo das semanas? Infelizmente, muitas mudam, incluindo aquelas sobre perder peso e fazer mais exercícios. Mas e se você pudesse começar o ano com a certeza de uma decisão que impacta sua vida e que jamais será alterada?

          Essa decisão existe. Em Efésios 1, encontramos uma das verdades mais impactantes para a nossa vida: "Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo" (Ef 1.5). Essa decisão não depende de nossa vontade ou merecimento e não pode ser desfeita por nenhuma pessoa ou circunstância. Ela está fundamentada no imenso amor que Deus tem por nós, fruto de sua graça, que nos envolve desde antes da fundação do mundo.

          Essa decisão impacta nossa vida e nossas escolhas. A fé nos direciona a agir, administrando nossa vida sob a graça e condução de Deus. Sabemos da importância de cuidar das áreas essenciais da vida, como saúde e alimentação, mas especialmente da nossa saúde espiritual. Em Jesus, temos alimento diário para nos manter firmes na certeza de que pertencemos a ele e de que todas as nossas decisões - completas ou imperfeitas - estão nas mãos dele, hoje e em cada dia de um novo ano.

          Na fé em Jesus, sabemos que Deus já decidiu: somos filhos amados pelo Pai. Essa verdade está acima de qualquer decisão humana. Nele, temos uma herança, que nenhuma outra decisão pode nos tirar - nem de nossas mãos, nem de nosso coração.

 

Oremos: Senhor, guia-nos a viver com esperança, sabendo que tudo está em tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.

 

Reflita: Como ser filho de Deus ajuda a enfrentar os desafios da vida? 




CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026

Texto: 1º Reis 3.4-15

“Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: ‘O que você quer que eu lhe dê?’”

 

Deus: a porta da esperança!

 

          Vamos abrir as portas da esperança!" Essa frase foi marca registrada de um programa de TV no qual as pessoas enviavam cartas contando suas necessidades, desejos e sonhos, na esperança de que algum benfeitor os realizasse, o que nem sempre acontecia.

          Há cerca de três mil anos, o jovem rei Salomão viveu uma história parecida. Diz o texto: "Naquela noite, o Senhor Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: ‘O que você quer que eu lhe dê?’" (1º Rs 3.5). Que proposta tentadora! Necessidades, desejos e sonhos ao alcance de Salomão. Bastava pedir a Deus.

          Como você reagiria a uma proposta dessas? O que pediria a Deus? Ganhar muito dinheiro? A cura de uma doença? Salomão nos surpreende. Ele não pede riquezas, nem sucesso, nem poder. Pede, simplesmente: "Dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal" (1º Rs 3.9).

          Deus se agrada do pedido e lhe responde: "Darei a você sabedoria e inteligência" (1º Rs 3.12). As portas da esperança se abriram a Salomão. Deus, seu benfeitor, atendeu ao sábio pedido.

          Um novo ano está começando. Com ele, brotam em nós novos sonhos. Tal como Salomão, "as portas da esperança" estarão sempre abertas para aqueles que entregam seus caminhos a Deus. Ele escuta nossas orações e as atende conforme sua sabedoria.

          Nesta certeza, podemos caminhar com fé, independente do que nos aconteça, pois o próprio Jesus, que abriu as portas da esperança do céu para nós com sua morte e ressurreição, estará conosco "até o fim dos tempos" (Mt 28.20).

 

Oremos: Amado Deus, ensina-nos a orar e a pedir a sabedoria que só tu podes nos conceder. Por Jesus. Amém.

 

Reflita: O que você gostaria de pedir a Deus? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 1º de Janeiro de 2026

Texto: Salmo 119.97-104

“Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel.” (Sl 119.103)

 

A doce Palavra de Deus

 

          Um feliz e abençoado ano novo! Essa frase, certamente muito ouvida hoje, nos lembra que celebrações de fim de ano são tempo de partilha. Partilhamos sonhos, expectativas e esperanças. Partilhamos votos de paz, fé, amor, saúde e prosperidade. E também nos reunimos ao redor da mesa, onde a partilha da ceia de Natal e Ano Novo se torna expressão de comunhão e afeto, unindo diferentes gostos e tradições.

          O Salmo 119 também é um texto de celebração, de comunhão, de fé e de partilha. Nele, o próprio Deus vem ao nosso encontro e nos convida a participar de um banquete muito especial, digno de todos os gostos e preferências. Nesse banquete, somos servidos com o doce sabor da Palavra de Deus. É o que confessa o salmista, ao proclamar: "Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel" (Sl 119.103).

          Que promessa valiosa! Afinal, vivemos tempos de vazio espiritual e de muita fome de comunhão e afeto. As pessoas estão carentes de palavras doces e amorosas. E não há nada mais doce e amoroso do que nos é oferecido na Palavra de Deus. Assim como o mel nutre e fortalece o corpo, a Palavra de Deus revigora a fé e fortalece a alma, compara o salmista.

          Ao iniciarmos este ano, procuremos nos alimentar diariamente do doce sabor da Palavra de Deus. Essa Palavra nutrirá nossa vida, guiará nossos passos e protegerá nossos caminhos na certeza do perdão, do amor e da confortadora companhia do Salvador Jesus.

 

Oremos: Querido Deus, em ti olhamos com esperança para o ano novo. Que a partilha da tua Santa Palavra seja o nosso alimento diário, fortalecendo nossa fé em tuas promessas de perdão e salvação. Por Jesus. Amém.

 

Reflita: Qual é o seu plano para a leitura da Palavra de Deus neste ano? 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025

Texto: Lucas 12.35-40

“Fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.” (Lc 12.40)

 

Sempre alerta!

 

          “Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier", diz um provérbio chinês. Algo propício para o limiar de um novo ano. Quanta expectativa! Quanta promessa! Mas, também, quanta frustração ao lembrar que isso tudo foi assim ano passado e que pouca coisa mudou de fato.

          Provavelmente, você está esperando um ano melhor do que este que termina. Se estamos saudáveis física, mental e espiritualmente, sempre esperamos o melhor para amanhã. Mas e se o amanhã não for tão bom?

          Lembre-se do provérbio acima: "Prepare-se". Estar preparado significa mais do que economizar dinheiro para momentos de crise. Estar preparado é andar no caminho do Senhor e "aceitar o que vier", mesmo que o amanhã traga dores e sofrimento.

          Aceitar o que é bom é fácil. O desafio é continuar crendo em Deus quando vem a dor, a angústia ou a morte. No texto do Evangelho de Lucas, Jesus nos incentiva a estarmos preparados. Ele disse: "Fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando" (Lc 12.40). Jesus enfrentou toda a dor ao ser crucificado em nosso lugar. Ele trilhou o caminho da morte para pavimentar nosso caminho para a eternidade. Com Jesus, você está preparado e conseguirá continuar firme no caminho do Senhor.

          Em meio às incertezas do ano novo, uma coisa é certa: Jesus estará com você, seja em momentos bons ou ruins. Ele abençoará você com a esperança, que nos faz ter certeza de que a eternidade será plena e abençoada.

 

Oremos: Amado Pai, um ano termina, outro, por tua bênção, começa. Obrigado pela companhia sempre presente. Mantém-me alerta, seguindo Jesus. Em nome dele, eu oro. Amém. 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025

Texto: Salmo 90.1-12

“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” (Sl 90.12)

 

Coração sábio

 

          “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter. Como todo dia nasce novo em cada amanhecer". Todo fim de ano, essa música figura na lista das mais ouvidas. Buscando esperança, desejamos o fim do velho, associado com algo ruim, e almejamos a vinda do novo que, supomos, será bom.

          É um engano pensar que o novo é sempre bom. Uma nova doença não é boa. A partida repentina de um ente querido, igualmente, não é boa. Traz tristeza, dor, luto. O que você espera do ano que vem?

          Este é um período de promessas vazias. Enquanto dizemos "neste ano novo vou emagrecer", encomendamos uma pizza. Alguns dizem: "Neste ano vou cuidar da minha saúde". Será? Quando prometemos começar algo no "ano que vem", provavelmente não começaremos. A mudança começa agora. Hoje é o dia da salvação. Essa urgência nos faz entender o pedido de Moisés: "Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio" (SI 90.12).

          Neste fim de ano, vamos refletir: quanto tempo ainda temos? Enquanto existe vida, é tempo de salvação - sua, das pessoas que você ama e até dos seus inimigos. Por isso, Jesus veio ao mundo para morrer por todos nós. Ele ressuscitou para mostrar que a salvação brilhou sobre toda a humanidade. Por meio da Palavra de Deus, ele vem a você agora e continuará vindo no futuro para lhe dar um coração sábio. Hoje é o dia da salvação. Confie em Jesus. Ainda há tempo.

 

Oremos: Pai misericordioso, é bom saber que sempre cuidas de mim. Peço perdão pelas vezes em que te ofendi com palavras e ações. Graças te dou pelo perdão de Cristo. Dá-me um coração sábio. Por Jesus. Amém. 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025

Texto: Isaías 30.15-17

“O Senhor diz ao seu povo: ‘Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; mas vocês não quiseram fazer o que eu disse.” (Is 30.15)

 

Confiar no Santo Deus

 

          Boa parte de nossa inquietação e ansiedade surge da falta de confiança em algo ou alguém que consiga nos proteger. Depositar a confiança em qualquer outro ser ou coisa que não seja Deus é fonte de ansiedade e preocupação. Uma correta relação com Deus traz tranquilidade. Consequentemente, podemos nos acalmar nas promessas dele.

          O profeta Isaias condena o povo de Israel por desprezar a Palavra de Deus, preferindo ilusões ao invés da verdade. O pecado do povo trouxe sérias consequências para aquela gente, como destruição e castigo. O relato do profeta Isaías é um alerta para nós. Ele escreveu: "O Senhor, o Santo Deus de Israel, diz ao seu povo: 'Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; mas vocês não quiseram fazer o que eu disse" (Is 30.15). Jamais devemos desprezar a pregação e o ensino da Palavra de Deus em favor de ilusões que até podem ter um tom suave, mas que acabam nos levando ao pecado e à perversidade.

          O que fazer? O teólogo Martinho Lutero, em seu Catecismo Menor, nos ensina a considerar a Palavra de Deus santa, gostar de ouvi-la e estudá-la. Afinal, nela conhecemos a boa e misericordiosa vontade de Deus que, por meio de Jesus Cristo, nos coloca em um belo e significativo relacionamento com ele.

          Ao confiar em Deus acima de todas as coisas, você verá que não há insegurança que domine você. Você pode até ser incomodado por alguns temores, mas a confiança no Santo Deus faz você ter tranquilidade.

 

Oremos: Pai celestial, tem misericórdia daqueles que se afastaram do teu caminho. Repreende-os e restaura-os para que sejam salvos. Em nome de Jesus. Amém. 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Domingo, 28 de Dezembro de 2025

Texto: Mateus 2.13-23

“Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: ‘Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito’.” (Mt 2.15)

 

Nossos planos e os planos de Deus

 

          Todos nós traçamos planos ao longo da vida. Desejamos ter uma vida boa, constituir uma família e mantê-la em segurança. Em um mundo tão violento, a segurança sempre está em nossos planos.

          José também tratou de proteger a sua família com rapidez. Ao ver o perigo chegar e atendendo ao alerta de Deus, José levou Maria e Jesus ao Egito para protegê-los do terrível rei Herodes.

          As mãos gananciosas de Herodes foram responsáveis por uma grande tragédia: ele mandou matar os meninos de Belém. Alguns séculos antes, o povo de Israel viveu algo parecido na escravidão do Egito, quando Faraó mandou matar todos os meninos recém-nascidos (Êx 1.8-22). A maldade gera tragédias que podem mudar nossos planos, mas Deus não nos desampara. Ele estava com José e sua família e os fez voltar do Egito, como escreveu o evangelista Mateus: "Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: 'Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito" (Mt 2.15).

          Jesus voltou do Egito, cresceu e iniciou seu ministério anos mais tarde. Sua obra e morte na cruz em nosso lugar nos resgataram da escravidão do pecado, chamando-nos da morte para a vida. Sua ressurreição pavimentou nosso caminho para a vida eterna.

          Nós traçamos nossos planos, mas a maldade do mundo pode mudar nossos caminhos. Diante do perigo, não tenha medo. Confie em Deus assim como José confiou. Siga junto com o Salvador. Jesus é nossa rocha e nossa segurança. Ele estará com você e, mesmo que seus planos fracassem, ele o ajudará.

 

Oremos: Senhor, ajuda-nos a viver contigo e que tudo seja feito conforme a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.  


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sábado, 27 de Dezembro de 2025

Texto: Gálatas 4.4-7

“Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei.” (Gl 4.4)

 

Deus tem o seu tempo certo

 

          Vivemos apressados, lutando contra o relógio para conseguir fazer tudo o que precisamos. O tempo parece cada vez mais escasso e fazemos força para que tudo se adeque ao tempo que temos. Por isso, estamos cada vez mais impacientes. Não gostamos de esperar por nada.

          Nossa pressa é um contraste com a paciente ação de Deus. O Senhor tem o seu tempo certo e nos ensina a aguardar por sua ação transformadora. Por isso Paulo escreveu: "Quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei" (GI 4.4). O tempo certo é o tempo divino. Ele preparou o mundo para a vinda do Salvador. No tempo propício, Jesus efetuou a obra perfeita. Sem a ação de Deus em nossa vida, estaríamos presos sob o pecado. Não conseguiríamos nos livrar do castigo que a lei do Senhor nos havia imposto. Por essa razão, Jesus veio ser nosso fiador, representante e substituto, assumindo o nosso lugar na cruz e pagando o nosso resgate com o seu sangue. Foi assim que ele nos livrou. Ele nos tornou livres e nos salvou, mediante a fé, por meio de sua obra redentora.

          Assim, coloque-se nas mãos do Pai. O tempo de Deus é perfeito, e ele sempre vai ouvir as nossas orações. Ele nos libertou ao dar sua vida e, com certeza, vai nos ajudar em nossas dificuldades. Não se desespere diante do relógio e do tempo que parece fugir, confie naquele que deu sentido à sua vida.

 

Oremos: Senhor, meu Deus, ajuda-nos a ter calma e a confiar na tua providência. Mantém a nossa fé em Jesus Cristo. Em nome dele. Amém. 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025

Texto: Isaías 63.7-14

“Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que ele tem feito; pois o Senhor nos abençoou ricamente.” (Is 63.7)

 

O grande poder de Deus

 

          Ο espetáculo do Cirque du Soleil é considerado um dos mais grandiosos do mundo. Quem tem a oportunidade de assistir a um deles sai maravilhado com as grandes apresentações artísticas. Se as pessoas ficam maravilhadas com isso, o que dizer daqueles que presenciam o grande poder de Deus?

          O profeta Isaías anunciou o poder do Senhor, dizendo: "Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que ele tem feito; pois o Senhor nos abençoou ricamente, ele mostrou grande bondade para com o seu povo por causa da sua compaixão e do seu grande amor" (Is 63.7). O Senhor foi misericordioso com seu povo e até o carregou no colo diante das dificuldades. No entanto, mesmo assim, Isaías diz que o povo se desviou de Deus, tornando-se inimigo dele.

          Diante do alerta de Isaías, o povo lamentou e desejou novamente ter o poder de Deus a seu favor. Eles queriam retornar ao Senhor que os livrou e os guiou pelo mar aberto na época de Moisés. Eles queriam ver um grande espetáculo. Mas o poder de Deus reapareceu de maneira diferente. Primeiro, ele foi visto em uma pequena estrebaria.

          A vinda de Jesus não aconteceu como o povo ansiava ver, ainda assim, esse foi o maior milagre de Deus. Mesmo nós sendo pecadores e sem merecer, recebemos vida e esperança em Jesus Cristo. O povo, que aguardava por uma grande demonstração do poder do Altíssimo, viu todo esse poder em uma pequena manjedoura e na cruz do Calvário. Jesus é o poder de Deus que salva e dá vida.

 

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, por enviares ao mundo o poder da salvação. Em nome de Jesus. Amém. 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025

Texto: João 1.1-18

“Mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” (Jo 1.17)

 

A amorosa verdade do Natal

 

          Chegou o Natal. E, com ele, termina mais um ciclo de magia, de sonhos e de expectativas. A alegria contagiante das festas, as lojas enfeitadas, os shows natalinos, a troca de presentes, as famílias reunidas na ceia de Natal são marcas da festa de hoje.

          Mas, afinal, de que Natal estamos falando? O Natal glamouroso dos shoppings? O Natal divertido do Papai Noel e suas renas? Esse Natal, lindo e cheio de fantasia, está longe de ser o verdadeiro Natal. Na famosa canção popular "Então é Natal", interpretada pela cantora Simone, o autor se aproxima da essência do verdadeiro sentido natalino, ao dizer: "Então é Natal [...] O ano termina e nasce outra vez. Então é Natal, a festa cristã. Do velho e do novo. Do amor como um todo".

          Sim, Natal é a festa cristã, do Jesus menino nascido em Belém. A festa que une a velha promessa da vinda do Redentor com a nova aliança da salvação consumada na cruz do Calvário e selada no túmulo vazio do Jesus ressuscitado. Essa é a profunda e amorosa verdade do Natal, do amor que alcança a todos. Como diz o apóstolo João: "Mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (Jo 1.17). Jesus "se tornou um ser humano e morou entre nós, cheio de amor e de verdade" (Jo 1.14).

          Que este verdadeiro amor de Deus anime e console o nosso coração nos momentos de alegria e de tristeza, de comunhão e de saudades que a festa do Natal por vezes nos evoca. Firmados nesse amor, podemos celebrar um abençoado Natal, na certeza de que Jesus é o caminho, a verdade e a vida eternamente.

 

Oremos: Querido Deus, que a mensagem do verdadeiro Natal encha o nosso coração de paz, amor e alegria, na certeza do perdão e da salvação. Em Cristo. Amém. 


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025

Texto: 1º João 4.7-16

“Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.” (1º Jo 4.9)

 

Amor: o maior presente de Deus!

 

          “Eu amo você!” Você já disse essa frase para uma pessoa hoje? Ou quem sabe a escutou de alguém? Se sua resposta foi positiva, comemore bastante, porque você é uma pessoa privilegiada.

          Dizer "eu te amo", mesmo que para muitos tenha se tornado uma declaração comum e banal, permanece sendo uma das expressões de afeto mais impactantes que podemos expressar ou escutar de alguém. Podemos gostar de pessoas, ter simpatia por outras, mas amar carrega uma conexão mais íntima e profunda. O amor une as pessoas em alma, espírito e coração, superando as imperfeições das relações humanas. Por isso, não dizemos "eu te amo" para qualquer pessoa. Somente para quem tem um lugar especial em nossa vida.

          Nesta véspera de Natal podemos comemorar. Afinal, cada ser humano tem um lugar especial na vida de Deus. Somos todos pessoas privilegiadas, porque ele não apenas declara seu amor por nós, como o concretiza a cada novo dia: no consolo e no perdão oferecido a nós. Em seu amor, Deus nos presenteia com a vida que não acaba. Uma vida que se estende pela bem-aventurança eterna, no Reino dos céus.

          Este é o jeito como Deus nos ama, como anunciou o apóstolo João: "Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele" (1º Jo 4.9). Portanto, celebremos o maravilhoso presente de Deus: a declaração do "eu amo você", dita e vivida pelo próprio Salvador Jesus, o menino nascido em Belém, que nos traz paz, vida, perdão e salvação.

 

Oremos: Senhor, que neste Natal vivamos e compartilhemos o amor de Jesus, amando e perdoando-nos uns aos outros. Amém.  


CINCO MINUTOS COM JESUS

Para: Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025

Texto: Salmo 96

“Cantem ao Senhor e o louvem. Anunciem todos os dias que ele nos salvou.” (Sl 96.2)

 

Cantamos a salvação de Jesus

 

          Cantar é uma arte e a voz é um instrumento precioso que carregamos conosco, pois tem o poder de encantar muitos corações. Cantar pode dar vida e alegrar pessoas em momentos de dificuldades, assim como as canções natalinas revitalizam e alegram corações atribulados, trazendo luz e esperança aonde antes só havia sombras.

          É por isso que a Bíblia traz belas músicas, pois nelas estão contidas lindas mensagens de Deus. Veja os salmos. Eles são cânticos preciosos que tocam profundamente o coração do povo de Deus. O Salmo 96, por exemplo, é uma celebração de alegria em Deus por ele vir ao santuário a fim de revelar sua grandeza e glória. Também é um anúncio da realização da salvação. Esse Salmo tocava o coração do povo e fortalecia a fé no Messias que haveria de vir. Ele é um cântico que exalta a salvação que se concretiza muitos anos depois em Jesus.

          Hoje, nós louvamos a Deus por enviar seu Filho Jesus, que veio com o coração alegre. Ele ouviu os sons dos martelos e pregos na crucificação para anunciar com sua voz o perdão de nossos pecados. Ele venceu a morte e ressuscitou, mostrando que sua vitória é a alegria das canções. Por meio dele, a música se transforma em arte e a voz em um instrumento poderoso. Essa mensagem da salvação pode transformar vidas e alegrar os corações aflitos e desamparados. Por isso, nós devemos atender ao chamado do salmista: "Cantem ao Senhor e o louvem. Anunciem todos os dias que ele nos salvou" (SI 96.2).

 

Oremos: Querido Pai celestial, obrigado por nos teres enviado Jesus, nossa alegria e salvação. Que cantemos e anunciemos a vida eterna em Jesus Cristo. Em nome dele, oramos. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário